O melhor do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra

E vão oito. Oito edições do festival de curtas-metragens Córtex. Oito dias de cinema, desta vez não apenas em Sintra mas também em Lisboa. Muito, muito mais de oito filmes, entre homenagem e competição. Tudo entre 11 e 18 de Abril.
Pronto, era assim
Pronto, Era Assim
Por Rui Monteiro |
Publicidade

Como de costume há uma figura central, uma espécie de centro de gravidade que, neste caso, se estende a esta escolha. Nesta edição é Ulrich Seidl, cineasta austríaco para quem entre ficção e não-ficção não existe propriamente fronteira. A ele juntam-se uma boa colheita de realizadores portugueses e estrangeiros num programa diverso.

Recomendado: 33 coisas para fazer em Sintra

O melhor do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra

Camera
Arte

Frontal

icon-location-pin Sintra

O melhor é ir direito ao assunto. É, aliás, para isso que existe este departamento do Córtex dedicado a filmes que não temem abordar as vulgaridades mais obscuras da realidade e ousam provocar mitos e ideias feitas. As abordagens são decerto diferentes. O objectivo é, a bem dizer, o mesmo.

Nesta sessão encontram-se obras recentes da cinematografia portuguesa, como Pronto, Era Assim, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, Rhoma Acans (trailer), da premiada Leonor Teles, Primária, de Hugo Pedro, ou, de Tânia Dinis, Não São Favas, São Feijocas, e Coisa de Alguém, dirigido por Susanne Malorny.

Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). Qua, 11, 16.30.

Camera
Arte

Competição Internacional

icon-location-pin Sintra

Neste segmento dos festivais é onde se costuma encontrar o mais ousado, o mais ingénuo e o mais brilhante, às vezes tudo de uma vez.

Alguns filmes em concurso já têm o seu passado ganho em outros eventos, o que de certo modo é um certificado de garantia, pelo que é departamento a visitar amiúde, nesta sessão encontrando Los Desheredados, da realizadora espanhola Aura Ferrés, Night Call (trailer) da norte-americana Amanda Renee Knox, e ainda Sog, dirigido pelo alemão Jonatan Schwenk, ou, da Polónia, realizado por Kordian Kadziela, Lockjaw, e, do director belga Anthony Schatteman, Hello, Stranger.

Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). Qui, 12, 19.00.

Publicidade
Camera
Filmes

E os premiados foram…

icon-location-pin Bairro Alto

Um prémio é um prémio e esta uma noite para obras premiadas (algumas das quais exibidas também noutras sessões), como, por exemplo, neste caso, Pronto, Era Assim. Além do filme de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, o programa inclui Outubro Acabou (trailer), dirigido em 2015 por Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, entre Portugal e o Brasil.

Cinema Ideal (Lisboa). Sex, 13, 22.00.

Camera
Arte

Competição Nacional

icon-location-pin Sintra

Nesta terceira sessão dedicada à competição nacional encontra-se logo a abrir as hostilidades Altas Cidades de Ossadas (trailer), de João Salaviza, Tudo o que Imagino, de Leonor Noivo, Surpresa, dirigido, como todos os outros o ano passado, por Paulo Patrício, mais Miragem Meus Putos, de Diogo Baldaia, e Thursday Night, com realização de Gonçalo Almeida.

Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). Sáb, 14, 22.00.

Publicidade
Camera
Filmes

Ulrich Seidl

icon-location-pin Bairro Alto

Chegada a hora do convidado de honra é bom ir avisando que o cineasta austríaco é senhor para, através dos seus filmes, fornecer olhares sobre a marginalidade social e os seus protagonistas capazes de provocar reacções – vamos pôr isto de maneira suave – incómodas. Seja como for, as próximas entradas na lista são-lhe merecidamente dedicadas.

Em sessão que também inclui Noite, do português Flávio Pires, o prato de substância é The Bosom Friend (trailer), onde Ulrich Seidl, em 1997, observa a vida de um professor de matemática vivendo com a uma daquelas mães que não deita um cordel fora, quanto mais os jornais do século inteiro.

Cinema Ideal (Lisboa). Dom, 15, 22.00.

Camera
Filmes

Safari

icon-location-pin Bairro Alto

A última obra de Ulrich Seidl, realizada em 2016, com direito a estreia no Córtex e honra de sessão de abertura, regressa ao ecrã do festival para mais uma sessão. Sessão a não perder, que vai até África, a regiões ainda selvagens, onde gazelas e zebras e gnus (enfim, aqueles animais que conhecemos dos jardins zoológicos e das animações da Disney), pastam e passeiam como quem passa férias. É o que parece um Éden. Até chegar o momento morte-da-mãe-do-Bambi, isto é, quando turistas alemães e austríacos atravessam o mato, esperam e perseguem as suas presas, disparando com exaltação que não escondem quando posam com os animais mortos. Isto é: a natureza humana no seu melhor…

Cinema Ideal (Lisboa). Seg, 16, 22.00.

Publicidade
Camera
Arte

Dias de Escola

icon-location-pin Sintra

Com a terça-feira dedicada a entrega de prémios e outras comemorações, resta o último dia do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra para pousar mais uma vez o olhar sobre a obra de Ulrich Seidl.

Particularmente generosa esta sessão, que abre com Nada Fazi (trailer), de Filipa Reis e João Miller Guerra, prosseguindo com os primeiros trabalhos do realizador austríaco. Ou seja: One Forty, de 1980, e, principalmente, The Prom, dirigido em 1982, onde Seidl, de regresso a Horn, a cidade da Baixa Áustria que o viu crescer, observa a preparação e o desenrolar de um dos eventos sociais mais importantes da cidade, ao mesmo tempo momento culminante do Carnaval, quer dizer, o baile de finalistas do ensino secundário. Momento fundamental da vida cinematográfica de Ulrich Seidl, pois foi este filme “a razão pela qual fui expulso da Escola de Cinema. Os professores não gostaram da sua estrutura ou edição, e pensaram que o filme prejudicaria a reputação da Escola.” E assim começou uma lenda.

Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). Qua, 18, 22.00.

Mais cinema

Wonderstruck - O Museu das Maravilhas
©DR
Cinemas

Filmes em cartaz esta semana

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e feitios. Das estreias da semana aos filmes que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas principais salas. Saiba que filmes estão em que cinemas, e quando é que os pode ver. E, se não souber o que escolher, leia as nossas críticas.

Filmes

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Pode ver aqui os filmes em cartaz esta semana, mas algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. Esta semana, as coordenadas do cinema alternativo em Lisboa passam pela Cinemateca e pelo Forúm Lisboa.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com