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Sick of Myself
DRSick of Myself

O IndieLisboa em nove filmes, uma série e uma retrospectiva

No 20.º aniversário, os filmes do IndieLisboa são mais do que em qualquer edição anterior, e o festival apresenta algumas novidades. Passámos a programação ao crivo e propomos uma selecção de sessões a não perder.

Escrito por
Eurico de Barros
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O IndieLisboa faz 20 anos com um recorde de filmes na programação, 314, entre curtas e longas-metragens, para serem vistos de 27 de Abril a 7 de Maio no Cinema São Jorge, na Culturgest, na Cinemateca, no Cinema Ideal e ainda no Cinema Fernando Lopes e na Piscina da Penha de França, estes dois, novos parceiros do festival. As novidades desta edição incluem a secção Smart7, que é competitiva e junta sete festivais de outros tantos países europeus, para “fomentar a circulação de títulos criados pelo continente fora”; a “cara lavada” do programa que resulta da parceria com o festival literário Lisboa 5L, que se passa a chamar Cinema Cidade e é composto por filmes que destacam “ligações e rupturas entre centro urbano e periferia”; e a secção Cinema na Piscina, que mostra filmes curtos de ficção e animação passados em piscinas.

Antecipando as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, desta feita a secção Foco Silvestre é toda dedicada ao tema Trabalho e Movimento Sindical, com especial participação do projecto FILmar, operacionalizado pela Cinemateca. Será exibida uma série de filmes antigos ou mais recentes, incluindo A Via Áurea (1930), uma curta-metragem de autor anónimo e de propaganda aos adubos da CUF, interpretada por Vasco Santana; o documentário clássico O Pão, de Manoel de Oliveira (1963); o filme-ensaio de Edgar Pêra O Trabalho Liberta? (1993); ou Workers Leaving the Factory, de Haroun Farocki (1995). De entre a programação do IndieLisboa, escolhemos nove filmes, um episódio de uma série documental de televisão e a grande retrospectiva dedicada ao cineasta checo Jan Svankmajer, um nome maior e de culto do cinema europeu.

Consulte toda a programação aqui.

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IndieLisboa: os filmes a não perder

Rodéo

De Lola Quivoron

Julia é uma rapariga arrojada e sem medo, com uma paixão por motos, pela velocidade e pela impressão de liberdade que elas proporcionam. Mas vai ter que se impor para fazer parte do mundo exclusivamente masculino das corridas e acrobacias de motos dos subúrbios de Paris. Filme de estreia da francesa Lola Quivoron.

Competição Internacional. Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 29 Abr (Sáb) 21.30 | Cinema Ideal. 2 Mai (Ter) 17.45

Mal Viver/ Viver Mal

De João Canijo

O primeiro deste díptico de filmes assinados por João Canijo – ambos passados no mesmo hotel do Norte de Portugal, em Ofir –, Mal Viver (Prémio do Júri no Festival de Berlim) centra-se numa família de mulheres de três gerações que herdaram o estabelecimento e tentam salvá-lo da falência. A chegada inesperada de uma neta vem abalar o já de si instável quotidiano, no espaço de um fim-de-semana. O segundo filme, Viver Mal, cuja acção é paralela à daquele, muda o ponto de vista e põe em cena três grupos de hóspedes: um casal em crise e a mãe dela pelo meio, e duas mães e duas filhas com problemas de relacionamento muito diferentes. Interpretam, entre outros, Anabela Moreira, Rita Blanco, Cleia Almeida, Nuno Lopes, Leonor Silveira e Beatriz Batarda.

Competição Nacional. Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 29 Abr (Sáb) 15.30

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Cidade Rabat

De Susana Nobre

Vencedora do Prémio de Melhor Longa-Metragem Portuguesa deste festival em 2021 com o documentário No Táxi do Jack, Susana Nobre regressa ao Indie com esta ficção sobre o dia-a-dia de Helena (Laura Afonso), uma produtora de cinema de 40 anos, divorciada e com uma filha cuja custódia partilha com o ex-marido. A morte da mãe vai dar-lhe mais tempo livre e fazê-la olhar melhor para a sua vida.

Competição Nacional. Culturgest. 1 Mai (Seg) 21.30

Astrakan 79

De Catarina Mourão

O novo filme da realizadora de A Dama de Chandor e A Toca do Lobo conta a história de Martim, filho de pais militantes comunistas, que em 1979, tinha ele 15 anos, o mandaram para a cidade russa de Astracã para estudar e aprender o ofício de pescador. Agora com 57 anos e a União Soviética e o sonho do comunismo desaparecidos há muito, Martim recorda o passado.

Competição Nacional. Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 28 Abr (Sex) 19.00 | Cinema Ideal. 30 Abr (Dom) 17.45

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The Adults

De Dustin Guy Defa

Michael Cera é o principal protagonista deste típico filme indie americano, no papel de Eric, um rapaz que faz uma visita à sua cidade natal, com a ideia de ficar por lá o menos tempo possível. Mas Eric vai ter não só de lidar com as suas duas irmãs, com as quais nunca se deu muito bem, como também com a tentação de um apetecível jogo de póquer entre amigos. The Adults é o filme de encerramento do festival.

Sessões Especiais. Culturgest. 7 Mai (Dom) 21.30

A Vida São Dois Dias

De Leonardo Mouramateus

Rómulo e Orlando são irmãos gémeos. O primeiro vive pacatamente no Rio de Janeiro, o segundo está em Lisboa. Um manuscrito raro e repleto de mistérios vai abalar o destino destes gémeos que têm existências bastante diferentes, entre o Brasil e Portugal, pois vão voltar a encontrar-se devido a uma série de acontecimentos relacionados com aquele documento.

Sessões Especiais. Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 5 de Maio (Sex) 21.30

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Sick of Myself

De Kristoffer Borgli

À medida que Thomas, o seu namorado, começa a ganhar reconhecimento e fama no mundo da arte, Signe vai ficando cada vez mais incomodada, frustrada e ciumenta. Começa então a arquitectar planos crescentemente delirantes para não ficar na sombra de Thomas, tornar-se também conhecida e ter a atenção da elite cultural de Oslo. Sick of Myself é uma comédia negra e satírica norueguesa, assinada por um realizador já habitué do Indie.

Boca do Inferno. Cinema Fernando Lopes 1 Mai (Seg) 21.30 | Culturgest. 5 Mai (Sex) 19.30

L’Éden de la Ciotat

De Alain Bergala

Este é o primeiro episódio da série documental de televisão Cinémas Mythiques, no qual o crítico francês Alain Bergala conta a história do histórico cinema Éden, situado na comuna de La Ciotat, perto de Marselha. É a sala mais antiga do mundo em funcionamento, tendo aberto como teatro em 1889 e sido remodelada em 2013. Foi lá que tiveram lugar algumas das sessões dos primeiros filmes dos irmãos Lumière. Bergala é aqui acompanhado pelos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne.

Director’s Cut. Cinemateca. 4 Mai (Qui) 19.00

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In The Court of the Crimson King: King Crimson at 50

De Toby Amies

Este documentário assinala os 50 anos dos King Crimson, uma das bandas de referência do prog rock, mas o realizador Toby Amies não se foca apenas na figura de Robert Fripp, o genial, controlador e perfeccionista líder da banda desde a sua fundação, e foi ouvir antigos e actuais membros da banda (pela qual passaram nomes como Bill Bruford, Peter Sinfield, Carl Palmer, Tony Levin, John Wetton ou Andy McCulloch), bem como os fãs de sempre.

Indiemusic. Culturgest. 3 Mai (Qua) 21.45/ Cinema São Jorge – Sala 3. 5 Mai (Sex) 19.30

Retrospectiva Jan Svankmajer – O Surrealista

Nascido em Praga em 1934, o checo Jan Svankmajer é homenageado este ano pelo Indie com uma retrospectiva que decorre na Cinemateca. Autor de filmes de longa e curta-metragem difíceis – ou mesmo impossíveis – de captar numa definição restrita, entre o surreal, o fantástico, o terror sobrenatural e o conto de fadas macabro, casos de Alice (1988), Faust (1994) ou Little Otik (2000), quase sempre feitos em animação stop motion, por vezes também combinada com imagem real e actores, e utilizando materiais vários, Svanmakjer influenciou nomes como Terry Gilliam, Tim Burton ou os irmãos Quay, e é um dos mais singulares, fascinantes e inquietantes cineastas vivos. De notar que esta retrospectiva inclui aquele que é o último filme de Jan Svankmajer, que anunciou que se vai reformar: The Kunstkamera (2022), um documentário filmado em sua casa e que revela a sua enorme e impressionante colecção de quadros, esculturas, desenhos, gravuras, objectos e curiosidades variadas.

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Lobisomens, assassinos psicopatas, tubarões, entidades maléficas milenares ou um simples equívoco que se revela fatal: há de tudo nos filmes que seleccionámos para mostrar como o terror pode brotar na mais banal das situações, como é o caso de umas aprazíveis férias com familiares ou amigos, que acabam por se transformar em pesadelos. 

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