Filmes Maio 2025
©DR
©DR

As estreias de cinema para ver em Maio, de ‘Thunderbolts*’ a ‘O Esquema Fenício’

Uma última missão, super-heróis, tetricismo ou excentricidade. Os filmes para ver no cinema em Maio são para todos os gostos.

Publicidade

Há sagas que parecem não ter fim e há duas estreias este mês que regressam a universos conhecidos da sétima arte. Falamos de Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final, segunda parte do último filme desta série de acção que se prolonga há quase três décadas; e de Thunderbolts*, mais uma incursão pelo Universo Cinematográfico Marvel, agora sobre um grupo de anti-heróis e vilões reformados. Mas há outros filmes em cartaz que queremos ver, num mês de grandes realizadores, entre os quais David Cronenberg, com As Mortalhas; e Wes Anderson, com O Esquema Fenício. Estas são as estreias de cinema para ver em Maio.

Recomendado: Ruído, And Just Like That... e mais 11 séries para ver em Maio

As estreias de cinema em Maio

As Mortalhas

No novo filme de David Cronenberg, Vincent Cassel interpreta Karsh, um inovador empresário de tecnologia de ponta, que inventou um aparelho que permite às pessoas verem os restos mortais dos entes queridos nas suas sepulturas. Karsh é o proprietário de um cemitério onde esta tecnologia é aplicada, nomeadamente à tumba da sua mulher, que amava loucamente e morreu de cancro. Um dia, o cemitério aparece vandalizado e Karsh vai ter que descobrir por quem, e por quê. Também com Diane Kruger e Guy Pearce.

Estreia a 1 de Maio

Thunderbolts*

Mais um filme do Universo Cinematográfico Marvel, Thunderbolts* conta no seu elenco como nomes como Florence Pugh, Sebastian Stan, Olga Kurylenko, Lewis Pullman e Julia Louis-Dreyfus. Depois de se terem encontrado presos numa armadilha mortal, um grupo de anti-heróis e de vilões reformados com agendas próprias, lança-se numa missão muito perigosa por um objectivo desconhecido, que os vai obrigar a confrontarem-se com os aspectos mais negros do seu passado.

Estreia a 1 de Maio

Publicidade

O Ano Novo que Não Aconteceu

Vencedor do Prémio de Melhor Filme da secção paralela Orizzonti do Festival de Veneza, este filme romeno passa-se durante os acontecimentos de 20 de Dezembro de 1989, que levaram ao fim da ditadura comunista liderada por Nicolae Ceausescu. O realizador Bogdan Muresanu, também autor do argumento, entrecruza, em O Ano Novo que Não Aconteceu, as vidas mais ou menos triviais de seis personagens que se cruzam precisamente naquele dia em Bucareste, compondo uma tragicomédia em torno da queda do regime ditatorial.

Estreia a 8 de Maio

Bird

O novo filme da inglesa Andrea Arnold (Sinal de Alerta, Vaca) passa-se mais uma vez na sua região natal do norte do Kent. Bailey tem 12 anos e vive com o pai, Bug, e o irmão adolescente, Hunter, numa comunidade de “okupas” num bairro pobre de uma cidade não identificada. Bug é carinhoso mas irresponsável e não tem tempo para os filhos, e Bailey, que se aproxima da puberdade, procura atenção e aventura noutros lugares. Até que conhece o excêntrico e misterioso Bird, que voltou à sua cidade natal em busca da família.

Estreia a 8 de Maio

Publicidade

Le Secret de Khéops

Durante uma escavação arqueológica no Cairo, o egiptólogo francês Christian Robinson está convencido de ter descoberto uma misteriosa inscrição relacionada com o tesouro do Faraó Queóps. Acredita que se trata de uma pista deixada por um dos directores do Museu do Louvre no início do século XIX, e acompanhado da sua filha Isis e do neto Julien, Christian parte em busca do lendário tesouro, na esperança de fazer a mais importante descoberta arqueológica do século XXI. Um filme de Barbara Schulz.

Estreia a 8 de Maio

Cidade de Asfalto

Ollie Cross (Tye Sheridan) é um jovem paramédico que é posto a fazer equipa, no 112 de Nova Iorque, com o experiente Gene Rutkovsky (Sean Penn). Este dá-lhe a conhecer as duras realidades das ruas mais pobres da cidade: violência, pobreza, drogas, promiscuidade. As chamadas de urgência são, quase sempre, perigosas e incertas, pondo todos os dias em vida as vidas dos paramédicos que fizeram sua a missão de ajudar os outros. Ollie vê então mudar a sua perspectiva sobre a vida, e também sobre a morte. A realização é de Jean-Stéphane Sauvaire.

Estreia a 15 de Maio

Publicidade

Diva Futura

Após ter fundado com um amigo a agência Diva Futura, a actriz porno húngaro-italiana Cicciolina, aliás Ilona Staller, decidiu enveredar, na década de 80, por uma carreira política assentando numa plataforma libertária e radical, concorrendo ao parlamento de Itália e apoiando, ao mesmo tempo, a candidatura de uma amiga e também conhecida actriz de filmes hardcore, Moana Pozzi, à Câmara Municipal de Roma. E Cicciolina seria eleita. Esta fita de Giulia Louise Steigerwalt recorda esses agitados e controversos anos políticos de 80 e 90.

Estreia a 15 de Maio

Breve História de uma Família

China, após o fim da política do filho único determinada pelo Partido Comunista. Wei, um rapaz extrovertido de uma família da classe média, apaixonado por esgrima e que sente não corresponder às expectativas dos pais, conhece Shuo, o seu total oposto: introvertido, dedicado aos estudos e com uma vida familiar complicada. Quando Wei convida o novo amigo para sua casa, os seus pais vêem em Shuo o protótipo do filho ideal, que sempre desejaram. Esta é a primeira longa-metragem do realizador Lin Jianjie.

Estreia a 22 de Maio

Publicidade

Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final

Chega finalmente aos ecrãs a segunda parte daquele que deverá ser o derradeiro filme desta série de espionagem e acção protagonizada por Tom Cruise desde o título inicial, estreado em 1996. Após escapar ao aparatoso desastre de comboio com que se concluiu o primeiro filme, Ethan apercebe-se de que a Entidade foi escondida num antigo submarino russo, e que Gabriel, o seu perigosíssimo e poderoso inimigo, também está a seguir a mesma pista. Ethan terá assim que fazer tudo para chegar lá primeiro e salvar o mundo. Christopher McQuarrie realiza.

Estreia a 22 de Maio

O Esquema Fenício

Benicio del Toro, Michael Cera, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Bill Murray e Charlotte Gainsbourg são alguns dos intérpretes da nova comédia excêntrica de Wes Anderson. Del Toro personifica um magnata europeu envolvido nas indústrias de armamento e de aviação, que anda sempre acompanhado por uma filha, também associada aos negócios da família, e pelo tutor desta. Entretanto, um misterioso plano conhecido como “O Esquema Fenício”, ameaça desestabilizar o equilíbrio de poder global, com consequências trágicas para a humanidade.

Estreia a 29 de Maio

Publicidade

Caught by the Tides

O realizador de títulos tão importantes do cinema chinês contemporâneo como Plataforma, O Mundo, Se as Montanhas se Afastam ou China – Um Toque de Pecado, centra este novo filme numa rapariga que parte numa viagem para se juntar ao namorado, anos depois deste a ter deixado numa grande cidade e haver prometido vir buscá-la, quando tivesse ganhado dinheiro suficiente para poderem encetar uma vida em comum. Jia Zhang-Ke reutiliza, em Caught by the Tides, sequências de um dos seus primeiros filmes, Unknown Pleasures, de 2002.

Estreia a 29 de Maio

Golpe de Sorte

Comédia francesa passada numa pitoresca ilha da Bretanha, com apenas 40 habitantes. Dois amigos de longa data, Jean-Jean e Henri, descobrem que um dos seus conterrâneos ganhou uma fortuna na lotaria. Muito discretamente, iniciam uma investigação para saberem quem é o vencedor e fazerem amizade com ele. Quando descobrem que o sortudo morreu de choque ao saber da notícia, começam a pensar num plano para usurparem a identidade do falecido e porem as mãos nos milhões de euros. Interpretações dos veteranos Didier Bourdon e Gérard Darmon, realização de Hervé Mimran.

Estreia a 29 de Maio

Mais cinema

  • Filmes

A comédia é um género frequentemente ignorado pelos prémios e pela crítica. Mas produzir uma grande comédia, uma comédia intemporal, é uma das maiores conquistas no cinema. É uma forma de arte em grande parte dependente do contexto: aquilo que faz uma plateia chorar a rir em 2024 pode ser recebido mais tarde com olhares vazios – nem sequer é preciso passar meio século, como é muitas vezes o caso; bastam alguns anos de diferença.

  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias. 

Publicidade
  • Filmes
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade