Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Agosto

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Agosto

Em Agosto não faltam concertos gratuitos de jazz e música clássica, muitos deles ao ar livre, como pede a estação
Zeñel
@Patricia Pasccal Zeñel
Por José Carlos Fernandes |
Publicidade

Mesmo com as principais orquestras a gozar de umas merecidas férias (questão pouco ou nada pertinente: será que os contrabaixistas levam consigo o seu instrumento quando vão a banhos para o Algarve?), a capital não deixa de manter uma generosa oferta de concertos gratuitos em diversos estilos – com predominância do jazz, como é habitual nesta estação, desde jam sessions com o guitarrista português João Espadinha a solos do histórico Barre Phillips. Esta lista de sugestões permite-lhe ouvir música ao vivo durante quase todo o mês sem gastar um cêntimo que seja.

Recomendado: Os melhores concertos do Jazz em Agosto

 

Jazz a gosto

Chet Baker & Gerry Mulligan Los Angeles 1952
©William Claxton
Música, Jazz

Sete clássicos do cool jazz

No final dos anos 40, houve músicos que descobriram que se se baixasse a temperatura do jazz este ganhava novas propriedades. E o jazz assumiu tempos mais lentos, opôs a descontracção e o distanciamento à tensão e frenesi do bebop, ganhou arranjos elaborados por influência da música clássica (que depois levariam à chamada Third Stream). Privilegiou a elegância e a contenção.

Hot Club Portugal - Banda
©DR
Bares

Os oito melhores sítios para ouvir jazz em Lisboa

Encaremos isto como uma espécie de jukebox, mas em vez de chegarmos a um bar e metermos uma moeda no disco que queremos, pomos antes uma moeda no bar que queremos, pedimos uma bebida e esperamos que a nossa aposta corra bem ao nível da escolha musical. Assim se espera nestes que são os melhores sítios para ouvir jazz em Lisboa.

Publicidade
Rodrigo Amado Trio
©Nuno Martins
Música, Jazz

13 discos indispensáveis de jazz português

A famosa dupla Maria João e Mário Laginha, Carlos Bica e Azul, L.U.M.E. e Júlio Resende são alguns dos nomes que constam desta lista de discos indispensáveis de jazz português. Porque nunca é demais lembrar que o nacional é bom.

More to explore

Publicidade