Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Bons Sons: seis concertos a não perder

Bons Sons: seis concertos a não perder

Durante uns dias, em Agosto, a aldeia de Cem Soldos transforma-se num grande festival de Verão, o Bons Sons

Publicidade
sallim
©DR

Durante muitos e bons anos, quem queria ouvir a melhor música em Agosto, sem rumar ao Norte do país, tinha uma opção: o Sudoeste. Recentemente, porém, o festival da Zambujeira virou-se para um público adolescente, mas os melómanos mais calejados continuam a embarcar em romarias musicais para fora de Lisboa por esta altura. Um dos destinos que se impôs nos últimos anos é a aldeia de Cem Soldos, para os lados de Tomar, que durante uns dias em Agosto se transforma num grande festival que envolve a gente da terra e alguns dos melhores músicos do país. A edição deste ano acontece entre quinta-feira e domingo e estes são os concertos a não perder.

Recomendado: O que fazer em Cem Soldos e Tomar

Bons Sons: Seis concertos a não perder

Sallim

Palco Giacometti-INATEL. 9 de Agosto. 

A ver o que acontece é um dos melhores discos de pop portuguesa do ano. Dos últimos anos, até. E ao vivo as suas doces canções influenciadas pela mpb, a folk e o r&b ganham outra clareza.

Afonso Cabral

Palco Amália. 9 de Agosto.

Durante anos, ouvimos Afonso Cabral a cantar em inglês nos discos da sua banda, os You Can’t Win, Charlie Brown. Mas desde a edição do álbum Morada, há um mês, que o escutamos também a cantar sozinho, em português e com o nome que os pais lhe deram.

Publicidade

Scúru Fitchádu

Palco António Variações. 9 de Agosto.

O funaná-punk de Scúru Fitchádu é físico e inspirador, no melhor sentido destas palavras. É áspero, combativo, destemido, e toda a gente precisa de ouvi-lo.

Três Tristes Tigres

Palco Zeca Afonso. 10 de Agosto.

Foram dos mais aventureiros projectos da história pop portuguesa. Lançaram apenas três discos na década de 90, mas reuniram-se há um par de anos e têm estado a fazer música nova.

Publicidade

Pop Dell'Arte

Palco Zeca Afonso. 10 de Agosto.

São uma das bandas cruciais da música marginal portuguesa desde os anos 80. E hoje, como ontem, as suas canções continuam livres e transgressoras. Cheias de vida e fúria de viver.

Pedro Mafama

Palco Giacometti-INATEL. 11 de Agosto.

Pedro Mafama diz que faz "novos fados", no entanto a expressão não faz jus às suas canções. Afinal, o fado é apenas um dos ingredientes desta música portuguesa e global, onde o trap, o kuduro e outras batidas electrónicas confluem.

Mais festivais

FESTIVAL SUPER BOCK SUPER ROCK 2014
Fotografia: Arlindo Camacho
Música

Guia completo dos festivais de Verão

Os festivais de música estão para o Verão como a chuva está para o Inverno: sabe bem de vez em quando, e mesmo quem não gosta reconhece que faz falta. Ao contrário da chuva, no entanto, há cada vez mais e maiores festivais. E há para todos os gostos. Desde megaproduções, como o NOS Alive, a festivais um pouco mais pequenos mas ainda assim grandes, como o Super Bock Super Rock e o Vodafone Paredes de Coura, e eventos mais especializados como o Jazz em Agosto, o Festival Forte ou o FMM Sines. É só escolher.

Patti Smith
© Steven Sebring
Música

Vodafone Paredes de Coura: dez concertos a não perder

Pela envolvente natural, pela energia, pela aposta constante em nomes que, mesmo quando não conhecíamos antes, passamos a conhecer e a amar: por tudo isso, o Vodafone Paredes de Coura é um daqueles festivais históricos para que muita gente compra bilhetes às cegas, antes sequer de olhar para o cartaz.  Os New Order e Patti Smith são os grandes destaques desta edição, mas há outros nomes que merecem ser vistos, dos Alvvays aos Black Midi, passando pelos históricos Spiritualized e não só. Estes são os dez concertos a não perder em Paredes de Coura.

Publicidade
festival paredes de coura 2016
©Hugo Lima
Viagens

Dez coisas para fazer em Paredes de Coura

Vá por nós. Paredes de Coura não se resume ao festival de Verão que lhe dá nome e aos concertos que não pode perder. Nos próximos dias, experimente seguir o nosso roteiro pela vila. Vai ficar surpreendido com a quantidade de coisas que vale a pena fazer por lá. Comer bem do pequeno-almoço ao jantar, ficar de molho, beber um copo e gozar das incríveis paisagens estão entre as nossas dicas. Apostamos que nas próximas férias de Verão vai querer voltar a Paredes de Coura, por razões que vão muito além da música.

You may also like

    Publicidade