Notícias

Amesterdão vai instalar escadas para gatos por toda a cidade

A cidade vai seguir o exemplo de Amersfoort e investir 100 mil euros em “rotas de fuga para a vida selvagem” ao longo dos canais.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Travel Writer
Cat near some water
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Os canais de Amesterdão são parte fundamental da identidade da cidade e estão até classificados como Património Mundial da UNESCO. Mas, em conjunto com as suas ruas estreitas, podem representar um verdadeiro risco para os animais de quatro patas que por ali vivem.

É por isso que a cidade decidiu seguir o exemplo de Amersfoort. Desde Junho, esta cidade vizinha instalou centenas de pequenas escadas de madeira nas margens dos seus canais para garantir que gatos (ou outros animais pequenos) consigam escapar caso caiam à água, e tudo indica que a capital vai fazer o mesmo.

amsterdam
Foto: Shutterstock

É verdade que os gatos até sabem nadar, mas muitos caem nos canais quando se assustam – o que, em Amesterdão, acontece com frequência – e, infelizmente, nos últimos seis meses, 19 gatos morreram afogados.

Graças a uma proposta do partido pró-animais PvdD, os vereadores da cidade votaram a favor de reservar 100 mil euros para tornar os canais mais seguros para a vida selvagem.

Amsterdam canals at night
© Shutterstock/Artur Bogacki

Mas uma escada não serve de muito se estiver longe demais. Por isso, Amesterdão vai trabalhar com a organização de bem-estar animal Dierenambulance para identificar os pontos onde os gatos e outros animais têm mais dificuldade em escapar da água. Só depois será decidido onde colocar cada escada. “Uma escada pode realmente salvar uma vida, desde que haja suficientes”, disse Maggie Ruitenberg, do Katten Kenniscentrum (um centro de informação sobre felinos), ao canal euronews.

Ainda não há data prevista para a instalação destas (importantes e adoráveis) escadas, mas se for a Amesterdão nos próximos meses, mantenha os olhos bem abertos.

Últimas notícias de viagens na Time Out

Paisagens de sonho e poucos turistas? Há trilhos escondidos por toda a Europa que merecem ser descobertos (e não, não estão nos roteiros habituais). Se preferir luxo com orçamento controlado, há uma capital europeia onde pode fazer umas férias cinco estrelas sem gastar muito. Para quem procura destinos com um toque épico, saiba que a Nova Zelândia foi eleita o melhor país do mundo em 2025 pelo Telegraph. Já para respirar natureza no seu estado mais puro, descubra o parque “perdido” que acaba de ser considerado o melhor da Europa.

Mais de Escapadas
    Últimas notícias
      Publicidade