Notícias

Paisagens de sonho e poucos turistas: os trilhos escondidos que vale a pena explorar na Europa

Ciclistas, caminhantes e curiosos com alma de explorador, isto é para vocês.

Daniela Toporek
Escrito por
Daniela Toporek
Contributing writer
The Alpe-Adria Trail, Austria, Slovenia and Italy
Photograph: Shutterstock
Publicidade

A Europa foi feita para caminhar. Há percursos que atravessam montanhas, florestas, vinhas e costas, passando por aldeias locais e paragens cénicas pelo caminho. Estes trilhos são as artérias naturais do continente, a ligar regiões e países como raízes que unem uma floresta inteira.

Caminhos de Santiago
DR Alentejo & Ribatejo Outdoor

Enquanto muitos aventureiros preferem percursos famosos, como os Caminhos de Santiago ou o Tour du Mont Blanc que atravessa vários países, a plataforma de viagens Hellotickets decidiu destacar os trilhos menos conhecidos, que oferecem toda a beleza natural e biodiversidade da Europa mas sem as multidões. Parece que este Verão, a tendência é seguir pelos caminhos menos percorridos.

Começamos em alta (literalmente), a 2500 metros de altitude, no Alpe-Adria Trail, que arranca na montanha Grossglockner, a mais alta da Áustria, e desce por pinhais cobertos de neve e rios glaciais até aos vinhedos do Vale de Soča, na Eslovénia. A jornada continua até às falésias calcárias da costa adriática italiana, passando por cidades como Trieste, Tarvisio e Udine, onde, depois de percorrer 750 quilómetros, vai merecer cada garfada da massa que lhe chega à mesa.

Grossglockner High Alpine Road
Photograph: Shutterstock

Se prefere andar de bicicleta, o arquipélago finlandês de Åland, com mais de 6500 ilhas, parece um conjunto de degraus a ligar a Finlândia à Suécia. E o melhor? É ideal para pedalar. Pode circular de ferry entre ilhas ou pelas pontes pedonais que as ligam, mas convém fazer alguns desvios pelo caminho. Pedale até Kustavi e descubra a cultura local no museu da cidade, ou rume até Brändö para fazer um safari de focas. Continue a pedalar e acabará por chegar ao castelo de Kastelholm, uma das cinco fortalezas medievais da Finlândia. Pelo caminho, vai cruzar-se com paisagens de águas cristalinas, margens rochosas avermelhadas e florestas de bétulas e pinheiros.

View this post on Instagram

A post shared by VisitFinland (@ourfinland)

Ficou com vontade de pôr os pés (ou rodas) a caminho? Veja a lista completa da Hellotickets abaixo.

Os trilhos escondidos mais bonitos da Europa

A pé

  • GR34, Bretanha, França
  • Camí de Cavalls, Menorca, Espanha
  • Alpe-Adria Trail, Áustria, Eslovénia e Itália

De bicicleta

  • Vía Verde de la Sierra, Andaluzia, Espanha
  • EuroVelo 6 (secção do Danúbio), Áustria
  • Arquipélago de Åland, Finlândia

Extra

  • Lechweg, Alemanha e Áustria
  • Trilhos em redor do Lago Bled, Eslovénia
  • Litoral da Eslovénia: de Piran a Koper

Últimas notícias de viagens na Time Out

Cansado das enchentes de Verão? Revelamos as melhores praias secretas pela Europa fora e duas são em Portugal. Se prefere destinos com um toque épico, saiba que a Nova Zelândia o Telegraph elegeu o melhor país do mundo em 2025. Também já há um novo vencedor no mundo dos passaportes: em 2025, Singapura lidera o ranking dos mais poderosos, mas Portugal também está no top 10. E se gosta de natureza no seu estado mais puro, descubra o parque "perdido" que foi considerado o melhor da Europa.

Mais de Escapadas
    Últimas notícias
      Publicidade