Os filmes mais esperados até aos Óscares

Para começar bem o ano, seleccionámos 10 fitas que se estreiam em Portugal nos próximos dois meses. São os filmes mais esperados até aos Óscares.

Niko TaverniseThe Post é um dos filmes mais esperados até aos Óscares

Estreiam nos meses de Janeiro e Fevereiro em Portugal e estão apontados para ser nomeados para os Óscares no próximo dia 23, e ganhar estatuetas na cerimónia de entrega, a 4 de Março. Os 10 filmes mais esperados até aos Óscares já de seguida. 

Recomendado: Jimmy Kimmel volta a apresentar os Óscares em 2018

Os filmes mais esperados até aos Óscares

MARIA BY CALLAS de Tom Volf

Assinalando os 40 anos da morte de Maria Callas (1923-1977), o fotógrafo e realizador Tom Volf rodou este documentário em que dá à sublime cantora de ópera a oportunidade de contar a história da sua vida nas suas próprias palavras. Maria by Callas é feito de imagens e fotos de arquivo, muitas delas inéditas, cartas pessoais e outros documentos. Além da Callas, surgem aqui figuras como Winston Churchill, Marilyn Monroe ou Yves Saint-Laurent.

Estreia dia 11 de Janeiro

TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA de Martin McDonagh

Frances McDormand é a principal intérprete desta fita escrita e realizada pelo dramaturgo e argumentista anglo-irlandês Martin McDonagh, que venceu o Festival de Toronto. McDormand personifica uma mulher que vive numa vila dos EUA e que, perante a incapacidade do xerife local (Woody Harrelson) para encontrar e prender o violador e assassino da sua filha, compra espaço em três cartazes para expressar a sua indignação publicamente.

Estreia dia 11 de Janeiro

Publicidade

CHAMA-ME PELO TEU NOME de Luca Guadagnino

Escrito pelo realizador James Ivory (Quarto com Vista para a Cidade) com base no livro homónimo de André Aciman, este filme do italiano Luca Guadagnino, o autor de Eu Sou o Amor, passa-se nos anos 80, em Itália. É a história da ligação romântica que se estabelece entre um universitário americano (Armie Hammer) e o filho adolescente (Timothée Chalamet) do professor de Arqueologia para o qual aquele veio trabalhar como assistente durante o Verão.

Estreia dia 18 de Janeiro

+ Gaydar 2018: o melhor da agenda LGBT para o novo ano

THE POST de Steven Spielberg

Steven Spielberg junta Tom Hanks e Meryl Streep neste drama jornalístico ambientado durante a presidência de Richard Nixon, no início dos anos 70, quando o diário The Washington Post publicou uma série de documentos confidenciais do Pentágono sobre o envolvimento militar dos EUA na Guerra do Vietname nas administrações de John F. Kennedy e Lyndon Johnson. Streep é Katharine Graham, a proprietária do jornal, e Hanks o seu editor, Ben Bradlee.

Estreia dia 25 de Janeiro

+ Tom Hanks em 10 grandes papéis

+ Os melhores filmes de Meryl Streep

Publicidade

THE SHAPE OF WATER de Guillermo del Toro

Vencedor do Festival de Veneza, The Shape of Water é um monster movie “humanista” passado nos anos 60. Uma estranha criatura anfíbia capturada na América do Sul está aprisionada num laboratório de uma base militar de alta segurança dos EUA. Uma empregada de limpeza muda e tímida (Sally Hawkins) começa a estabelecer comunicação com a entidade através de linguagem gestual, descobre que é inofensiva e vai tentar ajudá-la a evadir-se.

Estreia dia 1 de Fevereiro

LINHA FANTASMA de Paul Thomas Anderson

O novo filme do autor de Magnolia será também o filme de despedida de Daniel Day-Lewis, que desta vez parece mesmo decidido a encerrar a sua carreira de actor, depois de um primeiro ameaço na década de 90. Nesta segunda obra sob a direcção de Anderson após Haverá Sangue, em 2007, Day-Lewis interpreta um famoso costureiro inglês da Londres dos anos 50, um solteirão que trabalha com a irmã e se apaixona de súbito por uma rapariga mais nova.

Estreia dia 1 de Fevereiro

+ 10 papéis memoráveis de Daniel Day-Lewis

Publicidade

TODO O DINHEIRO DO MUNDO de Ridley Scott

Este Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott, vai ficar para a história como o filme em que um actor, Kevin Spacey, foi eliminado da produção com a rodagem já terminada, devido às acusações de assédio sexual que pendiam sobre ele, e substituído por outro, no caso, Christopher Plummer. O filme recria o célebre rapto do neto adolescente do multimilionário americano J. Paul Getty (Plummer) pela ‘Ndrangheta, a Mafia da Calábria, em 1973.

Estreia dia 8 de Fevereiro

THE 15:17 TO PARIS de Clint Eastwood

No dia 21 de Agosto de 2015, um terrorista islâmico abriu fogo dentro de um comboio de alta velocidade francês, tendo sido neutralizado por alguns passageiros, nomeadamente por três americanos, dois deles militares que estavam em férias em França. É a história deste atentado frustrado que Clint Eastwood conta no seu novo filme, cujos papéis principais são interpretados não por actores, mas pelos três homens que manietaram o terrorista.

Estreia dia 15 de Fevereiro

Publicidade

THE FLORIDA PROJECT de Sean Baker

Uma mulher e a sua precoce e irrequieta filha de seis anos vivem num motel manhoso nos arredores do Disney World em Orlando, na Florida. Enquanto a mãe procura ganhar algum dinheiro para garantir a sobrevivência diária, a miúda não pára de se meter em sarilhos. Sean Baker, realizador de Tangerine, assina este drama sobre os marginais, os esquecidos e os órfãos do sonho americano. Com Willem Dafoe, Brooklynn Prince e Bria Vinaite.

Estreia dia 15 de Fevereiro

PEQUENA GRANDE VIDA de Alexander Payne

O realizador de Sideways, Os Descendentes e Nebraska estreia-se aqui na ficção científica. No futuro próximo, foi inventado um processo científico de encolher as pessoas e os seus bens, de modo a poupar energia e recursos e reduzir o impacto da existência humana colectiva sobre o meio ambiente. Um casal é tentado por outro casal amigo a experimentar o processo, mas a mulher recusa à última da hora. Matt Damon, Kristen Wiig e Christoph Waltz interpretam.

Estreia dia 22 de Fevereiro

Publicidade

A história dos Óscares

Os filmes que ganharam mais Óscares

Titanic, Ben-Hur, a terceira parte da trilogia O Senhor dos Anéis ou West Side Story-Amor sem Barreiras estão entre os filmes recordistas de Óscares na história do cinema.

Por Eurico de Barros

Sete grandes realizadores que nunca ganharam Óscares

Nem sempre os melhores realizadores são aqueles que ganham Óscares, e já por muitas vezes as estatuetas de Hollywood desta categoria foram parar às mãos erradas, deixando de mãos a abanar quem as merecia.

Por Eurico de Barros
Publicidade

Actores e actrizes recordistas dos Óscares

Katahrine Hepburn, Jack Nicholson e Meryl Streep são três dos seis intérpretes que já receberam três ou mais estatuetas da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Por Eurico de Barros

Grandes actores e actrizes que nunca ganharam o Óscar

Peter O'Toole, Richard Burton, Glenn Close, Amy Adams ou Albert Finney são alguns dos actores e actrizes que têm em comum o facto de haverem sido indicados cinco ou mais vezes para Óscar, sem nunca o terem levado para casa.

Por Eurico de Barros
Publicidade

Comentários

0 comments