Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores bares em Alfama

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Memmo Alfama
©Ricardo Junqueira

Os melhores bares em Alfama

Entre ruas, becos e ruelas há muito a descobrir. Conheça os melhores bares em Alfama para beber um copo

Por Tiago Neto
Publicidade

Apostar em Alfama para ganhar as marchas é quase tão certo como apostar que o Papa faz do Vaticano casa. Apostar que em Alfama o fado ainda ecoa pelos becos e que nos Santos Populares as ruas ficam intrasitáveis e com uma banda sonora e cheiro a sardinha que nos faz orgulhar de ser português, idem. E parte desse encanto foi o que lhe valeu a invasão turística que nos últimos anos tanta mudança trouxe. Mas ele lá está, de pé, colina abaixo e frente ao Tejo, pronto para receber – e confundir – tudo o que é visitante. Há muito para gostar em Alfama e nós damos-lhe algumas razões para além das acima citadas. Fique a conhecer os melhores bares em Alfama e, quem sabe se não acaba por se apaixonar.

Recomendado: Os melhores restaurantes em Alfama

Os melhores bares em Alfama

Esplanada do Chapitô
Esplanada do Chapitô
©Arlindo Camacho

Chapitô

Noite Castelo de São Jorge

Este lugar de livre criatividade tem lugar para todos. É uma Escola de Circo que abre as portas à população, seja assistir às producções da companhia da casa na Tenda do Chapitô, seja para provar a gastronomia do restaurante Chapitô à Mesa, com uma vista sobre Lisboa, seja para ir a eventos no Bartô, o bar, onde pode ouvir concertos, ver ciclos de cinema ou participar em tertúlias.

Memmo Alfama
Memmo Alfama
©DR

Memmo Alfama

Hotéis Alfama

Não é um hotel de luxo nem quer ser. Afinal, a ideia é que o Memmo seja uma segunda casa fora de casa, e isso só se consegue com o ambiente informal que dificilmente encaixaria na definição de um cinco estrelas. Contudo, se o assunto for um copo com vista, pode preparar-se para uma boa experiência com Alfama aos pés.

Publicidade
Tejo Bar
Tejo Bar
©DR

Tejo Bar

Noite Alfama

Argumento número um: as noites de música são uma constante no Tejo bar, e é provável que encontre por lá algumas caras conhecidas da indústria. Argumento número dois: é um bar e é também um dos clássicos do bairro beira-rio. Se a isto juntar as várias passagens de Madonna, não lhe faltarão motivos para conhecer esta casa.

Parreirinha de Alfama
Parreirinha de Alfama
©DR

Parreirinha de Alfama

Restaurantes Alfama

Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, Alfredo Marceneiro, Berta Cardoso, Tristão da Silva, Celeste Rodrigues, Maria da Fé ou Beatriz da Conceição foram alguns dos muitos nomes que encheram a casa com a voz. Mas no espaço a que Argentina Santos deu vida, a canção ainda é parte do charme, e acontece todas as semanas. Vinho para acompanhar não falta. Veja só se quando as guitarras soarem, por respeito à tradição, faz silêncio.

Publicidade
Ulysses
Ulysses
©DR/InstagramUlyssesLisbon

Ulysses

Bares Bares Alfama

Este speakeasy em Alfama é bem capaz de ser um dos bares mais pequenos da cidade mas a oferta não obedece necessariamente ao tamanho da casa. No 16A da Rua da Regueira há muito a escolher, dos licores aos gins, e há até um cocktail em homenagem ao bairro que lhe serve de morada (11€) 

Bar Terraço Santa Luzia
Bar Terraço Santa Luzia
©Manuel Manso

Bar Terraço de Santa Luzia

Bares Cafés/bares Alfama

É, temos um fraco por miradouros. Especialmente se nos derem copos dos bons, vistas e pouca confusão, como este Terraço de Santa Luzia, onde a janela para o rio é tudo o que precisamos de ver depois do computador nos pôr a cabeça em água. Ou não estivessemos numa das zonas da cidade com melhor vista. 

Publicidade
miradouro portas do sol
miradouro portas do sol
©Manuel Manso

Miradouro das Portas do Sol

Atracções Torres e miradouros Castelo de São Jorge

Instale-se nos pufs e descontraia a ver o Tejo e os monumentos do bairro de Alfama. O bar deste mirante está integrado num edifício da premiada dupla de arquitectos Aires Mateus e é frequente fazer-nos chegar música aos ouvidos no Verão. 

Madeira Pura
Madeira Pura
©DR/FacebookMadeiraPura

Madeira Pura

Bares Cafés/bares Alfama

Nesta verdadeira instituição madeirense no coração do bairro de Alfama a poncha é um dos argumentos fortes para passar a porta. Mas além do licor da ilha há petiscos de sobra para que não tenha de continuar a jornada de barriga vazia – a música ao vivo também enche o calendário.

Publicidade
Este Bar
Este Bar
©DR/FacebookEsteBar

Este Bar

Bares Bares Santa Maria Maior

"O menor bar é a sala de estar mais movimentada." Assim é o lema d'Este Bar e não está longe da verdade. No pequeno espaço da Rua dos Remédios, os clientes são uma extensão da família, portanto prepare-se para uma habitual casa cheia e um poliglotismo contagiante. Com música à mistura. 

Continue o roteiro pelos bairros

Caos
©Duarte Drago

Os melhores bares no Cais do Sodré

Noite

O difícil no Cais do Sodré é decidir em que modo lhe queremos fazer uma visita. Ainda por cima, com novidades sempre a aparecer. E perante essa situação, e a lista que encontra em baixo, basta escolher. Uns podem ser considerados cafés, outros discotecas. Mas afinal, na hora de beber um copo, isso não importa nada. Descubra os melhores bares no Cais do Sodré, dentro e fora das fronteiras da rua cor-de-rosa. 

Bar, Noite, Damas, Graça
©Inês Calado Rosa

Os melhores bares na Graça

Noite

Nem só de miradouros (onde abundam turistas, com uma insaciável fome de sunsets, atropelando a vista aos que de nós só querem mesmo existir), vive a Graça. Há restaurantes que vale a pena visitar e muita coisa a dar nas vistas, mesmo depois do sol se pôr. A lista que se segue apresenta alguns clássicos do bairro. Uma coisa é certa: só não bebe um copo na Graça se não quiser.

Publicidade
Tap Room Dois Corvos
©Arlindo Camacho

Os melhores bares em Marvila

Noite

Longe vão os tempos em que este bairro era um deserto, uma zona deixada ao abandono, armazéns com tectos a cair por ocupar. Neste momento há bons restaurantes, ginásios, galerias, coworks, arte urbana e muitos espaços para se fazer coisas. Há até o Lisbon Beer District, ou seja, o sítio onde tem de estar para beber boa cerveja. Mas há mais opções nocturnas, sim, que até à noite Marvila está viva. Estes são os melhores bares em Marvila. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade