
Os musicais de Andrew Lloyd Webber que melhor chegaram ao cinema
Na semana em que se estreia 'Cats', propomos uma lista com os musicais de Andrew Lloyd Webber que passaram do palco para a tela
Autor de alguns dos musicais mais aclamados, premiados e lucrativos das últimas décadas, quer no West End londrino, quer na Broadway novaiorquina, Andrew Lloyd Webber foi certa vez classificado por um dos seus pares como tendo "revolucionado praticamente sozinho" este formato artístico e o teatro musical. Esta semana estreia-se em Portugal Cats, realizado por Tom Hooper, adaptação ao cinema do musical que Lloyd Webber tirou do livro de poemas de T.S. Eliot Old Possum's Book of Pratical Cats e que é o seu mais estrondoso e longevo êxito. Eis os musicais de Andrew Lloyd Webber que melhor chegaram ao cinema.
Recomendado: Os melhores filmes musicais deste século
Os musicais de Andrew Lloyd Webber que melhor chegaram ao cinema
‘Jesus Cristo Superstar’, de Norman Jewison (1973)

‘Evita’, de Alan Parker (1996)

Numa primeira versão, esta adaptação à tela do musical sobre a carismática mulher do ditador argentino Juan Péron esteve para ser realizada por Oliver Stone, com Michelle Pfeiffer no papel principal, para o qual chegou a ter lições de canto. Madonna conseguiria o papel de Evita depois de escrever a Alan Parker, enumerando as razões pela qual achava que deveria ser ela a interpretá-lo. Patti LuPone, que foi a Evita original na Broadway, não só recusou o papel da mãe desta, como também, despeitada, nunca viu o filme.
‘Cats’, de David Mallet (1998)

‘Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat’, de David Malllet (1999)

‘By Jeeves’, de Alan Ayckbourn e Nick Morris (2001)

‘O Fantasma da Ópera’, de Joel Schumacher (2004)

Quando a música e o cinema se casam
Sete filmes sobre músicos
Filmar a vida dos músicos é vulgar. Fazê-lo bem (há um longo rol de películas medíocres) é outra conversa. Com as injustiças próprias de uma lista, esta orienta-se pela qualidade cinematográfica propriamente dita, isto é, por esse raro saber de equilibrar a obra e a vida de um músico com a sétima arte.
Dez filmes com os Beatles e muitos beatlemaníacos
Fomos buscar uma dezena de filmes com os Beatles, entre ficções, animações e documentários, e que incluem clássicos como a estreia dos Fab Four no cinema, que em Portugal teve um título surreal, Os Quatro Cabeleiras do Após-Calipso, a animação de culto O Submarino Amarelo ou a comédia Beatlemania, realizada por Robert Zemeckis em 1978.
Seis cantoras, seis documentários
Madonna, Patti Smith, Nina Simone, Amy Winehouse, Janis Joplin e Whitney Houston. Eis as seis cantoras – algumas delas também compositoras e autoras – que surgem em seis documentários que as apanham no palco, nos bastidores e em privado, e que lhes contam as vidas, algumas delas agitadas, complicadas e finalmente trágicas, como foi o caso das de Janis Joplin, Amy Winehouse e Whitney Houston.