Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 20'21: Há sempre música entre nós
Música, João Gil 20'21' by MEO, João Gil convida Tim
©DR João Gil convida Tim

20'21: Há sempre música entre nós

Agora que os concertos e festivais foram novamente cancelados ou adiados, o MEO leva a música até às nossas casas. E com um host muito especial: João Gil. O resultado está no YouTube do MEO e na app TV MEO 20’21’, disponível no botão azul do comando.

Time Out em associação com MEO
Publicidade

Já lhe falámos sobre este novo projecto musical do MEO, mas agora que estamos em casa faz ainda mais sentido relembrá-lo. Afinal, além dos livros e das séries, também a música é uma companhia valiosa para o confinamento. E há novos episódios do 20’21” by MEO que não pode perder. Como o mais recente, que contou com a presença de Tim, baixista e vocalista dos Xutos & Pontapés.

Durante os 20 minutos e 21 segundos deste episódio – tal como o nome indica, é esta a duração de cada encontro com cada convidado –, houve tempo para tocar músicas dos primórdios da banda, como “Gritos Mudos”, ou mais recentes, como “O Mocho”, de Lar, o mais recente álbum a solo de Tim.

Num ambiente descontraído, houve ainda espaço para falar de novos projectos, como A Casinha, concertos ao vivo em live streaming que também contaram com a participação dos Xutos & Pontapés, em conjunto com Frankie Chavez. Como não podia deixar de ser, Tim e João Gil agarram nas guitarras para tocar “Havemos de nos ver um dia'', a última colaboração entre os dois músicos. E assim chegam ao fim os 20 minutos e 21 segundos.

O projecto, que toma lugar no estúdio/garagem de João Gil, decorado pela sua mulher, a artista plástica Ana Mesquita, tem tanto de intimista como de espontâneo. Não há um alinhamento musical prévio, os convidados vão escolhendo as músicas e o host vai encaminhando a conversa. Um formato pouco comum que dá a conhecer figuras da música portuguesa, sempre com o prazer de as ouvir tocar num registo diferente do normal, mais acústico.

Nas palavras de João Gil, o 20’21” by MEO “é uma conversa entre músicos que se preocupam com coisas e falam de música de uma outra maneira”. E remata: “Está a dar-me um prazer enorme fazê-lo, é uma comunicação e um registo entre amigos da música que não têm de se dar para atingir essa cumplicidade. Não é preciso mais do que termos pontos de contacto muito grandes.”

Além de Tim, João Gil já se sentou à conversa (e à guitarra) com Buba Espinho, Coin Flippers, Elida Almeida, Duplex, António Zambujo, Bárbara Tinoco, Tatanka, Dino d'Santiago e Frankie Chavez. Todos os episódios estão no YouTube do MEO e na app TV MEO 20’21’, disponível no botão azul do comando.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade