A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
  1. Filme, Cinema, 4 Quartos (1995), Tim Roth, Quentin Tarantino
    ©DR4 Quartos
  2. Filme, Cinema, O Apartamento (1960), Jack Lemmon, Shirley MacLaine
    ©DRO Apartamento de Billy Wilder
  3. Filme, Cinema, Os Onze de Oceano (1960)
    ©DROs Onze de Oceano de Lewis Milestone
  4. Filme, Cinema, Caça-fantasmas 2 (1989)
    ©DRCaça-fantasmas 2 de Ivan Reitman
  5. Filme, Cinema, Os Amigos de Peter (1992), Kenneth Branagh
    ©DROs Amigos de Peter de Kenneth Branagh

Os melhores filmes de passagem de ano

Já em contagem decrescente para o réveillon, eis 5 filmes de passagem de ano em que as 12 badaladas são fundamentais

Escrito por
Eurico de Barros
e
Tiago Neto
Publicidade

A passagem de ano serve, há décadas, de pano de fundo para cenas e momentos marcantes no pequeno e no grande ecrã. E habituamo-nos a pautar a altura com essa ajuda, por entre risos eufóricos e melancolia alimentada a doçaria e a álcool. Comédias românticas, dramas, policiais e filmes fantásticos, todos eles têm uma coisa em comum, as badaladas do relógio a marcar o passo para a acção. Na lista que se segue damos-lhe algumas das obras obrigatórias à passagem do ano e ao começo do novo. Mate saudades da confusão benigna de réveillons passados, enquanto vê um destes filmes em que a passagem de ano serve de pano de fundo.

Recomendado: Cinco séries para ver na noite de passagem de ano

Os melhores filmes de passagem de ano

O Apartamento

O enredo desta comédia negra e cínica realizada por Billy Wilder, a partir de um argumento de I.A.L. Diamond, desenreda-se entre a quadra natalícia e a passagem de ano. Jack Lemmon faz de empregado de uma grande empresa que empresta o apartamento aos chefes para eles estarem com as amantes. É uma maneira de subir na vida e na carreira que lhe parece tão boa como qualquer outra, até que uma das amantes, interpretada por Shirley MacLaine, por acaso a colega por quem ele está apaixonado, se tenta suicidar.

Os Onze de Oceano

Muito antes de Steven Soderbergh convidar George Clooney para dar corpo a Danny Ocean, o papel pertenceu a Frank Sinatra, nesta fita rodada por Lewis Milestone em 1960. E, no lugar de Brad Pitt e companhia, ao seu lado estavam outras figuras do chamado rat pack, como Dean Martin, Peter Lawford, Sammy Davis Jr. ou Joey Bishop, e mais uns quantos nomes, nos papéis de 11 veteranos da II Guerra Mundial que se reúnem para roubar simultaneamente cinco casinos em Las Vegas. Na véspera de Ano Novo.

Publicidade

Os Caça-Fantasmas 2

Cinco anos depois do primeiro Caça-Fantasmas (1984), Bill Murray, Ernie Hudson e os argumentistas Dan Aykroyd e Harold Ramis voltaram a vestir a pele de Peter Venkman, Winston Zeddemore, Raymond Stantz e Egon Spengler, neste filme de Ivan Reitman. A acção passa-se mais uma vez em Nova Iorque e, apesar desta sequela ficar aquém do original, tem uma coisa que o primeiro não tem: o argumento culmina na noite da passagem de ano, e até temos direito a uma interpretação de "Auld Lang Syne" quase no final.

Os Amigos de Peter

Por altura da passagem de ano, Peter (Stephen Fry) reúne os seus velhos amigos e colegas do grupo teatral da Universidade de Cambridge na mansão que herdou do pai. À medida que as horas passam, neste filme realizado, produzido e interpretado por Kenneth Branagh, percebemos que a vida adulta não tem corrido de feição a todos e que cada um está a lidar com os seus problemas. E isto é antes de Peter revelar a razão pela qual os convidou para passarem o ano juntos.

Publicidade

Quatro Quartos

É um dos grandes filmes ambientados no último dia do ano, altura em que o empregado de um hotel (Tim Roth) entra nos quatro quartos que dão o nome ao filme. E em cada um encontra uma história diferente. Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e Quentin Tarantino filmam cada um o seu quarto, e o elenco inclui, entre outros actores, Madonna, Jennifer Beals, Antonio Banderas, Bruce Willis e o próprio Tarantino.

Comece o novo ano com mais cinema

Os melhores filmes de gangsters
  • Filmes

Desde cedo se percebeu que os espectadores nem sempre se identificam com os bons da fita. Antes pelo contrário. Há quase sempre algo de sedutor nos malfeitores que se passeiam pelo grande ecrã. De Scarface, o Homem da Cicatriz aos mânfios de Tudo Bons Rapazes e Pulp Fiction, passando por O Padrinho, Vito Corleone, há muito do que (e de quem) gostar nestes filmes de gangsters.

  • Filmes

Julia Roberts, Bradley Cooper, Anthony Michael Hall, Shirley McLaine, Nia Vardalos ou Ann Hathaway são alguns dos actores e actrizes que participam nesta meia dúzia de filmes passados no dia que o calendário dedica aos namorados.

Publicidade
  • Miúdos

Há filmes para todos os gostos e muitas décadas: do "fabuloso" technicolor de O Feiticeiro de Oz à recortada animação de Coco, passando por clássicos como Música No Coração ou Sozinho Em Casa. Não vai arrepender-se se optar por filmes mais antigos. Mesmo se isso significar aventurar-se por ficção-científica que já perdeu actualidade, mas não perdeu o pé no que importa: uma boa história.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade