Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores séries de gangsters que chegaram ao ecrã
Boardwalk Empire
©IMDB Steve Buscemi em Boardwalk Empire

As melhores séries de gangsters que chegaram ao ecrã

São uma parte da mitologia americana a que nem o pequeno ecrã resistiu. Conheça as melhores séries de gangsters.

Por Tiago Neto
Publicidade

Foram, e são, tão importantes no folclore americano como os cowboys, os outlaws, os westerns e já deram origem a algumas das melhores obras do grande ecrã (Tudo Bons Rapazes, O Padrinho, O Irlandês, Gangster Americano, Era Uma Vez na América). Mas o pequeno ecrã também lhes fez justiça. Falamos de gangsters, e não apenas dos que fizeram parte da Cosa Nostra americana já que, nesta lista das melhores séries de gangsters, a criminalidade é retratada dos dois lados do Atlântico. Peaky Blinders, Os Sopranos, Narcos ou The Wire dão um retrato completo de como o crime nos entrou pela televisão e em bom. Este é o guia para quem o imaginário gangster continua a fascinar e estas são as séries obrigatórias.

Recomendado: Os melhores filmes de gangsters

As melhores séries de gangsters que chegaram ao ecrã

1. "Boardwalk Empire", Terence Winter (2010-2014)

Com a década da Proibição a servir de pano de fundo, Boardwalk Empire gira em torno da história de Enoch "Nucky" Thompson (Steve Buscemi), o tesoureiro de Atlantic County, Atlantic City, Nova Jésia, um personagem com ligações duvidosas. Corrupto, implacável e em contacto com alguns dos nomes mais sonantes do crime organizado da altura (Al Capone, Charles "Lucky" Luciano, Arnold Rothstein), Nucky vai serpenteando entre negócios e influências, enquanto mantém a presença política. Boardwalk Empire é uma experiência imersiva e bem contada, com supervisão de Martin Scorcese, e que recebeu dois Globos de Ouro.

Disponível na HBO.

2. "Os Sopranos", David Chase (1999-2007)

É uma das séries mais aclmadas do género e um marco televisivo que valeu a David Chase e companhia 21 Emmys e cinco Globos de Ouro. Anthony John "Tony" Soprano (James Gandolfini), um chefe da máfia ítalo-americana com sede em Nova Jérsia, luta para equilibrar a sua família com a vida criminosa e confidencia os seus casos à psiquiatra Jennifer Melfi (Lorraine Bracco). Pelo meio, Tony enfrenta as dificuldades inerentes ao negócio e vai implementando o modus operandi da organização: extorsão, tráfico de droga e homicídio vão acontecendo com naturalidade. Tudo com a ajuda dos seus associados Silvio Dante (Steven Van Zandt), Paulie 'Walnuts' Gualtieri (Tony Sirico), Christopher Moltisanti (Michael Imperioli) ou Salvatore "Big Pussy" Bonpensiero (Vincent Pastore).
Disponível na HBO.
Publicidade

3. "Peaky Blinders", Steven Knight (2013-)

Chegou em 2013 e tornou-se, desde então, referência do pequeno ecrã. Peaky Blinders é uma espécie de Boardwalk Empire mas do lado de cá do Atlântico e conta-nos uma história de crime, violência e stress pós-traumático, acompanhando a história e evolução do Reino Unido no período entre as duas guerras mundiais. Tudo isto a partir do ponto de vista de um gangue de criminosos baseado na realidade – os Peaky Blinders do título.

Disponível na Netflix.

4. "The Wire", David Simon (2002-2008)

Na cidade de Baltimore, Maryland, o detective James McNulty e a sua equipa investigam crimes e fazem o possível para resolver a ponte que existe entre os chefes do crime e as agências policiais. Ao longo de cinco temporadas mostram-se temas como: o comércio ilegal de drogas, o sistema de portos marítimos, os serviços de administração e a burocracia, a educação e as escolas e a imprensa. O elenco é formado principalmente por actores pouco conhecidos, além de inúmeras figuras da vida real de Baltimore, o que valeu o aplauso da crítica.

Disponível na HBO.

Publicidade

5. "Lilyhammer", Eilif Skodvin, Anne Bjørnstad (2012-2014)

Frank Tagliano (Steven Van Zandt), um ex-gangster de Nova Iorque, entra numa montanha russa depois de testemunhar contra um chefe de Máfia. As coisas complicam-se drasticamente, e Frank, outrora uma figura importante da organização, vê-se obrigado a deixar para trás a Big Apple e rumar até... Lilyhammer, na Noruega. Do lado de cá, Tagliano vê uma porta aberta para recomeçar o que deixou nos Estados Unidos, mas o caminho para uma nova vida não é tão fácil como podia, à primeira, parecer.

Disponível na Netflix.

6. "The Making Of The Mob", (2015-)

Os verdadeiros fãs de Tudo Bons Rapazes já sabem que Ray Liotta é o homem certo quando o assunto é Máfia. E é precisamente isso que o actor traz, não como actor mas como narrador em The Making of the Mob, uma minissérie de televisão americana, dividida até agora em duas temporadas. A primeira, The Making Of The Mob: New York, centra-se em Lucky Luciano – o homem que pensou a Máfia como hoje a conhecemos e que a transformou numa verdadeira organização – e a sua ascensão na multidão criminosa da cidade. A segunda tem Al Capone e a sua Chicago Outfit – ou a repartição da Máfia de Chicago –como base. A série é produzida por Stephen David e tem, até agora, oito partes.

 

Publicidade

7. "Narcos", Carlo Bernard, Chris Brancato, Doug Miro (2015-2017)

Não é possível falar de Narcos sem falar de Pablo Escobar, muito por causa da interpretação do brasileiro Wagner Moura. Foi em torno do patrão do cartel de Medellín que a série foi erguida e orbitou ao longo das duas temporadas. Até que ele morreu. Mas, na ficção como na realidade, a vida continuou e o narcotráfico também, obrigando os criadores a seguir outros caminhos como o spin-off Narcos: Mexico. A série original, contudo, tornou-se uma quasi-referência cultural e deu-nos uma das catchphrases mais emblemáticas dos últimos anos: "Plata o plomo?".

Disponível na Netflix.

8. "The Untouchables", (1959-1963)

Eliot Ness (Robert Stack), é um agente especial e figura central do esquadrão que ficou conhecido como The Untouchables, ou "Os Intocáveis". A razão é simples, Ness e os seus homens, encarregues de acabar com a Máfia em Chicago, recusaram continuamente somas avultadas de dinheiro para desistir do objectivo. A acção decorre nos anos de 1930, numa altura em que a Proibição já não era o tema central. A série, que rodou de 1959 a 1963, viria a inspirar o filme homónimo de Brian de Palma, The Untouchables, com Kevin Costner no papel de Ness.

 

Publicidade

9. "Gomorra", Leonardo Fasoli, Stefano Bises, Roberto Saviano (2014-)

Rodado nos subúrbios de Nápoles, o drama criminal entra na Camorra, uma organização criminosa napolitana liderada por Pietro Savastano (Fortunato Cerlino). A história é contada através dos olhos do braço direito de Don Pietro, Ciro Di Marzio (Marco D'Amore), cuja fé na família é testada quando este percebe até onde Don Pietro está disposto a ir para manter o seu poder. Apesar da sua consciência, Ciro sente uma obrigação de cumprir as ordens de Don Pietro quando este o encarrega de proteger seu filho, Genny (Salvatore Esposito), que está a ser preparado para tomar o lugar do pai, enquanto o Savastano mais velho cumpre uma longa sentença prisional.

Disponível na Netflix.

Mais para ver

Chernobyl
©IMDB

As melhores séries do momento

Filmes

Com o aparecimento das plataformas de streaming, cada vez mais pessoas começaram a ver cada vez mais séries. Seja em grandes maratonas durante os dias de semana que, pela manhã, são denunciadas pelas olheiras, ou em fins-de-semana passados no conforto do lar, estas são as melhores séries do momento.

50 best series to stream online now in the UK - watch online shows - 'Breaking Bad'
©IMDB

As melhores séries para ver na Netflix

Filmes

O catálogo da Netflix, em Portugal, ainda tem algumas falhas. O que é inegável é que há cada vez mais conteúdo a chegar, e a gigante do streaming parece continuar empenhada em melhorar o serviço. Fique a conhecer o que de melhor temos disponível por cá, com esta lista das melhores séries para ver na Netflix.

Publicidade

As 15 séries da HBO que tem de ver

Filmes

Se a vida já estava difícil com tanta oferta, com a chegada da HBO ficou ainda mais complicado gerir a agenda – e não falamos apenas da vida social, mas do calendário de estreias de séries. A pensar nisso, fizemos-lhe uma selecção das séries na HBO que vale a pena ver e que nunca o farão perder tempo. Estas são as 15 séries na HBO que tem de ver.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade