Os melhores restaurantes em Vila Nova de Milfontes

Atire-se aos pratos e diga que o empurraram. Não pode mesmo perder os melhores restaurantes em Vila Nova de Milfontes — porque ir ao Alentejo e não estragar a dieta, não vale.

Fotografia:Arlindo CamachoPôr-do-sol no restaurante A Choupana

Vila Nova de Milfontes podia muito bem ser Vila Nova do Mil restaurantes, tantas são as mesas à nossa espera. Vá por nós, almoce e jante por aqui. Quer carne ou peixe? Marisco ou só tapas? Experimente tudo. Não se vai arrepender. 

Restaurantes em Vila Nova de Milfontes

Tasca do Celso

Por muitos considerado o melhor restaurante de Milfontes – facto que não está longe da verdade – é um poiso obrigatório para comer pratos de comida tradicional alentejana. As doses são fartas e dá para ir em dois modos: ou ao petisco puro e duro, e aí a linguiça frita com ovos mexidos, as amêijoas à tasca e o queijo fresco com tomate têm de entrar; ou ao “eu não quero dividir” e seguir pelo mítico bife à pimenta, as plumas de porco preto ou os peixes grelhados. Atenção também à carta de vinhos, a percorrer o país tão ao detalhe quanto a Volta a Portugal em Bicicleta, e a preços amigos da carteira.

Ler mais

Picatapa

Apesar de já ter um ano de vida, é uma das novidades da zona, que serve exactamente aquilo que o nome de baptismo propõe: tapas e petiscos para dividir. A ementa não se atira para fora de pé e serve desde tábuas de queijos e enchidos a requeijão com mel e nozes, de saladinhas frias a tiras de choco frito, de pica-pau de porco preto a pimentos padrón. Tudo simples mas em bom.

Ler mais
Publicidade

Ritual

Se o que procura é um sítio com onda, boa decoração, música a condizer e uma ementa que agrada tanto a quem procura petiscos tradicionais como a quem quer comida do mundo, marque mesa no Ritual. São adeptos dos produtos locais, que usam tanto para fazer hambúrgueres com carne do Alentejo e chouriço de porco preto assado, como um bom caril tailandês ou uns gnocchi com tomate seco. 

Ler mais

A Choupana

Já o dissemos no ano passado e somos obrigados a repetir: a Choupana é aquilo que todos os restaurantes de praia deviam ser. Trata-se de uma cabana de madeira, montada em cima da areia, com janelas abertas para o mar e uma grelha sempre acesa onde entram e saem peixes e carnes. E ainda proporciona aquele que é o mais espectacular pôr-do-sol do litoral alentejano. Posto isto, a comida podia ser acessória, mas não é. Peixes fresquíssimos, bom bacalhau e óptimos frangos assados. 

Ler mais
Publicidade

A Fateixa

Lembrada com frequência ao final de um dia de praia para petiscar com grandes grupos, A Fateixa está há largos anos a cumprir essa necessidade na perfeição. A esplanada está virada para o rio, as cervejas geladas estão sempre a vir, e tanto as amêijoas como os percebes são bons. Quem quiser prolongar o repasto tem peixe grelhado e lulas fritas à casa.

Ler mais

Porto das Barcas

Apesar de ficar longe do centro, tornou-se num local de romaria obrigatório para quem gosta de comer bem e com algum toque de modernidade. Ou seja, a par dos peixes e mariscos frescos, aqui já se provam ceviches de peixe fresco, torradas de sardinha, um surf and turf de carne com camarão, entre outros petiscos. Há duas semanas inaugurou uma esplanada que abre das 12.00 às 21.00, onde se servem caipifrutas e sumos naturais, se comem tábuas de queijos e um hambúrguer dos bons e que, em breve, terá sunsets com DJs.

Ler mais
Publicidade

Pátio Alentejano

É conhecido na zona por ter doses XL e, de facto, até a meia dose de qualquer prato alimenta um duo que queira encher bem a barriga. Daí que esteja sempre cheio de clientes habituais e que tentar almoçar ou jantar sem marcação seja um pouco kamikaze. Nas especialidades contam-se o bacalhau à casa, a carne de porco à alentejana e as migas com carne de porco. Tudo aquilo que se idealiza para o pátio do Alentejo, lógico.

Ler mais

O melhor da Costa Alentejana

As melhores praias na Zambujeira do Mar

São (só) 212 quilómetros que separam Lisboa de um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. A Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, perfeita para quem gosta de explorar segredos. Acabaram-se as desculpas – calce as sandálias e faça-se à estrada. 

Ler mais

O melhor de Melides

130 kms. É apenas isso que separa Lisboa desta aldeia de areais extensos. Apetece-lhe fugir da cidade? Dizemos-lhe as melhores coisas que pode fazer em Melides

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Turismos rurais, hotéis de charme e até um glamping no meio do nada mas perto de tudo. Sozinho ou acompanhado, com miúdos ou sem miúdos. Eis oito hotéis na Costa Alentejana onde pode ficar.

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros

Comentários

1 comments
Maria B

MARIANA A FOTO DO PICA TAPA.....ta enganada pois é o bar azul