
11 comédias sobre férias catastróficas
Mesmo no cinema, nem sempre as férias correm bem. Eis 11 filmes cómicos que o comprovam
Todos já tivemos férias de Verão que não correram como esperávamos. Nestes filmes cómicos em que as famílias estão particular e naturalmente em foco, as férias estivais são arruinadas pelos mais diversos motivos, desde familiares e amigos metediços, trapalhões ou insuportáveis, até aos desastres mais variados e das mais diversas dimensões. Entre fitas americanas, inglesas e francesas, destacam-se títulos como o clássico As Férias do Sr. Hulot, de e com Jacques Tati, Que Paródia de Férias, de Harold Ramis, Com Jeito Vai... Campista, de Gerald Thomas, ou Com a Casa às Costas, de Barry Sonnenfeld.
Recomendado: Os melhores filmes de lobisomens
11 comédias sobre férias catastróficas
‘As Férias do Sr. Hulot’, de Jacques Tati (1953)

‘Sr. Hobbs Vai de Férias’, de Henry Koster (1962)

‘Com Jeito Vai… Campista’, de Gerald Thomas (1969)

‘Barracas na Praia’, de Patrice Leconte (1978)

‘Que Paródia de Férias’, de Harold Ramis (1983)

‘Que Paródia de Férias! Perigo: Americanos na Europa’, de Amy Heckerling (1985)

Eis de novo os Griswold, que desta vez ganham um concurso televisivo cujo prémio é uma viagem à Europa. E conseguem meter-se em sarilhos ou fazer figuras lamentáveis em todos os países abrangidos pelo prémio. Eric Idle em Inglaterra e Victor Lanoux em França são alguns dos actores convidados deste segundo filme da saga de férias desastrosas da família americana mais tapada do cinema. Mas os europeus também são devidamente gozados, está claro.
‘Malditas Férias’, de Carl Reiner (1985)

‘Férias em Família’, de Howard Deutch (1988)

As fricções entre pessoas da mesma família dão boas comédias, e Férias em Família é mais uma que aproveita este mote. John Candy vai com a mulher e a respectiva prole passar as férias de Verão numa cabana junto a um rio nos bosques do Wisconsin, mas apesar da idílica paisagem o caldo fica entornado com a chegada do seu insuportável cunhado (Dan Aykroyd), e logo a seguir, da família Craig, onde todos têm o nariz empinado. E há ainda um urso muito pouco cordial.
‘Que se Passa com Bob?’, de Frank Oz (1991)

Bill Murray é absolutamente brilhante no papel do Bob do título, um sujeito incomensuravelmente neurótico e obsessivo-compulsivo, que está a ser tratado por um psicoterapeuta, o egocêntrico e vaidoso Dr. Leo Marvin (Richard Dreyfuss) do qual se torna doentiamente dependente. Quando o clínico vai de férias com a família durante um mês, Bob entra em pânico, consegue saber para onde é que ele foi e aparece-lhe na casa de férias, deixando-o furioso.
'American Pie 2: O Ano Seguinte', de James B. Rogers (2001)

A série American Pie deu que falar (e rendeu largos milhões de dólares) na viragem do século. No segundo capítulo, dirigido por James B. Rogers, Jim (Jason Biggs), Oz (Chris Klein), Kevin (Thomas Ian Nicholas), Finch (Eddie Kaye Thomas) e o irremediável Stifler (Seann William Scott) reencontram-se depois de um ano em que cada um foi para a sua universidade, e alugam uma casa na praia. Segue-se uma hora e meia de selvajaria hormonal e adolescente, zangas, escatologia, peripécias javardas, muita confusão, mas também amor e algum crescimento pessoal.
‘Com a Casa às Costas’, de Barry Sonnenfeld (2006)

As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa
Em 2021, são 372 as praias premiadas e nós dizemos-lhe 25 onde pode mergulhar mesmo aqui perto de Lisboa.
As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho
É hora de preparar o Verão numa destas lojas de marcas portuguesas de fatos de banho.