
Seis documentários sobre pandemias e epidemias
Em tempos de incerteza, recordamos seis documentários sobre pandemias e epidemias. Porque a informação é um bom remédio
A Gripe Espanhola, que matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo no final da I Guerra Mundial, os mosquitos portadores de maleitas, o flagelo da sida nas décadas de 80 e 90, a epidemia do ébola, que devastou a África Ocidental, a vulnerabilidade da espécie humana às epidemias em pleno século XXI da globalização e da digitalização, e as pessoas que em muitas partes do mundo investigam e combatem doenças tão variadas como a gripe ou o ébola. Estes seis documentários sobre pandemias e epidemias abordam temas diversos, para se ficar com uma ideia dos vários "inimigos invisíveis" que nos ameaçam.
Recomendado: Filmes sobre epidemias, pandemias e outros sustos
Seis documentários sobre pandemias e epidemias
‘Influenza 1918’ (1998)

Este documentário de 1998 conta a história da chamada Gripe Espanhola (que na realidade foi trazida dos EUA para a Europa em 1918, por soldados americanos que vinham combater na I Guerra Mundial). Foi uma das piores pandemias de toda a história da humanidade, matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo e propagou-se com enorme rapidez também devido aos terríveis efeitos daquele conflito: movimentação global de militares e civis contaminados, hospitais sobrelotados, higiene deficiente, destruição geral, populações subnutridas, etc.
‘Return of the Plagues – Mosquitos’ (2007)

Os mosquitos continuam a ser uma praga que afecta várias regiões do globo, e ainda hoje morrem todos os anos dois milhões de pessoas devido à malária, nomeadamente em África. Este filme de produção alemã mostra o papel que os mosquitos desempenham na transmissão e disseminação de doenças, já que, ao morderem pessoas e animais, estes insectos transformam-se em perigosos portadores de vírus e de agentes patogénicos.
‘How to Survive a Plague’ (2012)

Este documentário sobre a epidemia da sida nos EUA durante as décadas de 80 e 90 centra-se nas organizações de activistas que se esforçaram para chamar a atenção das autoridades e das organizações governamentais para o flagelo na comunidade homossexual. Foi o caso de grupos como o ACT Up e o TAG, que se multiplicaram em protestos, manifestações e acções, exigindo tratamentos mais eficazes e medicamentos mais acessíveis para tratar o HIV e a sida.
‘Ebola Fighter: Hero With a Thousand Faces’ (2016)

A epidemia do ébola devastou a África Ocidental entre 2013 e 2016, tendo tido origem na Guiné e depois alastrando para países como a Libéria e a Serra Leoa, atingindo dezenas de milhares de pessoas e causando mais de 11 mil mortes. Este filme documenta a acção de médicos, enfermeiros e voluntários que combateram este vírus na Serra Leoa, arriscando diariamente as suas vidas para ajudarem os infectados.
‘Unseen Enemy’ (2017)

“Porque é que somos tão vulneráveis a epidemias no século XXI?”. Eis a pergunta posta por este documentário da realizadora Janet Tobias, que percorreu o mundo a interrogar médicos e investigadores, nomeadamente ligados ao Instituto Pasteur, em Paris. O filme mostra que realidades como o crescimento populacional, a urbanização massificada, a facilidade em viajar ou as mudanças climáticas contribuem para que os vírus nasçam ou se espalhem mais rapidamente.
‘Pandemic: How to Prevent an Outbreak’ (2020)

Produzida pela Netflix e estreada recentemente, esta série documental em seis episódios segue as muitas pessoas que, em várias partes do mundo, investigam e combatem doenças tão variadas como a gripe ou o ébola, mostrando como médicos, cientistas e investigadores no campo da saúde estão a tentar encontrar curas contra muitas doenças mortais e impedir a eclosão de novas epidemias, embora trabalhando muitas vezes com recursos limitados.
Mais filmes
Os melhores filmes que pode ver na Netflix
Há drama, há comédia, há acção, histórias para rir desmedidamente, para roer as unhas, para colar ao ecrã horas a fio sem qualquer noção de vida exterior. Compilámos o que de melhor existe actualmente na plataforma de streaming para que não tenha de o fazer e damos-lhe uma boa dose de sugestões abaixo. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.
Dez filmes que vai gostar de ver na Amazon Prime
As séries originais são o grande chamariz dos serviços de streaming. Mas há, também, bons filmes à espera de serem descobertos. Fomos à procura dos melhores filmes na Amazon Prime e descobrimos algumas novidades e clássicos que merecem ser vistos. Aproveite e faça um programa cinematográfico em casa. Ao subscrever, a Amazon oferece seis meses de desconto, com a mensalidade a metade (2,99€).