A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa vai ter um mês de festa com mais uma edição do Lisboa na Rua

Dança, teatro, música, cinema, literatura ou magia. O Lisboa na Rua acontece entre 19 de Agosto e 18 de Setembro e volta a animar vários espaços da cidade com eventos de entrada livre.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Acabaram os Santos Populares, mas não acabaram as festas. Está de regresso o programa Lisboa na Rua, todos os anos organizado pela EGEAC, e que integra uma panóplia de eventos de acesso gratuito e em espaços ao ar livre. Este ano, acontece entre 19 de Agosto e 18 de Setembro, com espectáculos para todas as idades e algumas novidades, de José Saramago aos 200 anos da independência do Brasil.

O Lisboa na Rua 2022 arranca com o Festival Solo Fest, a 19 e 20 de Agosto, composto por duas noites de actuações intimistas no Castelo de São Jorge, entre a música, o teatro e a dança. No dia 19, o palco é do actor Miguel Sermão, autor e intérprete da comédia Por Ele, que questiona as relações conjugais de forma divertida. Nessa mesma tarde, a compositora Mafalda Veiga revisita o seu repertório, ao mesmo tempo que interpreta versões de bandas como os The Beatles ou David Bowie. No dia seguinte, a dança toma o protagonismo com Mano Preto (dos Raiz di Pólon) a homenagear Kodé di Dona, compositor, intérprete, poeta, historiador cabo-verdiano. Logo a seguir, sobe ao palco a violoncelista e cantora cubana Ana Carla Maza.

Outros dos destaques da extensa programação são, por um lado, o evento Lisboa Mágica – Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa, que entre 23 e 28 de Agosto traz a Lisboa 15 artistas e 158 espectáculos repartidos por dez locais da cidade; e o Lisboa Soa, festival de arte sonora que à sexta edição se divide entre as Carpintarias de São Lázaro e o Museu de Lisboa – Teatro Romano, com instalações, performances e workshops.

No mês de Setembro acontece aquele que é o ponto alto do Lisboa na Rua, com o concerto Uma Noite no Vale, no dia 10. O regresso da música clássica ao Vale do Silêncio, nos Olivais, acontece com a Orquestra Gulbenkian a apresentar um repertório que cruza música sinfónica com áreas de ópera, opereta e teatro musical, com a participação de solistas convidados. Mas há mais orquestras na programação.

Lisboa na Rua
©José Frade/EGEACVale do Silêncio (2019)

Para assinalar os 200 anos da independência do Brasil, a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais atravessa o Atlântico para um concerto nos jardins da Torre de Belém a 7 de Setembro, enquanto a Lisbon Poetry Orchestra actua no Castelo de São Jorge a 17 de Setembro para apresentar o seu último trabalho Os Surrealistas. Já a Orquestra Metropolitana de Lisboa estará responsável pela música do cine-concerto onde será projectado o filme O Fauno das Montanhas (1926), de Manuel Luís Vieira, uma cópia digital restaurada pela Cinemateca Portuguesa, para ver a 3 de Setembro no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. A sétima arte terá também lugar no Lavadouro do Lumiar com o evento Cinema no Estendal, a 2 e 3 de Setembro, que celebra “o cinema na rua e as cuecas da vizinha", diz a organização.

E agora a literatura. No Largo José Saramago, junto à Casa dos Bicos, será apresentado A Passarola, um espectáculo de teatro livremente baseado no romance Memorial do Convento, de Saramago, desenhado pela Trigo Limpo teatro ACERT, para ver a 3 de Setembro. No dia 18, o Jardim do Palácio da Galveias recebe a estreia do espectáculo Mais de Cem Mil Dias, a partir do audiolivro homónimo de Inês Pupo, com ilustração de Ricardo Machado e músicas de Filipe Raposo e Gonçalo Pratas.

Os apreciadores da dança não foram esquecidos e as tardes de domingo vão bailar sob o lema Dançar a Cidade. Um conjunto de aulas ao ar livre, que explora géneros como o flamenco e sevilhanas (Quinta das Conchas), danças tribais africanas (Jardim do Palácio Galveias), samba e forró (Parque Urbano Moinhos de Santana) e salsa e merengue (Largo José Saramago), sempre a partir das 17.00. O Festival FUSO ou a popular Feira da Luz são outros dois eventos de destaque da programação, que já se encontra disponível no site oficial do Lisboa na Rua.

Lisboa na Rua. Vários locais e horários. 19 de agosto a 18 de Setembro. Entrada livre.

+ Em Setembro, Sintra enche-se de MIMMOS (ou marionetas)

+ As máscaras estão de volta para o Operafest no Jardim do MNAA

Últimas notícias

    Publicidade