‘O Grande Sonho’, de Peter Bogdanovich (1993)

Vencedora de um Óscar de Melhor Actriz em 2010 por 'Um Sonho Possível', Sandra Bullock impôs-se em Hollywood graças a 'Speed-Perigo a Alta Velocidade', em 1994, e é uma daquelas estrelas de cinema que conquistou os espectadores graças à sua imagem de "girl next door", que soube explorar no campo da comédia, um género em que se sente em casa, no qual dá cartas e que lhe tem dado muito espaço para vestir personagens bastante variadas. O que não a impediu de andar por outros géneros, como é o caso do policial ou da ficção científica. Eis os oito melhores filmes de Sandra Bullock, para ver e elogiar.
Recomendado: Os melhores filmes de Leonardo DiCaprio
A comédia, seja pura, seja romântica, é o habitat cinematográfico onde Sandra Bullock se sente totalmente em casa. Como se comprova neste filme em que interpreta uma anónima empregada de bilheteira dos transportes públicos de Chicago, que finge ser a noiva de um rapaz (Peter Gallagher) que salvou de ficar debaixo de um comboio no Dia de Natal e ficou em coma, porque não tem família e a sua vida sentimental é inexistente. A imagem de girl next door de Bullock raramente foi tão bem aproveitada como em Enquanto Dormias.
Mais uma comédia, mais um papel à medida de Sandra Bullock, agora o de Gracie Hart, uma agente do FBI muito pouco feminina e sofisticada, que é destacada para o concurso de Miss EUA, ameaçado de atentado terrorista. O estilo e o comportamento de Gracie espalham o horror entre os responsáveis do concurso, tanto mais que ela tem que fingir ser uma das misses participantes. Bullock é irresistível de piada a fazer uma Gracie deslocadíssima no ambiente do concurso e a tentar confundir-se no meio das outras participantes.
Sophia Loren é a mais lendária actriz do cinema italiano, com uma carreira lançada no início dos anos 50, em figurações e papéis secundários. Depois de se impor em Itália em meados da mesma década, rapidamente ganhou projecção internacional. A última vez que a vimos no cinema foi no filme Uma Vida à sua Frente (2020), onde assumiu o papel principal, numa obra dirigida pelo seu filho, Edoardo Ponti. Uma nova versão de um filme dramático dos anos 70 baseado num livro do escritor francês Romain Gary, então interpretado por Simone Signoret. Loren tinha 85 anos quando vestiu esse último papel, numa longa-metragem que pode ser vista na Netflix. Mas aqui apresentamos uma escolha de oito dos seus papéis mais notáveis.
Liam Neeson é um actor que trabalha. Este ano, tem filmes em várias fases de elaboração, dois deles com estreia marcada para 2025: a comédia de ficção científica Cold Storage e The Naked Gun: Aonde é Que Para a Polícia?!, uma nova versão dos filmes protagonizados por Leslie Nielsen nas décadas de 1980 e 1990. E foi no início dos anos 1980 que Neeson se estreou no cinema, depois de se ter distinguido no palco e ter experimentado a televisão, e nunca mais parou desde então. Faz uma média de quatro filmes por ano, tudo para mais, nada para menos. Recordamos aqui um punhado dos seus melhores papéis, de Vingança Sem Rosto a Silêncio. São estes os melhores filmes de Liam Neeson.
Johnny Depp foi dirigido neste punhado de filmes, feitos a partir dos anos 1990, quando se impôs em Hollywood, por cineastas como John Waters, Mike Newell e especialmente Tim Burton, com quem já colaborou em oito filmes (nove se contarmos com Alice do Outro Lado do Espelho, do qual Burton é produtor). Depp também tem olho para a realização, tendo em 1997 visto estrear a sua primeira longa-metragem, O Bravo, que também interpreta, com Marlon Brando no elenco. Mas isso é matéria para outra conversa. Estes são os melhores filmes de Johnny Depp, o actor.
Discover Time Out original video