“Strawberries, cherries and an angel’s kiss in spring,
my summer wine is really made from all these things…”
Se há uma música capaz de descrever um vinho perfeito para o Verão, é "Summer Wine": aromas de morangos e cerejas, com a delicadeza que só um beijo de um anjo poderia ter.
A estação mais quente do ano pede vinhos que refresquem sem pesar, que tenham acidez viva, aromas de fruta fresca, toques herbais ou florais e, acima de tudo, que combinem com a leveza dos dias longos e das conversas sem pressa.
O segredo? Procurar vinhos com: 1) acidez marcante: aquela que limpa o palato e faz salivar, 2) álcool moderado ou bem integrado, para beber sem ficar com a boca cansada, e 3) perfil aromático fresco, com frutas vermelhas, ervas, flores, notas cítricas ou salinas.
Na dúvida, pense assim: este vinho combinaria com um piquenique? Com uma salada de tomate e queijo fresco? Com petiscos simples ou uma sardinha assada? Se a resposta for sim, então provavelmente tem a cara do Verão.
Montámos uma pequena playlist vínica que pode pôr a tocar em remix com a música que abriu este artigo. Deixamos aqui algumas ideias para o teu deleite. E refresco.
Recomendado: A culpa da sua dor de cabeça é dos sulfitos? Dez mitos sobre o vinho