A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Miradouro de São Pedro de Alcântara
©Inês Félix

50 razões para aproveitar 2019 em grande

Novos restaurantes e bares, festas e concertos, teatro, cinema e séries. Há muitas razões para ansiar por 2019.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Gostámos muito de passar este ano consigo, de o levar para aqui e para acolá, de apontar pratos para lhe dar a provar e espreitar, de o conduzir a festas e noitadas – mas agora faça favor de se pôr a andar para o novo ano. Damos-lhe 50 razões para ansiar por 2019. São novos restaurantes e bares, eventos e exposições, concertos e peças de teatro, filmes e séries com que temos encontro marcado nos três primeiros meses do ano e que lhe vão dar o conforto de que vai precisar para chegar à Primavera.

Recomendado: O melhor de 2018

Seis restaurantes que vão abrir em Lisboa no início de 2019

Ajitama Ramen Bistro
©Manuel Manso

Ajitama Ramen Bistro

Quando: Janeiro
Onde: Entre o Marquês de Pombal e o Saldanha

O supper club de ramen de António Carvalhão e João Ferreira correu tão bem que às tantas já havia 1800 pessoas em fila de espera. Os dois amigos, das áreas de marketing e gestão mas com uma paixão forte pelo caldo fumegante, ganha durante os tempos em que viveram na Ásia, começaram o Ajitama na Primavera de 2017 com o shio ramen. No último Verão tinham já dois, o shio e o shoyo. Durante o primeiro mês de funcionamento, o restaurante vai estar aberto em exclusivo para todos os que já estavam inscritos. Nos dois meses seguintes, vão servir apenas jantares, antes de se aventurarem finalmente nos almoços. As opções vão crescer: além dos dois ramens que já existiam, há outros três tipos, que António e João aprenderam com o sensei Takeshi Koitani, no curso de Ramen Chefs da Rajuku que fizeram este Verão. Além dos caldinhos, a carta vai ter outros pratos quentes japoneses diversos. 

 

FOGO

Quando: Fevereiro
Onde: Avenida da República

O novo restaurante do chef Alexandre Silva vai chamar-se FOGO e vai ter um conceito muito diferente do fine dining do LOCO, o restaurante com estrela Michelin com dois menus de degustação e uma alta-cozinha criativa. Será uma cozinha baseada apenas em fogo e Manuel Liebaut, responsável pelo I+D do LOCO vai ser o chef residente. Vai ter 70 lugares e uma cozinha a permitir ver as labaredas, mas o menu não vai ser fechado e volta e meia há pratos novos. Conte com cozido, cortes do dia, chanfana, borrego, leitão, peixe assado no forno e mariscos. Haverá ainda um bar de cocktails de autor que não vai fugir às brasas e vai explorar o poder do fogo dentro do copo. 

 

Publicidade
Miguel Oliveira
Fotografia: Manuel Manso

Miguel Oliveira

Quando: Abril

Miguel Oliveira, Malagueta Man para os amigos e para os que seguem o seu blogue, tem finalmente as obras em andamento para a sua catedral do pudim Abade de Priscos. O pudim vai ser fabricado neste espaço e ganhar o primeiro espaço de venda ao público próprio em Lisboa (vende-se à fatia no JNcQUOI ou no Tágide; inteiro na Comida Independente).

 

Meat Me

Quando: Janeiro
Onde: Chiado 

O grupo Sea Me vai entrar no mundo das carnes com o restaurante Meat Me, assador moderno. Não querem só mais uma steakhouse. Vai ter todo o tipo de carnes e muitas receitas. Acompanhe os primeiros passos do projecto no Instagram, com as ilustrações de Ana Gil. 

 

Publicidade

Novo projecto Valdo Gatti

Onde: Chiado

Os donos da pizzaria biológica que conquistou os nossos corações e um lugarzinho no nosso Guia de Restaurantes vão abrir um novo espaço no antigo Rei das Meias, no Chiado. É para valorizar os aperitivos italianos, com queijos e enchidos e uma garrafeira que vai impressionar.

 

Essencial
©Arlindo Camacho

Essencial

Onde: Centro de Lisboa

O quando ainda é incerto mas o chef André Lança Cordeiro já anda de volta do novo projecto há uns meses e tudo garante que está aí quase: a cozinha será contemporânea e na mesma linha da que começou a fazer no Local, o restaurante de dez lugares no Príncipe Real. Vá espreitando em @essencialrestaurante nas redes.

 

Festas, festivais e novos bares a não perder em Lisboa

Novo bar Red Frog
Fotografia: Duarte Drago

Novo bar Red Frog

Quando: Janeiro
Onde: parte incerta

Abre já em Janeiro com outro nome e outro animal a baptizá-lo e pelo que sabemos o conceito será completamente diferente do bar do sapo vermelho na Rua do Salitre, na lista dos 100 melhores bares do mundo – e completamente diferente dos restantes bares da cidade. Paulo Gomes, o cérebro à frente do laboratório de cocktails do Red Frog, é também o responsável pelo novo bar onde certamente não nos vamos deixar de surpreender com as bebidas.

Novo bar na Bica

Quando: Entre Fevereiro e Março
Onde: Rua da Bica, 26

Um espaço com “decoração louca”, que serve reinvenções dos pratos das brasserie francesas, cocktails e produtos com CBD (uma das substâncias encontradas na planta da cannabis, conhecida pelos seus efeitos terapêuticos) – é assim que Guy-David Gharbi descreve o bar que quer abrir no início do próximo ano. Esta é a segunda aventura do francês no mundo da restauração, após a abertura do Legaaal, no Bairro Alto.

Coisas para fazer em Lisboa em 2019

  • Museus
  • Belém

O MAAT faz tripla inauguração no primeiro mês do ano com “Hello, Robot”, uma exposição vinda do alemão Vitra Design Museum para a Central 1, que examina o boom actual da robótica no quotidiano (até 22 Abril). A Central 2 é ocupada pelo português Carlos Bunga com uma exposição site-specific e explora o cruzamento entre arquitectura, escultura e pintura (até 20 de Maio). No Cinzeiro 8, Ana Santos reúne um conjunto de esculturas, que seguem as tradições escultóricas da modernidade (até 20 de Maio).

Filmes com estreia agendada para o início de 2019

"O Cavalheiro com Arma", de David Lowery

"O Cavalheiro com Arma", de David Lowery

Esta comédia dramática policial baseada em factos reais, assinala o último papel de Robert Redford no cinema. O actor, que se estreou a fazer filmes em 1962, interpreta aqui Forrest Tucker, um homem que se evadiu da penitenciária de San Quentin aos 70 anos e cometeu em seguida uma série de roubos audaciosos. Também com Sissy Spacek, Casey Affleck, Keith Carradine, Danny Glover e Tom Waits.

Estreia a 10 de Janeiro

"Vox Lux", de Brady Corbet
DR

"Vox Lux", de Brady Corbet

O percurso de Celeste, uma adolescente que se transformou em estrela pop após um massacre no seu liceu (Raffey Cassidy personifica-a na juventude e Natalie Portman na idade adulta) confunde-se, neste filme de Brady Corbet, com uma série de acontecimentos que atingiram os EUA desde o início do século XX, alguns dos quais mudaram o mundo, caso dos atentados terroristas do 11 de Setembro.

Estreia a 10 de Janeiro

Publicidade
"Mary, Rainha dos Escoceses", de Josie Rourke
DR

"Mary, Rainha dos Escoceses", de Josie Rourke

Margot Robbie interpreta a rainha Isabel I de Inglaterra, e Saoirse Ronan é a sua prima e inimiga Mary Stuart da Escócia, neste drama histórico passado no século XVI, feito de intriga política, conspirações e rebeliões. E que se conclui com a execução de uma das principais protagonistas, depois de ter passado um longo período de encarceramento. A realização é assinada pela estreante Josie Rourke.

Estreia a 17 de Janeiro

"Green Book — Um Livro para a Vida", de Peter Farrelly

"Green Book — Um Livro para a Vida", de Peter Farrelly

Realizado por um dos irmãos Farrelly, especializados em comédias provocatórias, este filme é umas das surpresas deste fim de ano nos EUA, e trabalha sobre acontecimentos reais. Estamos na década de 60. Viggo Mortensen é Tony Lip, um italo-americano que é contratado para ser o motorista de um pianista negro, Don Shirley (Mahershala Ali), durante uma digressão deste pelo Sul dos EUA.

Estreia a 24 de Janeiro

Publicidade
"Correio de Droga", de Clint Eastwood
DR

"Correio de Droga", de Clint Eastwood

Um policial dramático realizado e interpretado por Clint Eastwood, no papel de um nonagenário, veterano da II Guerra Mundial e horticultor, que é apanhado a transportar três milhões de dólares de droga de um cartel mexicano através do Michigan. É mais um filme que se inspira em factos e personagens reais. Eastwood é acompanhado no elenco por Bradley Cooper, Dianne Wiest, Andy Garcia e Laurence Fishburne. 

Estreia a 31 de Janeiro

"Os Irmãos Sister", de Jacques Audiard
DR

"Os Irmãos Sister", de Jacques Audiard

E aqui temos um western baseado no livro de um escritor canadiano, rodado por um cineasta francês em Espanha e na Roménia, que passa pelos EUA do tempo do Oeste selvagem, e que apresenta um elenco de actores americanos e europeus. Joaquin Phoenix e John C. Reilly são os irmãos Sisters do título, dois pistoleiros que trabalham para quem lhes pagar melhor. Mas um deles está farto e quer mudar de vida.

Estreia a 31 de Janeiro

Publicidade
"Bucha & Estica", de Jon S.Baird
DR

"Bucha & Estica", de Jon S.Baird

Uma produção anglo-canadianaamericana que conta a história da exigentíssima e penosa digressão por Inglaterra e pela Irlanda feita por Stan Laurel e Oliver Hardy, os lendários Bucha e Estica, após a II Guerra Mundial, quando o duo tentava reactivar a sua carreira no cinema, o que não viria a conseguir. Steve Coogan interpreta o Estica e John C. Reilly personifica o Bucha, e a realização é do escocês Jon S. Baird.

Estreia a 7 de Fevereiro

"Vice", de Adam McKay
DR

"Vice", de Adam McKay

Uma biografia do neocon Dick Cheney, o vice-presidente de George W. Bush, que foi um dos homens mais poderosos dos EUA e influenciou, decisiva e dramaticamente, a política externa do país, sobretudo no que diz respeito ao Médio Oriente. Adam McKay, o realizador de A Queda de Wall Street, deu o papel de Cheney a Christian Bale. Vice está nomeado para seis Globos de Ouro (lidera a respectiva lista) e é já considerado um muito forte candidato aos Óscares.

Estreia a 14 de Fevereiro

Publicidade
"Bem-vindos a Marwen", de Robert Zemeckis
DR

"Bem-vindos a Marwen", de Robert Zemeckis

O novo filme de Robert Zemeckis combina imagem real e animação, para contar a história de Mark Hogenkamp (Steve Carell), um homem que foi brutalmente espancado por neonazis e concebe uma forma de terapia única para se recuperar: a criação de um mundo alternativo.

Estreia dia 21 de Março

"Dumbo", de Tim Burton
DR

"Dumbo", de Tim Burton

A quarta colaboração de Tim Burton com a Disney é esta versão da longa-metragem animada clássica do estúdio, com uma história bastante diferente da original. Actores como Danny DeVito, Eva Green, Michael Keaton, Colin Farrell e Alan Arkin contracenam com um Dumbo manipulado digitalmente.

Estreia dia 28 de Março

Séries: as novidades para ver em 2019

"Marvel — O Justiceiro"
DR

"Marvel — O Justiceiro"

Netflix (T2)

Não tem data de estreia e o mais provável é que os novos episódios de O Justiceiro cheguem sem aviso – mais de um ano depois de termos mergulhado na história de Frank Castle (Jonn Bernthal), um anti-herói movido pela sede insaciável de vingança pela morte da sua família. Era para ter sido assim na primeira temporada, uma surpresa, mas um atentado em Las Vegas impediu que a Netflix arriscasse. Sobre o que aí vem, pouco ou nada se sabe, mas ele é o Justiceiro e o mais certo é querer vingar-se agora do amigo que o traiu. Tudo o que há por enquanto é um teaser de segundos e nele vemos Castle recuperado – a última vez que o vimos estava gravemente ferido – e determinado, como sempre.

Janeiro

"Titans"

Netflix (estreia)

Mais uma série de super-heróis para ver na Netflix. Titans, com 11 episódios, é uma das próximas apostas do serviço de streaming, que chegou a um acordo com a Warner Bros. Television para transmitir a série fora dos Estados Unidos. Não estamos em Gotham, mas é Robin um dos personagens principais desta história. O ex-protegido de Batman combate agora o crime com um grupo de heróis adolescentes.

11 de Janeiro

Publicidade
"This Is Us"
DR

"This Is Us"

FOX Life (T3-B)

A espera por novos episódios da popular e premiada série dramática This Is Us chega ao fim a 17 de Janeiro. E ainda bem, tendo em conta a revelação que foi feita no último episódio antes de a série criada por Dan Fogelman parar para férias. Mal podemos esperar para saber o que vai acontecer à família Pearson. No presente, no passado e no futuro.

17 de Janeiro

"The Passage"
DR

"The Passage"

FOX (estreia)

Se acha que já chega de séries de vampiros, espere até ver The Passage, a nova grande aposta da FOX, baseada na trilogia de livros do autor americano Justin Cronin. Os papéis principais estão a cargo de Mark Paul Gosselar – o popular Zack Morris da série Já Tocou – e da jovem Saniyya Sidney, do premiado filme Vedações (2016), de Denzel Washington. A trama envolve uma epidemia que começa na Ásia e a tentativa de um grupo de cientistas em salvar a humanidade estudando seres semelhantes ao que conhecemos como vampiros.

21 de Janeiro

Publicidade
"The Walking Dead"
DR

"The Walking Dead"

FOX (T9-B)

Agora com Rick fora de cena, a família e amigos vêem-se a braços com uma nova ameaça. Os chamados The whisperers metem o assustador (e encantador, vá) Negan no bolso. A nova leva de episódios começa em Fevereiro, em data a anunciar.

Fevereiro

Pausa para descansar

Os melhores hotéis para recuperar das festas
  • Hotéis

Despachado o Natal, está na altura de alinhar os chacras antes do regresso à vida, de entregar o corpo e a mente a um merecido descanso e de pôr em prática as resoluções com que se vai comprometer nas 12 passas engolidas à pressa à meia-noite. Repita connosco: deste ano não passa!

  • Coisas para fazer

Passámos em revista o último ano e escolhemos as melhores novidades de hotéis, turismos rurais e guesthouses de norte a sul do país, ilhas incluídas. Deixamos-lhe uma sugestão de 19 novos turismos que valem a viagem. Já escolheu a sua escapadinha de Lisboa? Agora faça o favor de ir dar uma volta e diga que vai daqui.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade