[title]
Apesar de Lisboa não ser, de longe, dos locais com temperaturas mais elevadas do país nem com o maior risco de incêndio, o distrito está sob aviso laranja esta segunda-feira, 4 de Agosto, e aviso amarelo no dia seguinte, ambos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já para Portugal continental, o Governo decretou Situação de Alerta, entre as 00.00 de domingo, 3 de Agosto, e as 23.59 de quinta-feira, dia 7, levando à adopção de medidas de carácter excepcional em Lisboa.
Assim, estão encerrados todos os parques infantis e equipamentos municipais no interior dos espaços classificados como Regime Florestal. No caso do Parque Florestal de Monsanto, o maior da cidade, estão interditos todos parques de merendas, é proibido estacionar dentro do seu perímetro e foram encerradas várias vias, à excepção dos seguintes eixos de atravessamento:
- Cruz das Oliveiras - Pina Manique (Estrada de Monsanto)
- Cruz das Oliveiras - Estabelecimento Prisional – Benfica (Av.ª Tenente Martins e Av.ª 24 de Janeiro)
- Cruz das Oliveiras - Ajuda (Estrada do Penedo)
- Cruz das Oliveiras - Alcântara (Estrada do Alvito)
Nos 12 espaços classificados como Regime Florestal do município, todas as actividades lúdicas, desportivas, culturais e outras programadas para estes dias, foram, também, canceladas.
Quais os locais com constrangimentos ou encerrados?
Obedecendo às medidas de protecção anunciadas, está assim condicionado ou mesmo impedido o acesso a 12 espaços florestais da cidade. São eles:
- Parque José Gomes Ferreira, em Alvalade;
- Parque da Mata de Madre de Deus, no Beato;
- Parque dos Moinhos de Santana, em Belém;
- Parque Silva Porto, em Benfica;
- Quinta das Conchas e dos Lilases, no Lumiar;
- Tapada da Ajuda - Instituto Superior de Agronomia;
- Parque Florestal de Monsanto;
- Tapada das Necessidades, na Estrela;
- Parque Central de Chelas, em Marvila;
- Parque do Vale Fundão, em Marvila;
- Parque da Bela Vista, em Marvila;
- Parque do Vale do Silêncio, nos Olivais.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) informa, ainda, que, até quinta-feira, a Polícia Municipal e o Regimento de Sapadores Bombeiros vão reforçar a prevenção, fiscalização e patrulhamento das áreas florestais referidas.
Para atenuar os efeitos do calor, recomenda-se a hidratação regular, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar a exposição directa ao sol, especialmente nas horas de maior calor. Deve fazer refeições frias e ligeiras e comer com mais regularidade que o habitual.
Em Lisboa, as temperaturas máximas previstas pelo IPMA são de 35 graus na terça-feira, descendo para 31 graus na quinta-feira, dia até ao qual, para já, vigora a situação de alerta. As temperaturas deverão voltar a subir a partir de sexta-feira, dia 8 de Agosto.
Últimas notícias sobre Lisboa na Time Out
Sabia que há um novo jardim de leitura em Benfica, onde um eléctrico renovado faz “lobby” pelo regresso dos carris à freguesia? Em Alcântara, a Capela de Santo Amaro vai ser (finalmente) reabilitada. Um restauro inovador é o que está a aconteceu a Café Kafka, uma obra de arte que ao longo de mais de 50 anos acumulou gordura e tabaco n'A Brasileira. Entretanto, o carregamento mensal do passe Navegante deixa de existir para jovens e estão a ser criadas novas regras para as Lojas Com História.