A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estreias em Novembro
DR

Dez estreias de cinema para ver em Novembro, de ‘Alma Viva’ ao ‘Pinóquio’ de Guillermo del Toro

Peneirar o mapa de estreias requer perícia e determinação. Nós ajudamos. Estes são os filmes que queremos ver em Novembro.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Alma Viva, o filme que Portugal candidata aos Óscares, chega às salas comerciais este mês. A tragicomédia realizada por Cristèle Alves Meira, a primeira longa-metragem da luso-francesa, encabeça a lista de estreias que queremos ver nos cinemas em Novembro. Em cartaz estarão ainda títulos assinados por Mia Hansen-Love, Alejandro González Iñárritu, David Cronenberg, Guillermo del Toro e Benoît Jacquot, assim como um filme francês rodado em Lisboa: Toda a Gente Gosta de Jeanne, da noviça Céline Devaux. Black Panther: Wakanda para Sempre, novo capítulo do Universo Cinematográfico da Marvel, é o blockbuster de serviço.

Recomendado: As estreias de cinema para ver nos próximos meses

As estreias de cinema para ver em Novembro

Alma Viva

A primeira longa-metragem da luso-francesa Cristèle Alves Meira passa-se numa aldeia de Trás-os-Montes e é uma tragicomédia familiar. A pequena Salomé veio de França passar as férias de Verão com a avó, que adora, e tem reputação de bruxa. Quando ela morre subitamente, a menina fica devastada e pensa ver o espírito da avó, que lhe diz o que quer que a família faça para o funeral. Entretanto, mãe, pai, tios e tias não param de discutir.

Estreia a 3 de Novembro

Ovo

Apresentada no Festival de Sundance, esta fita de terror – e de estreia – da finlandesa Hanna Bergholm centra-se numa menina de 12 anos, Tinja, uma ginasta, que tenta por todos os meios agradar à mãe, autora de um blogue muito popular sobre a vida de família e com tendência para ser dominadora. Uma noite, Tinja encontra um ovo, que esconde e que fica invulgarmente grande. Uma vez chocado, aquilo que de lá sai é inacreditável.

Estreia a 3 de Novembro

Publicidade

Vertigem Mortal

Duas alpinistas e melhores amigas, Becky e Hunter, vão subir a uma torre de rádio abandonada e remota, com 600 metros de altura, para, uma vez chegadas ao topo, espalharem as cinzas do marido da primeira, que morreu num acidente de escalada. Só que a torre está em mau estado e as duas amigas ficam presas lá no cimo. As suas capacidades de vão agora ser postas à prova, para sobreviverem aos elementos, à falta de comida e água e às vertigens. Filme de Scott Mann.

Estreia a 3 de Novembro

Uma Bela Manhã

O novo filme da francesa Mia Hansen-Love segue Sandra Kienzler (Léa Seydoux), que cria a filha de oito anos num pequeno apartamento parisiense, enquanto procura um lar adequado para o pai, que sofre de uma doença neurodegenerativa. Cruza-se então com um velho amigo, com o qual se envolve, apesar de este já estar numa relação. Também com Pascal Greggory, Melvil Poupaud e Nicole Garcia.

Estreia a 10 de Novembro

Publicidade

Black Panther: Wakanda para Sempre

Nesta continuação de Black Panther, e após a inesperada e trágica morte do rei T’Challa, a rainha Ramonda, Shuri, M’Baku e as Dora Milaje lutam para proteger o reino de Wakanda da intervenção das potências mundiais, na sequência do desaparecimento do monarca. A intenção é forjar um novo caminho para Wakanda, e há amigos que vão ajudar. Angela Bassett, Martin Freeman e Lupita Nyong’o lideram o elenco. Ryan Coogler realiza.

Estreia a 10 de Novembro

Toda a Gente Gosta de Jeanne

Esta primeira longa-metragem da francesa Céline Devaux foi rodada em Lisboa. Jeanne (Blanche Gardin) é uma empresária falida de 40 anos, que tem que vir à capital portuguesa para vender o apartamento da sua falecida mãe. À chegada, no aeroporto, encontra um antigo colega de escola, algo excêntrico e um pouco intrusivo. Também com Marthe Keller, Laurent Lafitte e Nuno Lopes.

Estreia a 10 de Novembro

Publicidade

Bardo, Falsa Crónica de umas Quantas Verdades

O novo filme do realizador de 21 Gramas e The Revenant: O Renascido, Alejandro González Iñárritu, tem como protagonista Silverio, um famoso jornalista e documentarista mexicano que vive em Los Angeles e sente a necessidade de regressar ao seu país. Uma vez lá, vai enfrentar a sua identidade, as relações familiares e as suas recordações pessoais, numa viagem que assumirá tintas oníricas e contornos surrealistas.

Estreia a 17 de Novembro

Crimes of the Future

Viggo Mortensen, Kirsten Stewart, Léa Seydoux e Scott Speedman são os intérpretes do novo filme de David Cronenberg, passado num futuro em que os seres humanos aprenderam a adaptar-se a ambientes sintéticos, levando-os para lá do seu estado natural e a sofrerem as mais bizarras metamorfoses, a chamada Síndrome de Evolução Acelerada. Saul Tenser (Mortensen) é um aclamado artista de vanguarda que se dedicou a isso.

Estreia a 24 de Novembro

Publicidade

Pinóquio de Guillermo del Toro

Depois da versão de Robert Zemeckis para a Disney, é agora a vez de o clássico de Carlo Collodi ter mais uma adaptação, esta em animação de volumes, agora sob a égide de Guillermo del Toro, e que conta com as vozes de nomes como Gregory Mann, Ewan McGregor, Ron Perlman, Cate Blanchett ou Christoph Waltz. Esta é uma visão mais sombria da história do menino de madeira que aspira a ser humano.

Estreia a 24 de Novembro

Suzanna Andler

Benoît Jacquot, o veterano realizador de As Asas da Pomba e Adeus, Minha Rainha, adapta aqui uma peça de Marguerite Duras ambientada nos anos 60. Charlotte Gainsbourg é a Suzanna Andler do título, uma mãe de família cujo marido, um rico homem de negócios, a trai. Para se vingar, arranja um jovem amante que leva para a Riviera, instalando-se numa casa de praia.

Estreia a 24 de Novembro

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. 

Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Publicidade
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Ainda assim, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. Desde o mestre Stephen King a um autor como Guillermo del Toro, passando por amantes do género como Simon Pegg ou o músico Alice Cooper.

O resultado é uma lista variada e que inclui, inevitavelmente, algumas escolhas polémicas. Será Alien, o Oitavo Passageiro, o clássico de ficção científica de Ridley Scott, um filme de terror? Faz sentido colocar O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, na mesma lista que As Noites de Halloween ou O Exorcista? Os críticos e especialistas consultados acharam que sim. Eis os 100 melhores filmes de terror de sempre.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade