Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right LEFFEST: sete filmes para ver de Lisboa a Sintra
A Vida Secreta
Reiner Bajo A Vida Secreta

LEFFEST: sete filmes para ver de Lisboa a Sintra

O Lisbon & Sintra Film Festival, tutelado por Paulo Branco, chega à 13.ª edição. Estão são os sete filmes a não perder.

Por Eurico de Barros
Publicidade

O LEFFEST 2019, que decorre desta sexta-feira, dia 15, a 25 Novembro em cinco espaços de Lisboa e Sintra (Espaço Nimas, Centro Cultural Olga Cadaval, Teatro Tivoli BBVA, Universidade Lusófona e Palácio Nacional de Queluz) homenageia Christian Petzold, Willem Dafoe, José Miguel Ribeiro, Rita Azevedo Gomes, Corneliu Porumboiu, Alice Rohrwacher e Damien Manivel. Wim Wenders vem apresentar cópias restauradas de O Estado das Coisas e Lisbon Story, ambos rodados em Portugal. A oferta é extensa; por isso, escolhemos sete propostas essenciais. A programação inclui ainda os habituais espectáculos, ciclos e o simpósio “Resistências”.

Recomendado: Cinema alternativo em Lisboa esta semana

LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival: sete filmes a não perder

Fête de Famille

De Cédric Kahn

Uma família francesa reúne-se num dia de Verão para celebrar o septuagésimo aniversário da mãe, Andréa (Catherine Deneuve).  No entanto, a celebração vai azedar com o aparecimento inesperado de Claire (Emmanuelle Bercot), a filha mais velha da aniversariante, que anuncia ter regressado para reaver tudo o que lhe pertence. O realizador Cédric Kahn (Sinais Vermelhos, Uma Vida Real) faz também um dos papéis principais.

Espaço Nimas, Sáb (16) 17.00; Centro Cultural Olga Cadaval, Sáb (16) 21.00.

A Ilha dos Silvos

De Corneliu Porumboiu

Porumboiu, autor de fimes de referência do cinema romeno recente, como 12:08 A Este de Bucareste ou Tesouro, é um dos realizadores homenageados com uma retrospectiva nesta edição do LEFFEST. Será igualmente exibido o seu novo filme, A Ilha dos Silvos, uma comédia policial passada nas ilhas Canárias e protagonizada por um agente da polícia romeno que é também informador de mafiosos.

Espaço Nimas, Sáb (23) 19.30; Centro Cultural Olga Cadaval, Dom (24) 17.30.

Publicidade

Viagem a Cabo Verde

De José Miguel Ribeiro

O realizador de animação português José Miguel Ribeiro é outro dos homenageados deste ano no LEFFEST. Viagem a Cabo Verde é de 2010, e conta a história de uma viagem de 60 dias a andar em Cabo Verde. O viajante em questão abdicou do telemóvel e do relógio, leva apenas uma mochila com o essencial e não programou nada. A Suspeita, Passeio de Domingo ou Dodu – O Rapaz de Cartão são outros dos filmes a ser mostrados nesta retrospectiva.

Centro Cultural Olga Cadaval, Qui (21) 14.30.

Passámos Por Cá

De Ken Loach

O inglês Ken Loach continua teimosamente, contra modas e marés, a fazer um cinema social e de intervenção, que vai buscar os seus temas à actualidade e ao real quotidiano das pessoas anónimas. O protagonista de Passámos por Cá é um chefe de família coberto de dívidas desde a crise de 2008, que começa a trabalhar como motorista de entregas por conta própria, para que a casa não dependa apenas do ordenado da mulher, uma cuidadora.

Espaço Nimas. Sex (15) 21.30.

Publicidade

It Must Be Heaven

De Elia Suleiman

Cineasta da condição palestiniana e intérprete de quase todos os seus filmes, Elia Suleiman não dava sinais de si desde 2012, quando assinou um dos episódios da fita colectiva 7 Dias em Havana. Em It Must Be Heaven, que volta a protagonizar, Suleiman foge da Palestina em busca de um novo lar, apenas para descobrir que a Palestina o persegue. De Paris até Nova Iorque, algo irá sempre recordá-lo de casa.

Espaço Nimas, Sáb (16) 21.45.

O Farol

De Robert Eggers

O americano Robert Eggers entrou pela porta principal do cinema com A Bruxa (2015), um dos melhores filmes de terror recentes, que não teve exibição comercial em Portugal. O seu segundo filme é este O Farol, que escreveu com o irmão, Max. A história é ambientada numa remota ilha da Nova Inglaterra, onde dois homens tomam conta de um farol, um velho marinheiro (Willem Dafoe) e o seu jovem assistente (Robert Pattinson). Pouco a pouco, este apercebe-se de que há algo misterioso na ilha.

Centro Cultural Olga Cadaval, Qui (21) 21.00; Espaço Nimas, Dom (24) 21.30.

Publicidade

Uma Vida Secreta

De Terrence Malick

Bruno Ganz teve o seu último papel neste filme de Terrence Malick, inteiramente rodado na Europa e baseado em factos reais. August Diehl interpreta Franz Jägerstätter, um camponês austríaco católico que foi objector de consciência na II Guerra Mundial, sendo por isso preso pelo regime nacional-socialista e executado em 1943.

Espaço Nimas, Dom (17) 21.30.

Mais cinema

Sala de Cinema
Fotografia: Manuel Manso e Rui Pita

As melhores salas de cinema de Lisboa

Filmes

O cinema é, em grande medida, uma experiência íntima. Por mais que sejamos solidários, pessoas com mente aberta, gente disponível para aventuras destemidas, há coisas que só fazem sentido da nossa maneira. Ou seja, se para uns um filme vai bem com uma avalanche de pipocas (e aquele mascar é por certa agradável banda sonora), para outros há poucas coisas piores no mundo do que ir ao cinema e ter que levar com o barulho da mão a ir ao fundo do balde.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade