Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O LEFFEST em dez filmes essenciais
Dear Comrades! (2020)1/9
©DRDear Comrades! de Andrei Konchalovsky
Sportin' Life (2020)2/9
©DRSportin' Life de Abel Ferrara
Undine (2020)3/9
©DRUndine de Christian Petzold
Nomadland (2020)4/9
©DRNomadland de Chloé Zhao
Kajillionaire (2020)5/9
©DRKajillionaire de Miranda July
The Human Voice (2020)6/9
©DRThe Human Voice de Pedro Almodóvar
Laundriness (2011)7/9
©DRLaundriness de Ana Rocha de Sousa
Rostropovich: L'archet Indomptable (2018)8/9
©DRRostropovich: L'archet Indomptable de Bruno Monsaingeon
Adieu Philippine (1962)9/9
©DRAdieu Philippine de Jacques Rozier

O LEFFEST em dez filmes essenciais

Fomos peneirar a programação do Lisbon & Sintra Film Festival e viemos de lá com uma dezena de fitas indispensáveis.

Por Eurico de Barros
Publicidade

Lisboa e Sintra voltam a receber, entre 13 e 22 de Novembro, mais uma edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, a 14.ª, que decorre no Nimas, no Tivoli e no Centro Cultural Olga Cadaval. Além das secções habituais (Em Competição, Fora de Competição e Sessões Especiais), o LEFFEST dedica este ano retrospectivas e homenagens a Paul Thomas Anderson (uma integral da obra), Wong Kar-Wai (cinco filmes em cópias digitais restauradas), ao artista e realizador francês Clément Cogitore, e à Cinemateca Francesa, com escolhas do acervo desta instituição feitas pelo seu director, Frédéric Bonnaud. Haverá ainda o ciclo temático Confronting the Gaze/Os Olhares em Confronto e a secção CinemART. Seleccionámos dez filmes a não perder.

Recomendado: Os melhores filmes de 2020 até agora

O LEFFEST em dez filmes essenciais

Dear Comrades! de Andrei Konchalovsky

O novo filme do realizador de Os Amantes de Maria e Comboio em Fuga passa-se em 1962, na antiga URSS. Lyudmila, uma comunista devota, vê a sua fé no partido ser abalada após presenciar, na cidade industrial onde vive, o massacre de trabalhadores que tinham entrado em greve e se manifestavam contra o aumento dos preços. E a sua filha está entre os desaparecidos.

Em Competição. Centro Cultural Olga Cadaval, 17 de Nov (Ter) 13.30 | Nimas, 23 de Nov (Seg) 14.30

Sportin’ Life de Abel Ferrara

A relação que tem com o cinema e com Willem Dafoe, seu intérprete habitual e grande amigo, a música e a arte, e os tempos de pandemia que atravessamos são os temas deste documentário de Abel Ferrara, bem como a experiência que foi mostrar a sua nova ficção, Siberia (que também passa no LEFFEST, fora de competição), no Festival de Berlim.

Em Competição. Centro Cultural Olga Cadaval, 18 de Nov (Qua) 14.00 | Nimas, 20 de Nov (Sex) 18.00.

Publicidade

Undine de Christian Petzold

A história da mitológica Ondina, a ninfa aquática que se torna humana por amor e morre quando o seu apaixonado a trai, e foi já por várias vezes tratada pelo cinema, é retrabalhada e modernizada por Christian Petzold neste filme. Aqui, Ondina, interpretada por Paula Beer, é uma historiadora que trabalha no departamento urbanístico da Câmara Municipal de Berlim.

Em Competição. Centro Cultural Olga Cadaval, 17 de Nov (Ter) 11.00 | Nimas, 23 de Nov (Seg) 20.00.

Nomadland de Chloé Zhao

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, este filme, a terceira longa-metragem de Chloé Zhao, tem Frances McDormand no papel de uma mulher que perde tudo na crise financeira de 2008 e decide começar uma vida nómada, percorrendo o Oeste dos EUA numa carrinha que se transforma na sua casa e trabalhando onde consegue. Baseado no livro onde Jessica Bruder relata as suas experiências nómadas.

Fora de Competição. Tivoli, 24 de Nov (Ter) 19.00.

Publicidade

Kajillionaire de Miranda July

Um casal de vigaristas veteranos, que treinaram a sua única filha na arte do furto, do logro e do embuste, decide recrutar uma estranha para os ajudar num grande golpe que estão a planear. Mas a vida da filha dos burlões vai ser virada de pernas para o ar pela recém-chegada. Este novo filme de Miranda July tem Debra Winger, Richard Jenkins, Evan Rachel Wood e Gina Rodriguez no elenco.

Fora de Competição. Tivoli, 17 de Nov (Ter) 19.30.

The Human Voice de Pedro Almodóvar

Uma mulher vê o tempo passar, enquanto espera que o seu ex-amante venha buscar duas malas com os seus pertences. Além dela, o homem também abandonou o cão, que, inquieto, não percebe que nunca mais voltará a ver o dono. Tilda Swinton interpreta esta curta-metragem de meia hora de Pedro Almodóvar, inspirada na peça de Jean Cocteau.

Fora de Competição. Centro Cultural Olga Cadaval, 20 de Nov (Sex) 19.00 | Tivoli, 23 de Nov (Seg) 19.30 

Publicidade

Laundriness/ No Mar de Ana Rocha de Sousa

Na primeira destas duas curtas-metragens, realizada em 2011, a realizadora de Listen instalou a câmara numa lavandaria self-service de Londres, registando o quotidiano do gerente, Serif, e dos seus clientes. A segunda, de 2013, uma ficção, centra-se em Cecília, a única professora de uma ilha de pescadores, cuja filha morre afogada.

Sessões Especiais. Nimas, 18 de Nov (Qua) 18.30 | Centro Cultural Olga Cadaval, 19 de Nov (Qui) 17.00.

Rostropovich: L'archet Indomptable de Bruno Monsaigeon

Em 1972, o grande violoncelista russo Mstislav Rostropovich foi expulso da URSS e privado da sua cidadania, por ter defendido o escritor Alexander Soljenítsin, autor de O Arquipélago Gulag, também ele banido do país, e foi instalar-se nos EUA. A história da sua vida é contada neste documentário, com imagens de arquivo e testemunhos de familiares e amigos.

Sessões Especiais. Nimas, 16 de Nov (Seg) 14.00.

Publicidade

Adieu Philippine de Jacques Rozier

Nome menos destacado da Nova Vaga francesa, Jacques Rozier conheceu o seu maior sucesso neste filme que escreveu e realizou em 1962. É a história de Michel, um jovem técnico de televisão que antes de partir para cumprir o serviço militar na então Argélia francesa, vai passar as férias de Verão à Córsega com duas raparigas, amigas inseparáveis, que namora ao mesmo tempo.

Homenagem à Cinemateca Francesa – As Escolhas de Frédéric Bonnaud. Nimas, 20 de Nov (Sex) 15.00.

O novo estado de emergência obrigou à alteração de horários nas sessões do LEFFEST. Consulte a programação completa e os horários aqui.

Mais cinema

Filme de Wong Kar Wai
©DR

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Filmes

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais. Para não perder nada, todas as semanas damos-lhe as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa, habitualmente em salas muito especiais. Não perca a oportunidade de ver (ou rever) estes filmes obrigatórios.

Wonder Woman 1984
DR

As estreias de cinema que não pode perder até ao final do ano

Filmes

A pandemia levou a que várias superproduções americanas e o novo James Bond fossem adiados para 2021, ou enviados para o streaming, mas isso não quer dizer que não se continuem a estrear filmes de interesse todas as semanas. Por isso, fizemos uma escolha de títulos que vão chegar aos cinemas até ao final do ano. Dela constam duas produções portuguesas: Listen, de Ana Rocha de Sousa, que recebeu uma série de prémios no Festival de Veneza, e Bem Bom, de Patrícia Sequeira, que conta a história das Doce. Bem como Miss, de Ruben Alves, autor de A Gaiola Dourada.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade