Dez grandes filmes sobre jornais e jornalistas

Fomos escolher uma dezena dos melhores filmes sobre jornais e jornalistas, passados nos ambientes da imprensa, na semana em que se estreia 'The Post', de Steven Spielberg
Spotlight
‘O Caso Spotlight’, de Tom McCarthy (2015)
Por Eurico de Barros |
Publicidade

Passadas em redacções de jornais de várias épocas, estas dez fitas destacam o papel fulcral de uma imprensa livre na vida das sociedades, e algumas delas lançam mesmo um olhar crítico sobre os perigos do mau jornalismo. Para ver na semana em que estreia The Post, de Steven Spielberg. 

Dez grandes filmes sobre jornais e jornalistas

1

‘O Grande Escândalo’, de Howard Hawks (1940)

Adaptado da peça The Front Page, de Ben Hecht e Charles MacArthur, este é um dos melhores filmes de jornalismo já feitos, uma comédia acelerada que se passa na redacção de um grande diário de Nova Iorque. Walter Burns (Cary Grant), o editor, recorre a todos os meios para que Hildy Johnson (Rosalind Russell), a melhor jornalista da casa e sua ex-mulher, não abandone o jornal para casar de novo. Ainda por cima, há um caso sensacional para cobrir e Hildy é a pessoa ideal para o fazer. Hilariante, brilhante, inexcedível e com um conjunto de actores em estado de graça.
2

‘O Grande Carnaval’, de Billy Wilder (1951)

O tradicional idealismo dos filmes sobre jornais e jornalistas é aqui substituído por um cinismo sem ilusões bem típico do realizador Billy Wilder. Kirk Douglas é Chuck Tatum, um jornalista caído em tempos difíceis que trabalha num pequeno título do Novo México. Um dia, um homem fica preso numa gruta e Chuck decide explorar ao máximo a situação, com a conivência do acidentado. É deste filme a célebre frase, proferida por Chuck: “As más notícias vendem mais. Porque as boas notícias não são notícias”. O Grande Carnaval não perdeu actualidade, tudo pelo contrário.
Publicidade
3

‘A Última Ameaça’, de Richard Brooks (1952)

Humphrey Bogart interpreta aqui Ed Hutcheson, o editor veterano de um diário de Nova Iorque que vai ser vendido a um jornal rival. Hutcheson está numa corrida contra o tempo, procurando expôr um gangster que mandou espancar um repórter do jornal que investigava as suas actividades criminosas. E tem apenas três dias, e três números do jornal para o conseguir fazer, antes que este seja absorvido pelo título comprador. O realizador Richard Brooks foi jornalista antes de se dedicar ao cinema, e isso vê-se pela maneira com filma uma redacção e o dia-a-dia jornalístico.
4

‘Park Row’, de Samuel Fuller (1952)

Na Nova Iorque de finais do século XIX, dois jornais competem entre si. Um é o já estabelecido The Star, o outro o recém-lançado The Globe, um ambicioso projecto de um editor que foi despedido daquele, Phineas Mitchell (Gene Evans). Um projecto que a proprietária do The Star, Charity Hackett (Mary Evans) não quer ver singrar, apesar de ter um fraquinho (correspondido) pelo seu rival. Samuel Fuller também trabalhou em jornais na sua juventude, nomeadamente como repórter de crimes, e assina aqui um filme cheio de energia, de garra e de nostalgia por uma era heróica (para o melhor e para o pior) do jornalismo americano.
Publicidade
5

‘Mentira Maldita’, de Alexander Mackendrick (1957)

J.J. Hunsecker (Burt Lancaster), o mais poderoso e implacável cronista de mexericos de Nova Iorque, tem uma irmã que namora com um músico de jazz. E põe um inescrupuloso e ambicioso agente de imprensa, Sidney Falco (Tony Curtis) no terreno para arruinar a relação entre a irmã e o futuro marido. Escrito por Ernest Lehman e Clifford Odets com base no livro do primeiro, Mentira Maldita é um dos filmes mais negros, mais pessimistas e mais cruéis já feitos sobre o poder de quem trabalha com a palavra impressa e a manipula em seu proveito. Lancaster também produziu e a sua personagem é baseada no jornalista Walter Winchell.

6

‘Primeira Página’, de Billy Wilder (1974)

Esta é a terceira adaptação ao cinema da peça The Front Page, de Ben Hecht e Charles MacArthur, após a de 1940, por Howard Hawks, já acima referida, e a de 1931, de Lewis Milestone. Wilder e o seu argumentista A.I. L. Diamond voltaram a fazer da personagem de Hildy Johnson o homem que ele era originalmente na peça, e na fita de 1931, agora interpretado por Jack Lemmon, com Walter Matthau na figura do editor do jornal, Walter Burns. Wilder consegue que este remake seja quase tão bom como a versão de Hawks dos anos 40, em boa parte graças à genial dupla Lemmon/Matthau.
Publicidade
7

‘Os Homens do Presidente’, de Alan J. Pakula (1976)

Como os jornalistas do The Washington Post Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) investigaram a história do arrombamento da sede do Partido Democrata em Washington, em 1972, que acabaria por conduzir à destituição do presidente Richard Nixon. Um marco do cinema sobre jornalismo, que Alan J. Pakula filma como se fosse um thriller. Redford disse que Os Homens do Presidente era menos um filme político ou sobre Nixon, do que sobre os meandros e as dificuldades da labuta jornalística exigida pela investigação de uma notícia. Jason Robards interpreta Ben Bradlee, o histórico editor do Post.

+ Robert Redford em 10 filmes

8

‘A Calúnia’, de Sydney Pollack (1981)

Megan Carter, uma repórter de um jornal de Miami, investiga Mike Gallagher (Paul Newman), um negociante de bebidas cujo pai era um mafioso local, e que o FBI também está a pressionar por causa de um crime. Gallagher não tem nada a ver com o submundo de Miami e é um cidadão sem mácula, mas quando Megan publica uma notícia mal fundamentada que prejudica gravemente uma amiga sua, ele decide ensinar uma dura lição à jornalista e ao próprio FBI. Um excelente filme de Sydney Pollack, que ilustra com grande eficácia dramática os perigos e as consequências do jornalismo mal feito e da ânsia de se querer ter uma “cacha”, custe o que custar.
Publicidade
9

‘Primeira Página’, de Ron Howard (1994)

Michael Keaton personifica Henry Hackett, o editor de um tablóide de Nova Iorque que enfrenta cortes no orçamento do jornal e está a ponderar uma oferta de emprego do The New York Times, que lhe oferece mais dinheiro, um horário mais desafogado e mais respeitabilidade. Ao mesmo tempo, o seu jornal deu uma notícia sobre os suspeitos de um crime que poderá estar errada, e há que a investigar e eventualmente corrigir, antes da hora do fecho. Ron Howard assina aqui uma comédia dramática saborosamente realista, rodada a um ritmo que reproduz o de um dia de trabalho num grande jornal diário. (O título original do filme é, aliás, The Paper).
10

‘O Caso Spotlight’, de Tom McCarthy (2015)

No início deste século, em 2001, a equipa de grande reportagem do diário Boston Globe, deu a conhecer um escândalo de pedofilia e de encobrimento dos sacerdotes nele envolvidos, que comprometia a hierarquia católica da cidade. Tom McCarthy recria, com enorme minúcia, sem sensacionalismos nem demagogia, e com muita atenção aos detalhes mais comezinhos do labor jornalístico, toda a investigação dos profissionais que compunham aquela equipa, a Spotlight, interpretados por nomes como Liev Schreiber, Michael Keaton, Rachel McAdams ou Mark Ruffalo.

Mais cinema

Cinemas

Filmes em cartaz esta semana

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e feitios. Das estreias da semana aos filmes que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas principais salas. Saiba que filmes estão em que cinemas, e quando é que os pode ver. E, se não souber o que escolher, leia as nossas críticas.

The Post
Niko Tavernise
Filmes

Os filmes mais esperados até aos Óscares

Estreiam nos meses de Janeiro e Fevereiro em Portugal e estão apontados para ser nomeados para os Óscares no próximo dia 23, e ganhar estatuetas na cerimónia de entrega, a 4 de Março. Os 10 filmes mais esperados até aos Óscares já de seguida.  

Publicidade
Filmes

18 filmes para ver em 2018

Se Janeiro é o mês mais deprimente do ano, há muitas alegrias cinematográficas prometidas para os próximos meses, com filmes independentes, blockbusters ambiciosos e, claro, sequelas atrás de sequelas. Aqui está uma selecção para pôr já na agenda: são 18 filmes para ver em 2018.  

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com