Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Revelada a temporada de música 2019/20 da Gulbenkian
Maria João Pires
©DR Maria João Pires

Revelada a temporada de música 2019/20 da Gulbenkian

A Time Out seleccionou duas dúzias de concertos entre o grande leque de ofertas da temporada Gulbenkian

Por José Carlos Fernandes
Publicidade

A temporada 2019/20 da Fundação Gulbenkian é marcada por três efemérides – os 150 anos do nascimento de Calouste Gulbenkian, os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven e os 50 anos de Michel Corboz à frente do Coro Gulbenkian – e por um regresso – o de Maria João Pires, com três recitais, em piano solo, em piano a quatro mãos e num programa de canções arménias.

O concerto inaugural só terá lugar a 7 de Setembro, mas, atendendo ao padrão dos anos anteriores, é previsível que os concertos mais apetitosos esgotem muito rapidamente, pelo que convirá estar atento, caso contrário corre o risco de, quando regressar de férias e acabar de remover os últimos restos de areia infiltrados no seus pertences pessoais, descobrir que já não há lugares livres para os seus favoritos.

Como sempre, os fãs de ópera poderão contar com a temporada Met Opera Live in HD, com transmissões directas a partir da Metropolitan Opera de Nova Iorque, sempre com elencos vocais de luxo e encenações requintadas.

Os concertos abaixo listados têm todos lugar no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, embora a temporada Gulbenkian tenha algumas ramificações noutros locais de Lisboa.

Recomendado: Jazz em Agosto – O jazz vai à luta

O melhor da agenda cultural de Lisboa

Malapata
Fotografia: Manuel Manso

Galerias de arte em Lisboa: um roteiro alternativo

Arte Galerias

Museus e centros de difusão de arte contemporânea são o pão nosso de cada dia no habitual roteiro cultural dos lisboetas. Mas onde andam os artistas emergentes? Nestas galerias, está claro. Ora tome lá uma lista de galerias de arte alternativas, algumas ainda meninas e moças na capital onde se compra e desfruta de arte em todos os moldes.

arte urbana
Bruno Barata

Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

Coisas para fazer

Vhils, Bordalo II, Aka Corleone, ±MaisMenos±, Tamara Alves ou Mário Belém são alguns dos nomes mais sonantes neste roteiro de arte urbana em Lisboa. A eles juntam-se artistas de todo o mundo, que escolhem Lisboa para servir de tela aos mais variados estilos e mensagens. Embarque connosco num passeio alternativo pela cidade.

Publicidade
museu da farmacia do porto
©João Saramago

Museus portugueses que oferecem visitas virtuais

Coisas para fazer

As saudades dos nossos museus já começam a apertar. A boa notícia é que há cada vez mais plataformas que ajudam museus de todo o mundo a exporem as suas colecções na internet. O mais conhecido é o Google Arts & Culture que exploramos com afinco nesta lista. Mas há mais museus portugueses que oferecem visitas virtuais, só que com uma diferença: fazem-no nas suas próprias plataformas online.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade