A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Michael cane em ‘Ana e as Suas Irmãs’
DRMichael cane em ‘Ana e as Suas Irmãs’

Os melhores filmes com Michael Caine

O anunciado fim da longa carreira é a oportunidade perfeita para uma retrospectiva dos melhores filmes com Michael Caine (e não, ‘O Cavaleiro das Trevas’ não entra na lista).

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Sir Michael Caine, nascido Maurice Micklewhite em Londres, filho de uma cozinheira e de um vendedor de peixe, tem 90 anos e decidiu pôr ponto final numa longa, distinta e prestigiada carreira, que fez dele um dos maiores, mais característicos e mais bem-amados actores britânicos, de enorme projecção internacional. O filme de despedida de Michael Caine (também autor de vários livros de memórias, de um sobre o ofício de actor e, recentemente, de um thriller policial) é A Última Evasão em que interpreta um veterano da II Guerra Mundial que foge do lar em que vive em Inglaterra para ir assistir às cerimónias dos 70 anos do Dia-D em França, e estreia-se em Portugal a 7 de Março. Assinalando a sua saída de cena e o seu derradeiro papel, escolhemos 12 filmes imprescindíveis de Michael Caine.

Recomendado: Os 100 melhores filmes de sempre

12 filmes imprescindíveis com Michael Caine

Zulu

De Cy Enfield, 1964

Michael Caine teve o seu primeiro papel de destaque no cinema em Zulu, um épico sobre o lendário combate de Rorke’s Drift, na África do Sul, em 1879, quando um pequeno grupo de soldados e alguns civis enfrentaram e derrotaram os Zulus que pouco tempo antes haviam esmagado as tropas britânicas em Isandlwana. O cockney Caine incarna, e com toda a convicção, o aristocrático e inexperiente tenente Bromhead, que tem o seu oposto no veterano e plebeu tenente Chard (Stanley Baker).    

O Caso Ipcress

De Sidney J. Furie, 1965

Um espião muito inglês que usa óculos, tem um sentido de humor sarcástico, não se coíbe de criticar a hierarquia a que se submete e está em tudo nos antípodas de James Bond. Eis Harry Palmer, criado por Len Deighton e herói de uma série de livros, e ao qual Michael Caine deu corpo, alma, idiossincrasias e credibilidade em O Caso Ipcress, o primeiro – e o melhor – de uma série de filmes em que interpretou a personagem ao longo da Guerra Fria, e após o fim do comunismo. 

Publicidade

Alfie

De Lewis Gilbert, 1966

Depois de Terence Stamp, amigo e então colega de casa de Michael Caine, ter recusado fazer no cinema o papel principal da peça Alfie, de Bill Naughton, que havia desempenhado em palco, Caine agarrou-o com as duas mãos e, graças a ele, lançou em definitivo a sua carreira e transformou-se numa vedeta. Alfie é um jovem cockney, conquistador em série de mulheres jovens ou mais velhas, arrogante e com escassos escrúpulos, que fala e se gaba directamente para o público, e Caine mostra à saciedade que nasceu para o interpretar.

Get Carter

De Mike Hodges, 1971

Michael Caine é magnífico no papel do Carter deste poderoso filme policial, um gangster estabelecido em Londres e que regressa à sua Newcastle natal para investigar a morte suspeita do irmão, num acidente de viação, entrando em conflito com o submundo desta cidade. O realizador Mike Hodges quis rodar uma história de gangsters anti-hollywoodesca, e incluída na tradição do realismo “cinzento e austero” inglês, e o duro e lacónico Jack Carter de Michael Caine dá expressão humana a esta intenção. 

Publicidade

Autópsia de um Crime

De Joseph L. Mankiewicz, 1972

O último filme de Joseph Mankiewicz é um dos seus melhores, e deu também papéis memoráveis a Laurence Olivier e a Michael Caine. É uma história que se apoia no tema muito inglês da diferença de classes, com Caine no papel de um cabeleireiro algo insolente que anda com a mulher de Olivier, um famoso e distinto autor de policiais, apaixonado por teatro e jogos. Os dois homens vão confrontar preconceitos sociais, personalidades, manhas – e também sotaques.

O Homem que Queria Ser Rei

De John Huston, 1975

Michael Caine forma com Sean Connery uma parelha inesquecível neste clássico realizado por John Huston e baseado numa obra de Rudyard Kipling. Eles são Peachy e Daniel, dois soldados ingleses espertalhões que, em 1880, se tornam reis (e com estatuto de deuses) de uma remota região da Índia, que nenhum ocidental visitou desde Alexandre, o Grande, e aproveitam ao máximo a sua excepcional condição.

Publicidade

Voo das Águias

De John Sturges, 1976

Neste filme de guerra baseado no livro de Jack Higgins, encontramos Michael Caine num papel invulgar. Ele é um coronel alemão que lidera um comando encarregue de matar Winston Churchill em Inglaterra, para o que os militares que o compõem têm que simular que são ingleses. Caine é totalmente convincente na pele da personagem, um militar profissional que não tem simpatia pelos nazis, e cuja dignidade e rectidão o actor realça.

Vestida para Matar

De Brian De Palma, 1980

Brian De Palma deu a Michael Caine um dos papéis mais inesperados e contra a norma da carreira do actor, mas também bem conseguidos, neste policial muito hitchcockiano (ou não fosse um filme de De Palma). Ele faz o distinto psiquiatra de uma mulher que é assassinada por uma misteriosa loura num elevador, que depois vai perseguir a única testemunha do crime, uma prostituta de luxo. E esta pede ajuda ao médico para apanhar a criminosa.  

Publicidade

Armadilha Mortal

De Sidney Lumet, 1982

Um escritor que sofre de bloqueio criativo (Michael Caine) e a sua mulher (Dyan Cannon) planeiam matar um aluno dele (Christopher Reeve) que escreveu uma primeira peça de teatro magnífica, e apropriar-se da obra para fazer um regresso triunfal à Broadway. Caine é soberbo de amoralidade calculista e falsidade sorridente nesta fita de Sidney Lumet em cujo enredo nem tudo o que parece é, e que a certa altura dá uma reviravolta brilhante.

A Educação de Rita

De Lewis Gilbert, 1983

Um professor universitário alcoólico, solitário e azedo (Michael Caine) é contratado por uma cabeleireira (Julie Walters) que quer completar a instrução básica antes de ter filhos e assentar a sua vida como mãe de família e dona de casa. Caine dá uma tocante e profunda dimensão de verdade humana à personagem do professor e entende-se às mil maravilhas com Walters nesta adaptação ao cinema da peça de Willy Russell.

Os melhores filmes em streaming

  • Filmes

O Disney+ junta os clássicos de animação da Disney e da Pixar, os nove episódios da saga Star Wars, os grandes êxitos da Marvel e mais uma ou outra surpresa.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade