Mesas da Semana: novas cartas para o Verão

Para o tempo quente, para o sol e para as esplanadas: conheça as novas cartas nos restaurantes lisboetas.
Caranguejo de casca mole
Manuel Manso Caranguejo de casca mole do Café Príncipe Real
Por Catarina Moura e Inês Garcia |
Publicidade

O Verão já brindou a cidade com calor e com o tempo quente entraram as novas cartas nos restaurantes em Lisboa. Por aqui há ritmos lusófonos com influências africanas, sul-americanas e orientais, um menu vegetariano para substituir um dos patos à Pequim da cidade, novas pizzas com sabores puramente italianos, um cruzamento entre a sardinha e o Peru, novos menus de almoço num dos fine dinings mais descontraídos do centro da cidade ou um hambúrguer de cor roxa. Damos-lhe novas opções dentro de restaurantes lisboetas e, aqui e ali, ainda lhe dão uma esplanada de graça e uma grande vista de bandeja.

Recomendado: Os melhores novos restaurantes em Lisboa

Mesas da Semana: novas cartas para o Verão

Restaurantes

Volver de Carne Y Alma

icon-location-pin Lumiar

O Volver de Carne y Alma continua a dar a conhecer melhor a gastronomia argentina a Lisboa. Um dos pratos-estrela da nova carta é a codorniz patagónica, inspirada no cordeiro no espeto, típico da cidade de Ushuaia. Às opções mais exóticas junta-se o guanaco na chapa ou recheado com truta marinada e ricota. Há também novos pratos de peixe neste restaurante carnívoro: prove a cavala marinada.

A Time Out diz
estaminé 1955
Claudio Damiao
Restaurantes, Hambúrgueres

Estaminé 1955

icon-location-pin Grande Lisboa

Os nossos leitores votaram nesta hamburgueria de Cacilhas e deram-lhe o título de melhor restaurante nos prémios Time Out 2018. Agora merece a visita para provar o hambúrguer especial (disponível até 31 de Julho) com sabor a vinho do Porto. Chama-se Invicto e é feito com pão de cebola roxa, hambúrguer de peru, couve roxa confitada, pera rocha ao vinho do Porto e maionese desse vinho. 

Publicidade
Pizzaria Luzzo - Onassis
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes

Luzzo

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A Luzzo tem já um império de pizzarias em Lisboa: no último mês abriram uma perto da Praça de Espanha e outra nas Laranjeiras. Em qualquer uma delas mantêm-se as pizzas de massa fina, feitas em forno de lenha, que cruzam os ingredientes portugueses com os melhores italianos. Prove a Onassis, com camarões salteados com vieiras em molho de champanhe e coentros.

A Time Out diz
Bistro 100 Maneiras - Sala 1
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Bistro 100 Maneiras

icon-location-pin Chiado

O restaurante de Ljubomir Stanisic é bem conhecido pelos cocktails incríveis de Jorge Camilo, servidos no bar à entrada, por isso uma parceria com a Quinta da Covela para o lançamento de uma aguardente vínica não é nada descabido. Chama-se Boca do Inferno e tem um “aroma austero e intenso mas paladar macio”. Está disponível no Bistro, que agora também abre para almoços.

A Time Out diz
Publicidade
portugália
©DR
Restaurantes, Salão de cerveja

Portugália

icon-location-pin Lisboa

É um clássico das cervejarias e acaba de acrescentar um novo prato à lista: o bife à Portuguesa. É um bife da vazia coberto com presunto e molho, servido com ovo a cavalo e com dois acompanhamentos à escolha. Entre as 16.30 e as 18.30 há happy hour com a imperial com 50% de desconto.

A Time Out diz
brigadeiros, brigadeirando, lx factory
Manuel Manso
Restaurantes, Pastelarias

Brigadeirando

icon-location-pin Alcântara

Aos brigadeiros artesanais Carolina Henke acrescentou gelados, numa parceria refrescante com a marca portuguesa de gelados Fini. A receita do gelado usa a base do brigadeiro tradicional e junta ainda pepitas e pedaços do próprio brigadeiro. É servido num copo reutilizável, para comer no momento ou levar para casa (3€).

Publicidade
Café Colonial, Príncipe Real
Fotografia: Arlindo Camacho
Noite

Café Príncipe Real

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Vasco Lello, o chef do restaurante do hotel Memmo Príncipe Real, deu novas paragens à viagem portugueses pelo mundo. A carta de jantar tem agora um caranguejo de casca mole frito com molho de moqueca, ou uma feijoada brasileira reinventada, com picanha e secretos de porco. No terraço também há uma nova carta de petiscos e cocktails.

A Time Out diz
pannacota do forneria
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes, Italiano

Forneria

icon-location-pin Parque das Nações

Na carta da Forneria come-se agora um gnocchi guloso que é a definição de comida de conforto. O molho é de tomate e salsicha e há ainda uma nova bruschetta de queijo da cabra, tapenade de azeitona e tomate seco, e pizzas a estrear como a Vecchio, com bresaola, mozarela e pasta de trufa, ou a pugliese, com mozarela, presunto e um ovo ao centro.

A Time Out diz

Mais restaurantes em Lisboa

Food Temple, cozinha
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

Os melhores restaurantes em Lisboa até 10 euros

A cidade é cada vez mais dos turistas, dizem, mas ainda há sítios que se mantêm com toda a resiliência como cantinas diárias para o almoço dos lisboetas. Comer fora não tem de ser caro e na cidade existem verdadeiros achados entre alguns dos restaurantes baratos em Lisboa. Pense num prato rico, em comida saborosa e atendimento simpático — às vezes até familiar. Fazem-se literalmente negócios da China, da Índia, da Argentina, bem portugueses e outros completamente vegetarianos. Para encher a barriga sem esvaziar a carteira, este barato não lhe vai sair caro: estes são os melhores restaurantes em Lisboa até 10 euros. Ou menos.

Meia desfeita da Taberna da Rua das Flores
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Os 38 melhores restaurantes em Lisboa até 20 euros

Encontrar restaurantes em Lisboa até 10€ pode revelar-se complicado, mas não é impossível e nós ajudamos. Se abrir um pouco mais os cordões à bolsa, a escolha cresce e, escolhendo bem, não há maneira nem de passar fome, nem de comer alguma coisa que não alimente devidamente a alma. Dá para peixe fresco grelhado numa boa esplanada virada para o rio, dá para algumas das melhores pizzas da cidade, dá para comida israelita, nepalesa, indiana e oriental. Fique-se por esta lista de 38 dos melhores restaurantes em Lisboa até 20 euros. Tratar do corpo e da alma não custa mais do que uma nota das azuis. 

Publicidade