
Os 15 melhores filmes sobre jornalismo
Escolhemos os melhores filmes sobre jornais e jornalistas, que mostram como redacções de diferentes épocas chegam a grandes histórias.
Passadas em redacções de jornais de várias épocas, estes filmes destacam o papel fulcral de uma imprensa livre na vida das sociedades, e alguns deles lançam mesmo um olhar crítico sobre os perigos do mau jornalismo. Encobrimento de segredos por parte do Governo de um dos países com maior poder geopolítico, abusos sexuais da Igreja que durante décadas foram silenciados ou a história de um jornalista de uma conceituada revista que ficciona os seus artigos são alguns dos temas aqui abordados. Do The Post a Spotlight ou a Capote, estes são alguns dos filmes que lhe mostram o melhor e o pior da vida nas redacções.
Recomendado: Os filmes que lhe vão dar a volta à cabeça
Grandes filmes sobre jornalismo
1. ‘O Grande Escândalo’, de Howard Hawks (1940)

Adaptado da peça The Front Page, de Ben Hecht e Charles MacArthur, este é um dos melhores filmes de jornalismo já feitos, uma comédia acelerada que se passa na redacção de um grande diário de Nova Iorque. Walter Burns (Cary Grant), o editor, recorre a todos os meios para que Hildy Johnson (Rosalind Russell), a melhor jornalista da casa e sua ex-mulher, não abandone o jornal para casar de novo. Ainda por cima, há um caso sensacional para cobrir e Hildy é a pessoa ideal para o fazer. Hilariante, brilhante, inexcedível e com um conjunto de actores em estado de graça.
2. ‘O Grande Carnaval’, de Billy Wilder (1951)

3. ‘A Última Ameaça’, de Richard Brooks (1952)

4. ‘Park Row’, de Samuel Fuller (1952)

5. ‘Mentira Maldita’, de Alexander Mackendrick (1957)

6. ‘Primeira Página’, de Billy Wilder (1974)

7. ‘Os Homens do Presidente’, de Alan J. Pakula (1976)

Como os jornalistas do The Washington Post Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) investigaram a história do arrombamento da sede do Partido Democrata em Washington, em 1972, que acabaria por conduzir à destituição do presidente Richard Nixon. Um marco do cinema sobre jornalismo, que Alan J. Pakula filma como se fosse um thriller. Redford disse que Os Homens do Presidente era menos um filme político ou sobre Nixon, do que sobre os meandros e as dificuldades da labuta jornalística exigida pela investigação de uma notícia. Jason Robards interpreta Ben Bradlee, o histórico editor do Post.
8. ‘A Calúnia’, de Sydney Pollack (1981)

9. ‘Primeira Página’, de Ron Howard (1994)

10. 'Shattered Glass: Verdade ou Mentira', de Billy Ray (2003)

Shattered Glass fala de um dos momentos mais baixos do jornalismo norte-americano, quando Stephen Glass (Hayden Christensen), repórter da The New Republic é desmascarado pelo seu editor (Peter Sarsgaard), depois ter escrito dezenas de reportagens falsas. Um filme biográfico que explora a relação de confiança entre os jornalistas e os leitores, continuando extremamente actual.
11. 'Capote', de Bennett Miller (2005)

12. 'Boa Noite e Boa Sorte', de George Clooney (2005)

Nos anos 1950, o pivôt de televisão Edward Morrow (David Strathairn) e o produtor do seu programa "See it Now", Fred Friendly (George Clooney), enfrentam o senador republicano Joseph McCarthy num caso em que o político acusa milhares de americanos comunistas de serem espiões ao serviço da União Soviética. O jornalista televisivo contestou as alegações do senador, que destruiram a vida a muitos dos cidadãos americanos acusados, e acabou por conseguir desmenti-las.
13. ‘O Caso Spotlight’, de Tom McCarthy (2015)

14. 'The Post', de Steven Spielberg (2017)

Spielberg transporta-nos até 1971, quando Katharine Graham (Meryl Streep), a primeira mulher editora de um grande diário norte-americano, e Ben Bradlee (Tom Hanks), editor executivo, decidem publicar documentos confidenciais sobre o envolvimento das tropas norte-americanas na guerra do Vietname. Baseado em eventos reais, o filme mostra a luta dos jornalistas do Washington Post e a pressão a que foram sujeitos pela Casa Branca de Nixon, que tentou evitar a sua publicação a todo o custo.
15. 'Uma Guerra Pessoal', de Matthew Heineman (2018)

Marie Colvin, jornalista do Sunday Times, fez carreira a cobrir diversos conflitos ao longo de mais de 20 anos. Morreu em 2012, na Síria, às mãos das forças do regime sírio. O filme de Matthew Heineman mostra como a jornalista norte-americana (interpretada por Rosamund Pike) contou ao mundo o que viu e ouviu nos vários conflitos que testemunhou. Jamie Dornan contracena com Rosamund Pike, no papel de Paul Conroy, o fotojornalista que estava com a jornalista no momento em que a redacção improvisada onde estavam foi bombardeada – e que sobreviveu.
Mais cinema
Filmes em cartaz esta semana
Há todo o género de filmes em cartaz. Saiba o que pode ver no cinema em Lisboa, incluindo as estreias da semana.
Os melhores filmes de 2019 (até agora)
Dantes, os balanços faziam-se no fim do ano. Mas agora começam mais cedo. Estes são os melhores filmes de 2019 até agora.