A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estreias de cinema em Setembro de 2023
DR

As estreias de cinema para ver em Setembro, de ‘Mistério em Veneza’ a ‘Il Sole dell'Avvenire’

A rentrée não é necessariamente forte nos cinemas. Mas a ideia de voltar às salas volta a tornar-se apelativa. Estes são os filmes que queremos ver em Setembro.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

A biblioteca de um intelectual a abrir o cartaz, o covil de um génio da matemática lá mais para o fim. Os lugares de eleição de Umberto Eco e Ted Kaczynski são os destinos que poderemos visitar este mês, graças à magia do cinema. Mas não serão os únicas. Nas estreias dos filmes que queremos ver em Setembro também se encontram títulos baseados em factos reais que, mais do que nos fazer entrar nas mentes de personalidades marcantes, se debruçam sobre a geopolítica e as suas ondas de choque no mundo. Da invasão soviética da Hungria à Guerra do Yom Kippur.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Setembro

Umberto Eco – A Biblioteca do Mundo

Tendo colaborado com o desaparecido autor de O Nome da Rosa numa instalação sobre a memória para a Bienal de Veneza de 2017, Davide Ferrario recria neste documentário a relação do escritor e filósofo com os livros através da sua vasta e rica biblioteca privada, com a colaboração de familiares e amigos deste. A biblioteca de Umberto Eco era um mundo em si: mais de 30 mil livros contemporâneos e 1500 volumes antigos e raros.

Estreia a 7 de Setembro

Mistério em Veneza

O lendário detective Hercule Poirot criado por Agatha Christie volta mais uma vez às telas sob os traços de Kenneth Branagh, que torna também a assumir a realização deste novo filme com a personagem. Reformado e a viver em Veneza após a II Guerra Mundial, Poirot vai assistir a uma sessão espírita, relutantemente, num palácio decadente. Quando um dos convidados é assassinado, o detective volta à actividade para resolver o caso.

Estreia a 14 de Setembro

Publicidade

Don Juan

Abandonado pela noiva no dia do casamento, Laurent, actor que está a interpretar Don Juan numa peça de teatro, não consegue deixar de pensar nela. Procurando reparar o coração partido, e o ego, tenta então seduzir todas as mulheres que lhe passam pela frente, mas nenhuma está receptiva aos seus avanços. Entretanto, no teatro, a protagonista deixa a produção e a ex-noiva de Laurent é contratada para a substituir. De Serge Bozon, com Tahar Rahim e Virginie Efira. 

Estreia a 14 de Setembro

Dumb Money

Os americanos adoram histórias de outsiders que conseguem triunfar dentro do chamado “sistema”. Dumb Money é uma delas, recriando a forma como um grupo de pessoas comuns – investidores amadores, trolls da Internet e gamers – bateram Wall Street no seu próprio jogo, ao fazerem renascer a GameStop, uma empresa de jogos de vídeo que estava em graves dificuldades financeiras, e ficaram ricos. Realização de Craig Gillespie, interpretações de Paul Dano, Seth Rogen e Sebastian Stan.

Estreia a 21 de Setembro

Publicidade

Ted K – O Unabomber

Sharlto Copley interpreta aqui Ted Kaczynski, o génio matemático que nos anos 70 foi viver para uma cabana no meio da natureza, no Montana, sem electricidade ou água corrente e caçando para comer. Ao testemunhar a destruição da natureza em seu redor, Kaczynski decidiu então combater a industrialização e os seus efeitos nefastos, recorrendo ao terrorismo. Nascia assim o Unabomber, o homem mais procurado dos EUA nos anos 90, como conta neste filme Tony Stone.

Estreia a 21 de Setembro

Il Sol dell’Avvenire

No seu novo filme, que competiu este ano em Cannes, Nanni Moretti interpreta Giovanni, um realizador que está a rodar uma fita sobre o impacto que a invasão da Hungria pela URSS em 1956 teve no Partido Comunista Italiano. Mas com o seu casamento em crise, o produtor francês do filme à beira da falência e a filha a abandoná-lo, tudo parece estar contra ele. Também com Mathieu Amalric, Silvio Orlando, Margherita Buy e Barbora Bobulova. 

Estreia a 28 de Setembro

Publicidade

Golda

Helen Mirren personifica a primeira-ministra israelita Golda Meir nesta fita de Guy Nattiv passada durante a Guerra do Yom Kippur, que se prolongou durante 19 dias de Outubro de 1973. No dia 6 desse mês, o mais sagrado de Israel e durante o Ramadão, forças egípcias, sírias e jordanas lançaram um ataque-surpresa à Península do Sinai e aos Montes Golã, e Golda Meir viu-se confrontada com a hipótese de uma catástrofe capaz de pôr em causa a sobrevivência do seu país. 

Estreia a 28 de Setembro

Índia

Na primeira longa-metragem de Telmo Churro, colaborador habitual de Miguel Gomes, três portugueses, Tiago, Raul e Manuel, pai, filho e neto, vivem entre sonhos, glórias perdidas e crises existenciais, e vêem-se ligados a Karen, uma brasileira que visita Lisboa. Juntos, levam-na ao encontro de um herói caído que desapareceu há muitos séculos numa ilha no Atlântico Sul. Com Pedro Inês, José Manuel Mendes, João Carvalho e Denise Fraga.

Estreia a 28 de Setembro

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade