A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Música, João Gil 20'21' by MEO, João Gil convida Tim
©DRJoão Gil convida Tim

20'21: Há sempre música entre nós

Agora que os concertos e festivais foram novamente cancelados ou adiados, o MEO leva a música até às nossas casas. E com um host muito especial: João Gil. O resultado está no YouTube do MEO e na app TV MEO 20’21’, disponível no botão azul do comando.

Time_Out_em_associação_com_MEO
Publicidade

Já lhe falámos sobre este novo projecto musical do MEO, mas agora que estamos em casa faz ainda mais sentido relembrá-lo. Afinal, além dos livros e das séries, também a música é uma companhia valiosa para o confinamento. E há novos episódios do 20’21” by MEO que não pode perder. Como o mais recente, que contou com a presença de Tim, baixista e vocalista dos Xutos & Pontapés.

Durante os 20 minutos e 21 segundos deste episódio – tal como o nome indica, é esta a duração de cada encontro com cada convidado –, houve tempo para tocar músicas dos primórdios da banda, como “Gritos Mudos”, ou mais recentes, como “O Mocho”, de Lar, o mais recente álbum a solo de Tim.

Num ambiente descontraído, houve ainda espaço para falar de novos projectos, como A Casinha, concertos ao vivo em live streaming que também contaram com a participação dos Xutos & Pontapés, em conjunto com Frankie Chavez. Como não podia deixar de ser, Tim e João Gil agarram nas guitarras para tocar “Havemos de nos ver um dia'', a última colaboração entre os dois músicos. E assim chegam ao fim os 20 minutos e 21 segundos.

O projecto, que toma lugar no estúdio/garagem de João Gil, decorado pela sua mulher, a artista plástica Ana Mesquita, tem tanto de intimista como de espontâneo. Não há um alinhamento musical prévio, os convidados vão escolhendo as músicas e o host vai encaminhando a conversa. Um formato pouco comum que dá a conhecer figuras da música portuguesa, sempre com o prazer de as ouvir tocar num registo diferente do normal, mais acústico.

Nas palavras de João Gil, o 20’21” by MEO “é uma conversa entre músicos que se preocupam com coisas e falam de música de uma outra maneira”. E remata: “Está a dar-me um prazer enorme fazê-lo, é uma comunicação e um registo entre amigos da música que não têm de se dar para atingir essa cumplicidade. Não é preciso mais do que termos pontos de contacto muito grandes.”

Além de Tim, João Gil já se sentou à conversa (e à guitarra) com Buba Espinho, Coin Flippers, Elida Almeida, Duplex, António Zambujo, Bárbara Tinoco, Tatanka, Dino d'Santiago e Frankie Chavez. Todos os episódios estão no YouTube do MEO e na app TV MEO 20’21’, disponível no botão azul do comando.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade