Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Estas exposições gratuitas em Lisboa valem a visita
Artistas Portuguesas de 1900 a 2020
©DR Auto-retrato, de Aurélia de Sousa (1900) e A casa, de Helena Almeida (1979)

Estas exposições gratuitas em Lisboa valem a visita

Não precisa de gastar um tostão para entrar nestas exposições gratuitas em Lisboa e admirar o melhor da arte da cidade.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Preza a arte mas custa-lhe dar dinheiro por ela? Aliás, custa-lhe dar dinheiro para a poder ver? Uma entrada num museu ou numa galeria sai-lhe quase sempre dos bolsos (ainda que não se possa queixar, que por cá os valores são baixos), mas ainda há exposições gratuitas em Lisboa para quem anda sempre à procura de uma borla. Das duas uma: ou aproveita aqueles dias em que os museus promovem entradas gratuitas ou segue estas nossas sugestões de exposições gratuitas em Lisboa onde não pagará nem um cêntimo para apreciar uma obra de arte – o mais provável é acabar o dia a descobrir novos artistas. 

Recomendado: Conheça estes museus grátis em Lisboa e arredores

Visite estas exposições gratuitas em Lisboa

Aurélia de Souza (1866-1922) Autoretrato
Aurélia de Souza (1866-1922) Autoretrato
Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

1. Tudo o que eu quero — Artistas portuguesas de 1900 a 2020

Arte Centros de artes Museu Calouste Gulbenkian, São Sebastião

Incluída no Programa Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, chega a 1 de Junho ao Museu Calouste Gulbenkian “Tudo o que eu quero — Artistas portuguesas de 1900 a 2020”, uma exposição que reúne duas centenas de obras assinadas por mulheres artistas portuguesas. A mostra parte do mítico auto-retrato de Aurélia de Souza, pintado em 1900, e segue para um espólio de cerca de 200 obras de 40 mulheres artistas nacionais, como é o caso de Helena Almeida, Joana Vasconcelos, Maria Helena Vieira da Silva, Fernanda Fragateiro, Lourdes Castro, Paula Rego, Ana Vieira, Salette Tavares, Maria José Oliveira,  Sónia Almeida e Grada Kilomba. As obras variam entre desenho, livros, instalação, filme, vídeo, pintura ou objectos, tudo produzido desde o início do século XX até aos dias de hoje.

Mais arte em Lisboa

Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian
©Ricardo Oliveira Alves

Guia para não pagar entrada nos museus em Lisboa

Museus

Há museus completamente gratuitos em Lisboa (já os listámos) e depois há outros que não dão o braço a torcer e onde vai ter sempre de se chegar à frente e abrir a carteira. Mas ainda há um meio termo, aqueles que dão tréguas em pelo menos um dos dias da semana ou do mês, para que possa entrar sem gastar dinheiro. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade