
Oito papéis memoráveis de Sir Ian Holm
Na morte do intérprete de Ash em 'Alien – O 8º Passageiro' e Bilbo Baggins em 'O Senhor dos Anéis', recordamos oito dos seus melhores papéis.
Desaparecido há alguns dias com 88 anos de idade, Sir Ian Holm foi um dos mais distintos, brilhantes e versáteis actores da sua geração, no palco, no cinema e na televisão, tendo pertencido à Royal Shakespeare Company e conquistado vários prémios ao longo da sua grande e muito preenchida carreira. Holm trabalhou muito para a grande tela, chegando, nalguns anos, a fazer cinco e seis filmes, e interpretado personagens radicalmente diversas em títulos dos géneros mais díspares. Os papéis que escolhemos para esta selecção são apenas oito dos muitos de grande qualidade que este insubstituível actor inglês desempenhou no cinema.
Relacionado: Os melhores filmes de sempre
Oito papéis memoráveis de Sir Ian Holm
‘The Bofors Gun’, de Jack Gold (1968)

‘O Regresso’, de Peter Hall (1973)

‘Alien – O 8º Passageiro’, de Ridley Scott (1979)

Um dos papéis verdadeiramente inesquecíveis da longa e variadíssima carreira de Holm é o do traiçoeiro Oficial Científico Ash nesta obra-prima de ficção científica de Ridley Scott. Ele é tão credível, primeiro, a passar por humano, como o resto da tripulação, como mais tarde, quando se descobre que se trata na realidade de um andróide. A cena da sua “morte”, quando é só já uma cabeça falante, coberta de viscoso líquido branco, é memorável.
‘Momentos de Glória’, de Hugh Hudson (1981)

‘Henrique V’, de Kenneth Branagh (1989)

‘O Futuro Radioso’, de Atom Egoyan (1997)

‘Joe Gould’s Secret’, de Stanley Tucci (2000)

‘O Senhor dos Anéis’/’O Hobbit’, de Peter Jackson (2001/2012)

Os melhores papéis de...
Bradley Cooper
Um dos nomes mais activos e notados de uma nova geração de intérpretes do cinema americanos, Bradley Cooper já trabalhou sob a direcção de cineastas como Clint Eastwood, Cameron Crowe e David O. Russell, e é um actor capaz de se mexer entre os grandes estúdios e o cinema independente Ei-lo em sete filmes fundamentais para o entendimento da sua ascensão em Hollywood.
Meryl Streep
Faça lá as contas: 80 papéis, 19 nomeações aos Óscares, três vitórias. Se isto não merece um prémio de carreira, então não sabemos o que merece. A 74ª edição dos Globos de Ouro distinguiu Meryl Streep, de 67 anos, com o prémio Cecil B. DeMille. Enquanto o discurso da actriz norte-americana se tornou viral, nós fomos à procura dos seus dez melhores filmes.
Natalie Portman
Ver os melhores filmes de Natalie Portman é como uma viagem no tempo através da vida da actriz nomeada para o Óscar pelo desempenho em Jackie. Começamos na sua estreia, com apenas 12 anos, no papel de uma criança que quer ser uma assassina, e viajamos através dos seus 22 anos de carreira. Desde a adolescente problemática de uma pequena cidade à lenda de filmes de acção.