Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Sítios para provar comida sem glúten em Lisboa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Rice Me - Tiborna de Abacate com Camarão
©Inês Félix Tiborna de Abacate com Camarão

Sítios para provar comida sem glúten em Lisboa

Certificados pela Associação Portuguesa de Celíacos, estes são os sítios para provar comida sem glúten em Lisboa

Por Tiago Neto
Publicidade

Estima-se que a intolerância seja conhecida há pelo menos 1800 anos, mas só nas últimas décadas começámos a dar-lhe especial atenção. O glúten, nome dado ao conjunto das proteínas insolúveis presentes em cereais como o trigo, o centeio ou a cevada, é um inimigo silencioso que em Portugal se vai contornando cada vez melhor e em Lisboa já há muitas opções certificadas como seguras. Na lista que se segue, onde todos os restaurantes são certificados como aptos para celíacos pela Associação Portuguesa de Celíacos, só tem de se preocupar com o saborear. Estes são os sítios para provar comida sem glúten em Lisboa.

Recomendado: Os melhores restaurantes vegetarianos em Lisboa

Sete sítios para provar comida sem glúten

Rice Me - Risotto de Camarão
Rice Me - Risotto de Camarão
©Inês Félix

Rice Me

Restaurantes Global São Sebastião

A base é, como o nome indica, arroz. E o cereal é a estrela da companhia em grande parte da carta. Mas não está sozinho,
sendo que a massa – de arroz, claro está – também ocupa o seu espaço, e é levada a combinações com camarão, choco, frango ou bifinhos de novilho. Entre as opções, vegan e vegetarianas incluídas, a tiborna de abacate e camarão ou o bacalhau panado no pão da casa são apostas certas.

Rua Carlos Testa, 18A. 91 899 2860. Seg-Qui 12.00-23.00, Sex-Sáb 12.00-00.00, Dom 12.30-18.00.

La Trattoria

Restaurantes Italiano Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A história do La Trattoria em Lisboa já é antiga. Aquele que foi o primeiro restaurante italiano da capital abriu no dia 25 de Abril
de 1974, mas antes, ainda em Madrid, já 
era sinónimo de ponto de encontro entre personalidades como Hemingway, Ava Gardner, ou Luís Miguel Dominguin. Desde então, o espaço mantém-se nas mãos da mesma família, mas foi sofrendo adaptações. A carta é reflexo disso mesmo, com opções totalmente sem glúten, o que lhe valeu o selo de certificação da Associação Portuguesa de Celíacos.

Rua da Artilharia 1, 79. 21 385 3043.

Publicidade
the paleo kitchen
the paleo kitchen
Fotografia: Francisco Santos

The Paleo Kitchen

Restaurantes São Sebastião

Não há glúten, não há lactose, não há açúcares refinados – só mel, açúcar de 
coco e agave –, não há conservantes, os ingredientes são biológicos (o restaurante é certificado pela SATIVA), e o peixe vem de pesca sustentável. São estas as premissas do The Paleo Kitchen, onde a dieta paleolítica é a bandeira da casa.

Rua Latino Coelho, 31. 21 010 5612. Seg-Qui 09.00.23.00, Sex-Sáb 09.00-00.00.

The Food For Real
The Food For Real
©DR

The Food for Real

Restaurantes Grande Lisboa

O maior propósito, dizem, “é incluir todas
as pessoas à volta da mesa, mesmo aqueles que tinham alguma restrição alimentar”, e
é com essa premissa em mente que o The Food For Real vai trazendo opções vegan, vegetarianas – ou não – e, mais importante, livres de glúten. A pequena casa em Alcântara ganhou recentemente um novo espaço, em Entrecampos, mas os produtos saudáveis e o respeito à sazonalidade são constantes.


Rua dos Lusíadas, 51 A. 91 569 6868. Seg-Sex 09.30- 18.00, Sáb 10.00-16.00

Publicidade
Despensa N6
Despensa N6
©Manuel Manso

Despensa N.6

Restaurantes Pastelarias Areeiro/Alameda

É uma healthy pastry e até tem a certificação da Associação Portuguesa de Celíacos. Tal como numa despensa, têm as prateleiras cheias de potes de amêndoas, granolas de cacau caseiras, sal dos Himalaias, sementes, açúcar de coco – tudo ingredientes que vendem a granel e que usam também para confeccionar a pastelaria saudável.

Avenida Sacadura Cabral, 6A. 91 428 5495. Ter-Dom 09.00-19.30.

Grom
Grom
©Duarte Drago

Grom

Restaurantes Grande Lisboa

Sem dinheiro e sem experiência na
arte de fazer gelados – foi assim que
os italianos Federico Grom e Guido Martinetti começaram em 2002 quando decidiram abrir em Turim uma gelataria, a Grom. Mais de uma década depois, a Grom chegou a Lisboa com gelados italianos que se dizem à moda antiga, feitos com ingredientes de origem natural.

Rua Garrett, 42. 93 999 0567. Seg-Dom 11.00-00.00.

Publicidade
Open Brasserie Mediterrânica - Sala
Open Brasserie Mediterrânica - Sala
©DR

Open Brasserie Mediterrânica

Restaurantes Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O restaurante Open Brasserie Mediterrânica foi o primeiro com certificação gluten free em Lisboa, e o facto de ter a cozinha aberta para
a sala deixa acompanhar de perto a preparação da ementa apostada nos sabores mediterrânicos – com opções vegan, vegetarianas, sem lactose e especialmente preparadas para diabéticos.

Rua de Santa Marta, 48. 91 899 2860. Seg-Sáb 12.30-15.00, 19.30-22.30, Dom 19.30- 22.30.

Mais restaurantes em Lisboa

eight the health lounge
Fotografia: Arlindo Camacho

Os melhores restaurantes vegan em Lisboa

Restaurantes

Quanto mais restaurantes vegan aparecem em Lisboa, mais criativa fica esta dieta restritiva. Não há ovos, leite ou manteigas de origem animal – e naturalmente nem vale a pena falar em carne ou peixe – mas estes menus não são um interminável desfile de saladas. Estes são os melhores restaurantes vegan em Lisboa. Animais enram, mas só pela trela.

Os melhores restaurantes saudáveis em Lisboa

Restaurantes

Saudável não é sinónimo de verde, light, vegetariano ou comida para passarinhos. E também não equivale a passar fome. Corremos a cidade para lhe trazer esta barrigada de restaurantes saudáveis em Lisboa. Bom apetite e muita saudinha.

Publicidade
Belcanto
©Paulo Barata

O que comer nos melhores restaurantes de Lisboa

Restaurantes

Quem são as estrelas dos nossos 5 estrelas? Relemos as melhores críticas de restaurantes dos últimos anos e deliciámo-nos com os pratos que conquistaram os nossos ilustres especialistas. Se procura o que comer em Lisboa, estes são os pratos por onde começar.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade