A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
‘Portugal Livre 1974-2024’
© Igor MartinsFotografia presente na exposição ‘Portugal Livre 1974-2024’

‘Portugal Livre 1974-2024’ e outras exposições gratuitas em Lisboa

Não precisa de gastar um tostão para entrar nestas exposições gratuitas em Lisboa e admirar o melhor da arte da cidade.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Uma entrada num museu sai-lhe quase sempre dos bolsos (ainda que, por cá, os valores sejam relativamente baixos), mas ainda assim o que não faltam são exposições gratuitas em Lisboa para quem precisa de controlar o orçamento ou anda à procura de uma borla. Das duas uma: ou aproveita aqueles dias em que os museus promovem entradas gratuitas ou segue estas nossas sugestões de exposições gratuitas em Lisboa onde não pagará nem um cêntimo para apreciar uma obra de arte – o mais provável é acabar o dia a descobrir novos artistas. 

Recomendado: Conheça estes museus grátis em Lisboa e arredores

Visite estas exposições gratuitas em Lisboa

  • Arte
  • Fotografia
  • Intendente

Augusto Brázio, Lara Jacinto, Mag Rodrigues, Paulo Catrica, Pedro Letria, São Trindade e Valter Vinagre apresentam as suas representações e reflexões sobre a periferia social e urbana de Lisboa na colectiva “O Cerco de Lisboa”, 25 anos depois da marcante “Lisboa Anos 90”, encomendada pelo Arquivo Fotográfico, em que também 7 fotógrafos, incluindo Paulo Catrica e Pedro Letria, mostraram a sua visão da cidade.

Ainda no âmbito da exposição, pode ver no piso superior um vídeo realizado num armazém abandonado, ocupado por pessoas sem-abrigo, e, noutra sala, entrevistas aos fotógrafos de “O cerco de Lisboa” sobre o seu trabalho.

A não perder também as visitas guiadas pelos próprios fotógrafos, sempre às 15.00. A 6 de Janeiro, uma visita pelo colectivo de fotógrafos, a 12, por Paulo Catrica, a 16, por São Trindade, e a 26, por Valter Vinagre. Em Fevereiro, dia 3, nova visita conjunta com todos os fotógrafos; dia 9, Lara Jacinto e Valter Vinagre; dia 23, Augusto Brázio e Pedro Letria; e, por fim, a 24 de Fevereiro, Mag Rodrigues. A visita é de entrada livre mas sujeita a marcação através do e-mail arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt

  • Coisas para fazer
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

A Biblioteca Nacional de Portugal e o Clube Português de Banda Desenhada juntaram-se ainda em 2019 para pensar uma exposição comemorativa do centenário de publicação do n.º 1 da revista ABC-zinho. A inauguração era para ter acontecido em Outubro de 2021, mas as alterações de calendário efectuadas em contexto de pandemia forçaram o adiamento para 2023. Patente até 29 de Março de 2024, “Centenário do ABC-zinho. 100 anos de revistas de banda desenhada em Portugal” percorre as principais publicações desde os anos 1920 até à década de 1980.

Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa). 7 Nov-24 Mar, Seg-Sex 09.30-19.30, Sáb 09.30-17.30. Entrada livre

Mais arte em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade