A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Metro de Lisboa bate recorde no número de passageiros

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Metropolitano de Lisboa bate recorde de passageiros em 2018, ano em que comemorou o 70.º aniversário. Para estes resultados contribuíram também as quatro linhas abertas, pela primeira vez, durante toda a noite do feriado de Santo António.

O Metropolitano de Lisboa registou um aumento do número de passageiros em 4,7%, cerca de 7,7 milhões a mais do que no ano anterior. Ao todo, foram transportados 169 milhões de passageiros, o que “se reflectiu num acréscimo de receita tarifária de 5,4%”, num total de cerca de 114 milhões de euros, comunicou a empresa esta quinta-feira.

Nos últimos dois anos, o metro tem registado um aumento da procura em “quase 15 milhões de passageiros”. De acordo com a transportadora pública, os resultados “reflectem o resultado do esforço de aumento da oferta, que, em 2018, atingiu também um nível recorde”, com quase 27 milhões de carruagens por quilómetro.

Destaca-se ainda, em comunicado, o investimento feito para melhorar o desempenho global, nomeadamente na “qualidade do serviço que diariamente presta, com o objectivo de captar novos clientes para o transporte público”, como o lançamento da modalidade Viva Go, que permite pagar a viagem por débito directo depois de a usufruir.

O Metropolitano de Lisboa sublinha ainda o seu papel “para a consolidação de formas de mobilidade urbana mais sustentáveis, com efeitos positivos na descarbonização e na redução do congestionamento e da sinistralidade”.

Em 2019, apesar dos atrasos nas obras para alargamento do cais da da estação de Arroios, espera-se “um reforço activo do seu papel”, incluindo através dos “investimentos, actualmente em curso, no processo de modernização e extensão da rede, recentemente anunciados”.

+ Metro de Lisboa estuda ligação do aeroporto a Entrecampos

+ As escadas rolantes da Estação Baixa-Chiado estão a ser modernizadas

Últimas notícias

    Publicidade