A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Martim Moniz: contentores terão companhia de Bordalo II (e talvez de um jardim)

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Moonbrigade fez nova apresentação pública do projecto, que tem sido muito contestado. Concessionária diz que a proposta foi revista para dar resposta a preocupações e exigências dos moradores da freguesia.

Duas semanas após o cordão humano que envolveu o Martim Moniz, a promotora do polémico projecto que prevê ocupar parte da praça com contentores deu o corpo às balas. Neste sábado, os responsáveis da Moonbrigade explicaram, a dezenas de pessoas que se reuniram junto ao Hotel Mundial (onde tinha decorrido a famigerada apresentação pública do projecto em Novembro passado) o que têm planeado para o local.

Um dos sócios, José Rebelo Pinto (criador do agora instinto Mercado de Fusão e do popular OutJazz) lamentou que a mensagem deste projecto não tenha sido passado da melhor forma para a população, mesmo após terem sido feitas algumas alterações à proposta inicial. Aboliram-se as barreiras durante a noite e foi acrescentado mais verde aos contentores. Rebelo Pinto explicou ainda o motivo da dívida acumulada pela NCS, a anterior concessionária, ao município: a crise e a abertura de outros mercados pela cidade, de Campo de Ourique à Ribeira.

Já Geoffroy Moreno, outro sócio, adiantou que haverá bancos para sentar sem consumo obrigatório e sublinhou um dos argumentos defendidos por Fernando Medina na última Assembleia Municipal de Lisboa: a concessão ocupará uma área menor da praça, cerca de 28%, mostrando abertura para colaborar com o município e ajudar a erguer um jardim (uma das vontades da comunidade local) e um parque infantil nos três mil metros quadrados restantes.

A Moonbrigade estima que com o futuro mercado sejam criados entre 250 a 300 novos postos de trabalho, entre 30 a 50 espaços comerciais, alguns dos quais ligados ao comércio tradicional (do talho à florista). A arte urbana também veio à baila na conversa e há novidades mais concretas: além da parceria com a galeria Underdogs vai ser integrada neste projecto uma peça de Bordalo II e outra do brasileiro Kobra.

+ Está a ser construída uma ponte ciclopedonal sobre a Calçada de Carriche

+ Depois de renovada a Praça de Espanha, a Gulbenkian vai crescer

Últimas notícias

    Publicidade