Notícias

O céu é o limite: a cidade futurista com mais arranha-céus do mundo

Consegue adivinhar qual é esta metrópole em ascensão?

Daniela Toporek
Escrito por
Daniela Toporek
Contributing writer
Hong Kong skyscrapers
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Para alguns, uma das melhores partes de explorar uma cidade é admirar os seus arranha-céus imponentes. Estes gigantes verticais são verdadeiras telas para os arquitectos que as conceberam, exigindo muita imaginação e um planeamento urbano engenhoso para conseguirem tocar o céu com estilo.

Mas afinal quão alto precisa ser um edifício para ser considerado um arranha-céus? Segundo o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), a fasquia está nos 150 metros de altura. E foi este organismo que reuniu a lista das cidades com mais arranha-céus no mundo.

Hong Kong cityscape skyscrapers
Photograph: Anthony Wallace / AFP

Com impressionantes 560 arranha-céus, Hong Kong lidera de longe o ranking do CTBUH. Com uma população em crescimento acelerado e um território montanhoso limitado, os urbanistas perceberam que a única solução era construir para cima – transformando a cidade num verdadeiro paraíso de arranha-céus à beira do Mar da China Meridional.

O edifício mais alto de Hong Kong é o International Commerce Centre – um dos mais sustentáveis do mundo – concluído em 2010, com 118 andares e 484 metros de altura. Segue-se o Two International Finance Centre, de 2003, com 416 metros, e o Central Plaza, terminado em 1992, com 374 metros. Já a icónica Torre do Banco da China, concluída em 1989 e desenhada pelo arquitecto I.M. Pei, simboliza o crescimento e a prosperidade das florestas de bambu, sendo hoje um dos edifícios mais emblemáticos da linha do horizonte da cidade. É também protagonista da Symphony of Lights, um espectáculo permanente de luzes que ilumina Hong Kong todas as noites depois das 20.00.

Aerial view of the Central park in New York with golf fields and tall skyscrapers surrounding the park.
Photograph: By Pandora Pictures / Shutterstock

Em segundo lugar surge Shenzhen, também na China, com 444 arranha-céus. A sua estrutura mais imponente é o Ping An Finance Centre. Já em terceiro lugar está talvez o skyline mais reconhecido do mundo: Nova Iorque. A cidade conta com mais de 320 arranha-céus, entre eles o One World Trade Center e os icónicos edifícios Chrysler e Empire State – verdadeiras peças de museu da arquitectura urbana.

Estas são as cidades com mais arranha-céus no mundo:

1. Hong Kong, China
2. Shenzhen, China
3. Nova Iorque, EUA
4. Dubai, Emirados Árabes Unidos
5. Cantão (Guangzhou), China
6. Xangai, China
7. Kuala Lumpur, Malásia
8. Wuhan, China
9. Tóquio, Japão
10. Chongqing, China
11. Chicago, EUA
12. Banguecoque, Tailândia
13. Chengdu, China
14. Jacarta, Indonésia
15. Mumbai, Índia
16. Toronto, Canadá
17. Shenyang, China
18. Singapura
19. Nanning, China
20. Hangzhou, China

Últimas notícias de viagens na Time Out

Cansado das enchentes de Verão? Revelamos as melhores praias secretas pela Europa fora e duas são em Portugal. Se prefere destinos com um toque épico, saiba que a Nova Zelândia o Telegraph elegeu o melhor país do mundo em 2025. Também já há um novo vencedor no mundo dos passaportes: em 2025, Singapura lidera o ranking dos mais poderosos, mas Portugal também está no top 10. E se gosta de natureza no seu estado mais puro, descubra o parque "perdido" que foi considerado o melhor da Europa.

Últimas notícias
    Publicidade