“April in Paris” foi composta por Vernon Duke (música) e E.Y. Harburg (letra) para o musical Walk a Little Faster, com textos de S.J. Perelman e Robert McGunigle, que se estreou na Broadway a 7 de Dezembro de 1932 e teve um sucesso modesto, ficando-se pelas 119 representações. “April in Paris” não teve, de início, bom acolhimento pela crítica nova-iorquina, pois na noite da estreia, Evelyn Hoey, a quem coube cantar a canção, estava com laringite, mas acabou por ganhar o apreço do público, da crítica e dos músicos de jazz.
Para a difusão da canção no início da década de 1950 contribuiu o filme April in Paris, estreado em 1952, e que contava com uma mão-cheia de composições de Vernon Duke, incluindo, claro, a canção homónima. O filme, com realização de David Butler, tinha Doris Day e Ray Bolger nos papéis principais, ele no papel de um burocrata menor do Departamento de Estado dos EUA e ela no de uma ignota corista da Broadway que, por engano, recebe um convite, endereçado a uma actriz famosa, para representar o teatro americano num evento cultural em Paris.
Apesar da ideia de luz e renascimento associada à Primavera, “April in Paris” tem uma aura melancólica. Os dias primaveris em Paris foram inebriantes e mudaram o curso da vida: “Nunca conheci o encanto da Primavera/ Nunca o encontrei cara a cara/ Nunca soube que o meu coração era capaz de cantar/ Nunca senti a falta de um abraço envolvente/ Até aquele Abril em Paris/ Com os castanheiros em flor”. Porém, o episódio romântico parisiense ficou para trás e agora é só uma recordação agridoce: “Abril em Paris, é um sentimento/ Que ninguém será capaz de resgatar”.
Recomendado: Os eventos que pode ver na internet, em streaming