O Agente Secreto
DR | O Agente Secreto
DR

As estreias de cinema para ver em Novembro, de ‘O Agente Secreto’ a ‘Wicked: Pelo Bem’

Peneirar o mapa de estreias requer perícia e determinação. Nós ajudamos. Estes são os filmes que queremos ver em Novembro.

Publicidade

Novembro chega às salas com uma variedade de mundos e estilos: dos dilemas morais de Costa-Gavras à ditadura brasileira revisitada por Kleber Mendonça Filho, e com Wagner Moura. A ficção científica regressa em força com Predador: Badlands e o remake The Running Man, com Glen Powell. Há um novo Panahi clandestino, um filme de época (Viúva Clicquot) e uma fantasia celestial com Keanu Reeves. As superproduções continuam com Wicked: Pelo Bem, enquanto Anniversary – Mudança Radical e Urchin encerram o mês com inquietações familiares. Nas estreias de cinema para ver em Novembro, há filmes para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de 2025 até agora

As estreias de cinema para ver em Novembro

O Último Suspiro

O veterano cineasta grego Costa-Gavras, autor de títulos como Z-A Orgia do Poder ou A Confissão, há muito radicado em França, e hoje com 92 anos, aborda, em O Último Suspiro, o tema do fim da vida e da eutanásia, através de duas personagens: o filósofo Fabrice Toussaint (Denys Podalydès), que tem uma doença grave, e um médico, o Dr. Augustin Masset (Kad Merad). Numa série de diálogos intimistas e filosóficos, paciente e clínico – e Costa-Gavras com eles –, reflectem longa e profundamente sobre a morte, a dignidade no ocaso da vida e os cuidados paliativos.

Estreia a 6 de Novembro

O Agente Secreto

Wagner Moura é o principal intérprete de O Agente Secreto, o novo filho do realizador brasileiro Kleber Mendonça Filho, passado na década de 70. Moura faz o papel de Marcelo, um engenheiro viúvo que se muda para o Recife, onde o seu filho pequeno vive com os avós. Apesar de não estar metido na política, Marcelo quer sair do Brasil com a criança o mais depressa possível, já que poderá correr perigo de vida, ficando alojado num prédio em que há pessoas na sua situação, estas ligadas a actividades políticas, incluindo um casal de angolanos.

Estreia a 6 de Novembro

Publicidade

Predador: Badlands

Depois de O Predador: Primeira Presa (2022), eis o novo título desta duradoura série de filmes de ficção científica, mais uma vez assinado por Dan Trachtenberg. A acção transita do tempo em que a América era povoada apenas por tribos índias naquele filme, para o futuro, e para um planeta remoto. Um jovem Predador excluído do seu clã atravessa uma perigosa região desértica e encontra uma aliada improvável numa humana chamada Thia, enquanto procura o seu derradeiro adversário. Com Elle Fanning e Dimitrius Schuster-Koloamatangi.

Estreia a 6 de Novembro

Foi Só Um Acidente

O consagrado realizador iraniano Jafar Panahi está proibido de filmar pelo governo do seu país, mas mesmo assim rodou este Foi Só Um Acidente, que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Um homem que viaja de carro com a mulher atropela e mata um cão inadvertidamente. Procura ajuda para reparar o carro numa garagem, mas julga reconhecer no dono desta o homem que o torturou na prisão. Rapta-o para se vingar enterrando-o vivo, mas começam a aparecer dúvidas. E para confirmar a identidade dele, o condutor vai procurar outras vítimas.

Estreia a 13 de Novembro

Publicidade

Viúva Clicquot

Esta produção americana rodada em França conta a história da mulher que está por detrás do célebre champanhe Veuve Clicquot, com Haley Bennett no papel do título. O enredo começa quando Barbe-Nicole tem 19 anos e acabou de se casar com François Clicquot, um produtor de vinho apaixonado pelo que faz, mas que morre prematuramente, deixando a jovem à frente do negócio, e descreve depois como a viúva Clicquot conseguiu convencer o sogro a investir nele, e trabalhou incansavelmente para produzir um champanhe de excelência. Thomas Napper realiza.

Estreia a 13 de Novembro

The Running Man

Nova versão de O Gladiador, o filme de ficção científica de 1987 realizado por Paul Michael Glazer, interpretado por Arnold Schwarzenegger e baseado num livro de Stephen King, publicado sob o seu pseudónimo de Richard Bachman. O actor e realizador inglês Edgar Wright assina este remake, com Glen Powell no papel do homem que vai participar num reality show em que os concorrentes, para o ganhar, têm que sobreviver àqueles que os vão “caçar” por todo o mundo. Também com Josh Brolin, William H. Macy, Michael Cera e Emilia Jones.

Estreia a 13 de Novembro

Publicidade

Good Fortune

Comédia fantástica com Keanu Reeves no papel de um anjo da guarda bem-intencionado mas desastrado chamado Gabriel, que interfere na vida de um homem sem sorte e que trabalha arduamente por pouco dinheiro, em grande parte para um amigo riquíssimo que vive em Hollywood e o chama para fazer as mais variadas e difíceis tarefas na sua luxuosa residência. Gabriel não gosta disto e faz com que o seu desgraçado protegido e o amigo explorador troquem de vidas. Sendo que a jovem e capitosa mulher deste passa a ser também a daquele. Aziz Ansari realiza.

Estreia a 20 de Novembro

Wicked: Pelo Bem

Continuação do controverso filme Wicked, de 2024, baseado no musical da Broadway com o mesmo título, que por sua vez adapta um livro que lança um olhar radicalmente revisionista sobre o clássico O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum. Esta segunda parte centra-se na relação entre Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste (Cynthia Erivo), e a sua antiga colega da universidade da magia, Glinda, a futura Bruxa Boa do Norte (Ariana Grande). Um filme de Jon M. Chu, também com Jeff Goldblum, Michelle Yeo, Jonathan Bailey, Colman Domingo e Peter Dinklage.

Estreia a 20 de Novembro

Publicidade

Anniversary – Mudança Radical

Uma família muito unida é aqui afectada por um novo e controverso movimento conhecido como A Mudança, que está a envolver o país. Um casal vê a sua vida entrar em colapso quando uma antiga aluna da mulher reaparece e começa a sair com o filho deles. Quando a rapariga passa a fazer parte da família, as tensões entre os seus membros começam a aumentar até se tornarem quase insuportáveis, e as lealdades internas vão ser seriamente testadas. Realização de Jan Komasa, interpretações de Diane Lane, Kyle Chandler, Zoey Deutch, Dylan O’Brien e Madeline Brewer.

Estreia a 27 de Novembro

Urchin

Esta é a primeira longa-metragem como realizador do actor inglês Harris Dickinson (Triângulo da Tristeza, Iron Claw) que também desempenha um dos papéis principais. Mike (Frank Dillane) é um jovem toxicodependente que vive nas ruas de Londres, e que um dia vai parar à cadeia depois de uma estranha cadeia de acontecimentos que envolvem o roubo de uma carteira e de um relógio, uma mulher misteriosa que toca violino na rua, Nathan (Dickinson),  que Mike conhece da sua existência como sem-abrigo, e uma ida a uma loja de penhores.

Estreia a 27 de Novembro

Mais cinema

  • Filmes

A comédia é um género frequentemente ignorado pelos prémios e pela crítica. Mas produzir uma grande comédia, uma comédia intemporal, é uma das maiores conquistas no cinema. É uma forma de arte em grande parte dependente do contexto: aquilo que faz uma plateia chorar a rir em 2024 pode ser recebido mais tarde com olhares vazios – nem sequer é preciso passar meio século, como é muitas vezes o caso; bastam alguns anos de diferença.

  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias. 

Publicidade
  • Filmes
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade