Leaving Neverland
©IMDBMichael Jackson em Leaving Neverland
©IMDB

Oito documentários para ver na HBO

Não faltam boas histórias para lá da ficção para ver em streaming. Estes são oito documentários que pode ver na HBO

Publicidade

A oferta ainda não é muita nesta parcela de entretenimento. Mas a HBO caminha para construir uma biblioteca de ofertas cada vez mais variada e espera-se que chegue a Portugal uma boa tranche daquilo que está disponível na plataforma do lado de lá do Atlântico. Para já, há alguns títulos que devem fazer parte da lista de obrigatórios; histórias de crime, de fraude, histórias de impérios que se perdem e voltam a erguer-se, histórias de coragem contra sociedades e governos e mentalidades. Estes oito documentários na HBO são alguns dos melhores que se encontram pelo vasto mundo do streaming, e só tem de se sentar e vê-los.

Recomendado: As 23 séries da HBO que tem de ver

Documentários para ver na HBO

The Jinx: The Life And Deaths of Robert Durst (2015)

Um documentário de seis partes que investiga a história do herdeiro imobiliário Robert Durst, suspeito do desaparecimento não resolvido da sua mulher em 1982, bem como dos assassinatos da amiga da família Susan Berman e da vizinha Morris Black. Tudo com uma extensa entrevista com o próprio Durst. 'The Jinx' resulta de quase uma década de pesquisa que expõe arquivos policiais, testemunhas-chave, cenas nunca vistas, gravações privadas em prisões e milhares de páginas de documentos anteriormente ocultos. 

The Zen Diaries of Garry Shandling (2018)

O comediante Garry Shandling, que faleceu em 2016, deixou para trás uma legião de fãs e colegas que se lembram dele como um dos principais nomes do formato stand-up, além da uma importante figura da televisão. Uma dessas pessoas é o realizador e produtor executivo Judd Apatow, que presta homenagem ao seu amigo e mentor com este documentário de quatro horas e meia. Profundamente revelador e detalhado, The Zen Diaries of Garry Shandling inclui conversas com mais de 40 membros da família e amigos de Shandling, entre eles James L. Brooks, Jim Carrey, Sacha Baron Cohen, Jay Leno, Conan O'Brien, Jerry Seinfeld e Sarah Silverman. Há também décadas de aparições televisivas, além de diários pessoais que retratam Shandling de uma forma fascinante, engraçada, triste e, acima de tudo, autêntica.

Publicidade

What's My Name: Muhammad Ali (2019)

What's My Name: Muhammad Ali leva-nos até à história de uma das mais icónicas figuras da história do desporto – e dos Estados Unidos –, Muhammad Ali. Campeão mundial de boxe, activista social inspirador, o homem que nasceu Cassius Clay é aqui descontruído e explicado através da sua própria voz, com acesso a material de arquivo nunca antes visto. 

Leaving Neverland (2019)

O realizador Dan Reed descreveu Leaving Neverland como um "estudo da psicologia do abuso sexual infantil, contado por duas famílias comuns". No filme, Wade Robson e James Safechuck alegam que Michael Jackson os abusou sexualmente quando eram crianças; Safechuck a partir de 1988 e Robson a partir de 1990, atirando descrições gráficas dos actos sexuais de Jackson, ocorridos na sua casa, o rancho Neverland, e noutros locais. Foi um dos títulos mais polémicos do ano de 2019 e contou com várias reacções, uma das quais do comediante Dave Chappelle, que num dos seus especiais diz não acreditar nas versões de Robson e Safechuck.

Publicidade

Who Killed Garrett Phillips? (2019)

Como em tantos outros exemplos de casos do sistema penal norte-americano, Who Killed Garrett Phillips? leva-nos numa viagem de culpa ou inocência no caso do assassinato de uma criança de 12 anos. O documentário examina e narra os anos seguintes ao assassinato de Garrett Phillips, e o julgamento subsequente do técnico de futebol da Universidade Clarkson, Oral "Nick" Hillary, padrasto da criança, que jura inocência, à medida que figuras dos dois lados da barricada vão juntando ou quebrando as pontas do caso.

I Love You, Now Die: The Commonwealth v. Michelle Carter (2019)

As acções da adolescente Michelle Carter chocaram uma nação inteira quando o caso chegou aos tribunais. Ela terá sido a responsável por incentivar o suicídio de um rapaz, mas o que é que aconteceu verdadeiramente atrás da cortina? Este especial da HBO mostra o ponto de vista do Ministério Público e, alternadamente, da defesa.

Publicidade

The Pioneer (2019)

Esta série documental mostra a vida do político espanhol, magnata do futebol e do imobiliário Jesús Gil. Um homem curioso, extravagante, responsável por fazer de Marbella um ponto turistíco de grandes dimensões, por pegar no Atlético de Madrid e levantar o clube mas também por alguns negócios arriscados e falências. Um documentário que mostra altos e baixos, com a participação de vários membros da família, amigos e parceiros de negócio.

McMillions (2020)

Foi um escândalo marcante na década de 1990 quando chegou à imprensa mas, até lá, a história do Monopólio do McDonald's parecia apenas uma promoção sem grandes consequências. McMillions é um relato detalhado de um golpe que apanhou dezenas de pessoas pelo meio de um esquema financiado por milhões de dólares, contado pelos participantes do caso, incluindo os vencedores e os agentes do FBI envolvidos na investigação.

Mais para ver

  • Filmes

Há drama, há comédia, há acção, histórias para rir desmedidamente, para roer as unhas, para colar ao ecrã horas a fio sem qualquer noção de vida exterior. Compilámos o que de melhor existe actualmente na plataforma de streaming para que não tenha de o fazer e damos-lhe uma boa dose de sugestões abaixo. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.

  • Filmes

Há artes marciais, wrestling, boxe, luta de rua, há histórias que se constroem em torno dos punhos, há veracidade e ficção e ambas. A premissa foi combinar argumento e execução para chegar a uma obra digna, seja ela de produção megalómana Hollywoodesca ou independente, na lista que se segue tem opções para todos os gostos. Fique a conhecer os melhores filmes de luta no cinema.

Publicidade
  • Filmes

No final da década de 80, a tábua faria das ruas o habitat natural e a popularização do skate foi exponencial, transformando os skaters num ponto contra-cultural que continuaria a crescer até à actualidade. Hoje, a indústria é uma das mais apetecíveis e rentáveis. Da moda ao cinema, a transversalidade acentuou-se e o que era visto como marginal subiu ao patamar da normalização. Nomes como Spike Jonze ou Jonah Hill haviam de contribuir definitivamente para a simbiose e são por isso alguns dos nomes obrigatórios nesta que é a lista dos filmes de skate no cinema.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade