Berlioz: Les Nuits d’Été
Por temperamento e por não ter tido uma educação musical formal, Hector Berlioz (1803-1869) tinha espírito pioneiro e não receava desafiar convenções e entre as inovações que trouxe ao mundo da música esteve o formato de canção para voz solista e orquestra, estreado com Les Nuits d’Été. As seis canções foram concebidas originalmente para voz e piano, tendo Berlioz procedido à orquestração de uma em 1843 e das restantes em 1856.
Os poemas das seis canções – “Villanelle”, “Le Spectre de la Rose”, “Sur les Lagunes: Lamento”, “Absence”, “Au Cimitière: Clair de Lune” e “L’Île Inconnue” – provêm de La Comédie de la Mort (1838) de Téophille Gautier.
[“Le Spectre de la Rose”, pela mezzo-soprano Joyce DiDonato, com a Orquestra do Festival de Verbier, direcção de Esa-Pekka Salonen, no Festival de Verbier, 2015]