A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
A Noiva
DRA Noiva

Dez filmes (e não só) para o LEFFEST

Peneirámos a programação do Lisbon & Sintra Film Festival e trazemos-lhe o essencial sobre a edição deste ano, que não se esgota no cinema.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

É de 10 a 20 de Novembro que se realiza a 16.ª edição do LEFFEST – Lisboa & Sintra Film Festival, entre o Cinema Nimas e o Teatro Tivoli, em Lisboa, e o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Na programação de cinema – e além das habituais secções Em Competição, Fora de Competição e Sessões Especiais – haverá homenagens ao realizador português Sérgio Tréfaut, ao actor americano Jim Carrey e ao movimento cinematográfico L.A. Rebellion, activo entre os anos 60 e 80 (os realizadores Charles Burnett, Billy Woodberry, Ben Caldwell, Julie Dash e Haile Gerima serão convidados especiais do festival e participarão em debates na exibição dos seus filmes); e os ciclos temáticos Romper as Grades, com fitas passadas no mundo das prisões, e Sou Culpado?, que inclui uma selecção de títulos que exploram os temas da culpa, da responsabilidade e da escolha.

No plano dos espectáculos, o LEFFEST 2022 vai apresentar, em estreia mundial, a peça The Infamous Ramirez Hoffman, adaptada por John Malkovich do livro A Literatura Nazi nas Américas, de Roberto Bolaño, e com o actor e um trio de músicos em palco; um concerto de Dino d’Santiago; e um espectáculo de dança coreografado por Olga Roriz, com um corpo de bailarinos reclusos do Estabelecimento Prisional do Linhó. No MU.SA – Museu das Artes de Sintra, poderão ser vistas as exposições “L.A. Rebellion – Uma Viagem com Ben Caldwell Através da História e do Legado do Movimento”, e “Arte Entre Ruínas: Sublimação Artística na Faixa de Gaza”, da artista e autora Malak Mattar.

Entre os vários eventos especiais, destaque para um debate sobre o tema Abolicionismo, em que participam a activista Angela Davis e a professora e autora Gina Dent; conversas com, entre outros, o realizador David Cronenberg e o actor e realizador John Malkovich, Bella Freud, filha do pintor Lucian Freud, por ocasião do centenário do seu nascimento, ou o actor Michael Fassbender e a realizadora Brigitte Sy, sobre a representação das prisões no cinema; haverá ainda um workshop sobre direcção de actores, a cargo do realizador romeno Cristi Puiu. Seleccionámos uma dezena de filmes de entre as várias secções, homenagens e ciclos temáticos. A restante programação pode ser consultada aqui.    

O LEFFEST em dez filmes essenciais

Toda a Beleza e a Carnificina

De Laura Poitras 

A documentarista Laura Poitras (Citizenfour) ganhou o Festival de Veneza com esta fita sobre a vida da artista e activista Nan Goldin, e o seu combate para responsabilizar a farmacêutica Purdue Pharma, propriedade da família Sackler, pela crise dos opióides nos EUA, bem como os museus e instituições artísticas que receberam apoio financeiro daquela.

Centro Cultural Olga Cadaval. 19 de Novembro (Sáb) 21.30

The Whale

De Darren Aronofsky

Brendan Fraser interpreta, neste novo filme do realizador de A Vida Não é um Sonho e Cisne Negro, um professor de Inglês que sofre de obesidade mórbida e vive fechado em casa, e que vai tentar reaproximar-se da sua filha adolescente, numa tentativa de redenção. Fraser usou um fato prostético para fazer este papel e tem-se também debatido com problemas de peso nos últimos tempos.

Tivoli BBVA. 16 de Novembro (Qua) 21.30

Publicidade

Broker

De Hirokazu Koreeda

O realizador japonês de Ninguém Sabe e Tal Pai, Tal Filho foi à Coreia do Sul rodar esta história de bebés abandonados e roubados. Uma mãe que tinha deixado o seu filho à porta de uma igreja para ser adoptado, regressa para o ir buscar e encontra dois homens que roubam as crianças para os vender para adopção no mercado negro. Os três vão então em busca do bebé. Prémio de Melhor Actor em Cannes para Song Kang-ho.

Tivoli BBVA. 15 de Novembro (Ter) 17.30

Master Gardener

De Paul Schrader

Narvel Roth (Joel Edgerton) é um meticuloso horticultor que cuida da propriedade de Norma Haverhill (Sigourney Weaver), uma rica viúva, à qual procura sempre agradar. Quando esta lhe pede que se encarregue da formação da sua sobrinha-neta, Maya, uma jovem problemática, Narvel vai passar a conhecer os segredos de um passado violento que estava oculto. Paul Schrader escreve e realiza, como sempre.

Cinema Nimas. 20 de Novembro (Dom) 19.30

Publicidade

EO

De Jerzy Skolimovski

Prémio do Júri e da Banda Sonora no Festival de Cannes, EO é o mais recente filme do octogenário cineasta polaco, autor de O Uivo, Moonlighting e O Navio Farol. O EO do título é um burrinho através de cujos olhos a fita é contada. Ao longo da sua jornada pela Europa dos nossos dias, o animal vai encontrando pessoas boas e más e vivendo experiências várias, tristes e felizes, sem nunca perder a sua inocência.

Cinema Nimas. 13 de Novembro (Dom) 19.30

Nostalgia

De Mario Martone

O italiano Mario Martone volta a assinar mais um filme passado na sua Nápoles natal, desta vez baseado no romance homónimo do seu compatriota Ermanno Rea. A história centra-se em Felice Lasco (Pierfrancesco Favino), que depois de ter passado 45 anos no estrangeiro, volta a Nápoles para cuidar da mãe, que está muito doente, redescobrindo a cidade, reencontrando pessoas e enfrentando o passado.

Cinema Nimas. 13 de Novembro (Dom) 16.45

Publicidade

Leila’s Brothers

De Saeed Roustayi

O novo filme do realizador do fabuloso A Lei de Teerão tem como protagonista Leila, uma mulher de 40 anos, que tem passado a vida a tomar conta do pai e dos seus quatro irmãos. Com o país em grave situação económica por causa das sanções internacionais, Leila quer criar um negócio para salvar a família da pobreza, e descobre entretanto que o pai esconde uma herança do resto da família.

Return to Dust

De Ruijun Li

Ma é agricultor na China rural, e a última pessoa solteira da sua família. Cao é deficiente e não pode ter filhos. As suas famílias forçaram-nos a casarem-se para se verem livres deles e tudo leva a crer que a sua situação tem tudo para piorar a vida já difícil de ambos. Em vez disso, Ma e Cao aprendem a viver juntos, a cuidar um do outro e a construir um lar, apesar de todas as dificuldades e provações que têm que enfrentar.

Cinema Nimas. 14 de Novembro (Seg) 16.00; Centro Cultural Olga Cadaval. 15 de Novembro (Ter) 15.00

Publicidade

A Noiva

De Sérgio Tréfaut

Uma adolescente europeia que foge de casa para casar com um guerrilheiro do Estado Islâmico é a personagem principal da nova realização do português Sérgio Tréfaut. Três anos mais tarde, a rapariga está viúva, tem dois filhos, está grávida do terceiro, vive num campo de prisioneiros no Iraque e vai ser julgada. Quem é ela, após três anos de guerra e de lavagem ao cérebro? Com Joana Bernardo, Lola Dueñas e Hugo Bentes.

Cinema Nimas. 20 de Novembro (Dom) 17.00

Labirinto do Cinema

De Nobuhiko Obayashi

Este filme foi do veterano japonês Nobuhiko Obayashi, que morreu em 2010, aos 83 anos. Três jovens que estão no último cinema da cidade em que vivem, que vai fechar as portas e está a exibir uma maratona de filmes de guerra nipónicos, vêem-se enviados para o mundo da II Guerra Mundial dentro do grande ecrã. Aí, conhecem os membros de um grupo de teatro itinerante.

Cinema Nimas. 11 de Novembro (Sex) 13.00

Mais cinema

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade