DocLisboa 2017: Entre a Terra e a Lua

Uma nova secção no Doclisboa mostra “os mais recentes filmes de realizadores-chave do panorama documental”. Uma oportunidade para encontrar alguns dos mais importantes autores da actualidade. Como estes sete
The Reagan Show
The Reagan Show
Por Rui Monteiro |
Publicidade

Do documentário mais tradicional à ousadia experimental, a secção Da Terra à Lua é uma espécie de maná para os admiradores do género. Uma volta ao mundo dos assuntos que andam e andaram e eventualmente andarão ainda nos noticiários, aqui observados por olhares atentos e críticos em sete exemplos.

15º DocLisboa 2017: Entre a Terra e a Lua

Camera
Filmes

Risk

icon-location-pin Bairro Alto

O filme da jornalista Laura Poitras (vencedora de Óscar com Citizenfour, onde documentava a fuga de Edward Snowden depois deste “libertar” documentos secretos do governo norte-americano) é mais um tratado sobre a paranóia, agora centrado noutra figura central do denunciante dos tempos modernos, Julian Assange. Durante seis anos Poitras acompanhou o fundador do WikiLeaks, anos suficientes para traçar um retrato vivo, pessoal e ideológico de um dos mais célebres “refugiados” políticos.

Ideal, Quinta, 19, 20.00; Culturgest, Domingo, 29, 19.00.

Camera
Filmes

Napalm

icon-location-pin Avenida da Liberdade

Digamos que um encontro breve proporcionou a Claude Lanzmann este filme em que um diplomata francês, integrado na primeira delegação europeia oficialmente convidada para visitar a Coreia do Norte, em 1958, após a Guerra da Coreia, conhece uma enfermeira da Cruz Vermelha em Pyongyang.

Ideal, Quinta, 19, 22.00; S. Jorge, Terça, 24, 16.30.

Publicidade
Camera
Filmes

Dawson City: Frozen Time

icon-location-pin Avenida da Liberdade

Através de um exercício de montagem de extractos de 533 filmes realizados e perdidos no Árctico, algures entre 1910 e 1920, e recuperados meio século depois, o realizador experimentalista Bill Morrison recria a vida (ou, pelo menos, especula sobre como seria a vida) no interior do território do Yukon, nos Estados Unidos.

Culturgest, Sexta, 20, 10.30 (sessão para escolas aberta ao público); S. Jorge, Domingo, 22, 21.45.

Camera
Filmes

No Intenso Agora

icon-location-pin Avenida da Liberdade

A partir da experiência da sua mãe, o cineasta brasileiro João Moreira Salles apresenta um filme em que imagens registadas na China, em 1966, durante a fase mais radical da Revolução Cultural, são colocadas lado a lado com outras, de arquivo, que cobrem os acontecimentos de 1968 em França, na Checoslováquia e no Brasil, assim traçando um retrato raro sobre as revoluções que não o chegaram a ser.

S. Jorge, Domingo, 22, 18.45; Culturgest, Segunda, 23, 10.30 (sessão para escolas aberta ao público).

Publicidade
Camera
Filmes

Mrs. Fang

icon-location-pin Bairro Alto

Wang Bing, vencedor este ano do Festival de Locarno, autor de West of the Tracks e Three Sisters (de quem também será apresentado o filme anterior, Bitter Money, no domingo, 29, às 18.45, no S. Jorge), regressa ao Doclisboa com uma obra sobre a morte. E nela, com a habitual sensibilidade com que a sua câmara se debruça sobre o seu sujeito, o realizador chinês acompanha o regresso a casa, depois de longa hospitalização, de Fang Xiu Ying, uma habitante de pacata aldeia no Sul da China, que, aos 67 anos, sofre de doença de Alzheimer e vive agora acamada, rodeada de familiares e vizinhos que a acompanham nos seus últimos dias.

Ideal, Domingo, 22, 22.00; Culturgest, Sábado, 28, 19.15.

Camera
Filmes

Ta Peau si Lisse

icon-location-pin Avenida da Liberdade

Falámos de morte, tratemos agora da vida, ou melhor, das obsessões de alguns com a sua vida. Como é o caso dos culturistas Jean-François, Ronald, Alexis, Cédric, Benoit e Maxim, que Denis Côté filmou como uma espécie de gladiadores enquanto se preparam para a próxima competição, sua razão de vida e justificação para a “teimosia” em ultrapassar os limites do seu corpo através da musculação.

S. Jorge, Terça, 24, 18.45; Ideal, Quinta, 26, 22.00.

Publicidade
Camera
Atracções

The Reagan Show

icon-location-pin Avenidas Novas

Eis aqui uma boa oportunidade para quem não acompanhou, mas também para quem viveu a década de 1980 mas já não se lembra muito bem, de perceber esse capítulo da História em que Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos, pela intimidação e pela sedução travou uma batalha ideológica com o então líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev. O resultado foi a queda do Muro de Berlim, o fim da União Soviética e um grande desaire para o comunismo, conforme Pacho Velez e Sierra Pettengill muito bem documentam no seu filme.

Culturgest, Sexta, 27, 19.00.

Mais cinema documental

Filmes

DocLisboa 2017: Um filme por dia…

O desconhecido é sempre o mais apetecido entre a programação de um festival. Mas também é preciso o resto. E, desta vez, em grande quantidade e com um padrão elevado, o DocLisboa assim a modos que faz o pleno. Sem desprezo pelo livre arbítrio dos cinéfilos, seguem 11 sugestões para 11 dias.

Filmes

Doclisboa 2017: Heartbeat, um coração pulsante

Como é ser um mito? Como se faz cinema no Afeganistão? Como ser um artista provocador na Coreia do Sul? Como se vive com a fama? Tantas perguntas demandam muitas respostas. Mais gerais e profissionalmente focadas, umas; outras, mais pessoais e íntimas. E para lá das respostas ficam os retratos, como estes sete. + DocLisboa2017: Um filme por dia...

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com