A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
vista ponte 25 abril
© Arlindo Camacho

Lisboa Capital Verde Europeia 2020: os destaques do programa

O amor de Lisboa agora é verde e damos-lhe os destaques da programação da nova Capital Verde Europeia.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

É verdade. Desde 1 de Janeiro de 2020 que a capital portuguesa acumula funções como Capital Verde Europeia. E é uma dupla vitória, já que é a primeira vez que uma capital do Sul da Europa recebe esta distinção. Apesar de, em termos globais, ser uma gota num oceano de problemas, Lisboa vai passar o primeiro (ou último?) ano da década a alertar a navegação para a emergência climática. E são vários os espaços da cidade que já apanharam ou vão esperar pelas sucessivas paragens deste comboio sustentável, com programações temáticas para celebrar o ambiente, do Museu de História Natural e da Ciência ao mundialmente famoso Oceanário de Lisboa.

Recomendado: Eles criam bom ambiente: projectos sustentáveis em Lisboa

Lisboa Capital Verde Europeia 2020: os destaques do programa

Aqui bebo água da torneira
©DR

Aqui bebo água da torneira

“É uma garrafinha de água, por favor”. É provável que em Lisboa faça este pedido menos vezes nos restaurantes de Lisboa. Isto se aderirem a este projecto que promove o consumo de água da torneira e a redução da utilização de garrafas de plástico. A água será servida em jarros e garrafas oferecidos pela EPAL e o objectivo é juntar o maior número de estabelecimentos em torno desta missão amiga do ambiente. A lista de aderentes estará disponível na plataforma Zomato.

ReMuseu
©DR

ReMuseu

Para Abril, a Câmara Municipal de Lisboa tem planeada a inauguração do ReMuseu, um espaço museológico temporário dedicado à reciclagem e que será instalado para os lados de Alcântara, próximo do Tejo. A estrutura será edificada com a ajuda de contentores marítimos.

Do mais verde que há em Lisboa

17 marcas infantis sustentáveis para pequenos amigos do planeta
  • Miúdos

Palavra do ano em 2018, sustentável é uma prática ecologicamente responsável, economicamente viável e socialmente justa. Troque a coisa por miúdos e ponha os gaiatos a repetir – e a praticar – o palavrão. É que pensar verde não é, nem deve ser, um exclusivo de adultos e cada vez mais marcas infantis estão atentas a isso. Com espaços físicos espalhados pela cidade ou à distância de um simples clique, estas marcas estão a fazer tudo para não deixar uma grande pegada no planeta, ao mesmo tempo que enchem as crianças de estilo.

  • Compras
  • Arte, artesanato e passatempos

A preocupação pelo meio-ambiente parece ter entrado de vez na agenda social e política de todo o mundo e aos poucos vamo-nos apercebendo da quantidade de desperdício que todos os dias mandamos dar uma volta. Estamos ainda muito longe do objectivo final, o desperdício zero, mas dar uma segunda oportunidade aos objectos obsoletos ou estragados que temos em modo espera nos arrumos, garagens ou mesmo dentro de casa (nem todos têm espaço de sobra) é uma das novas missões da humanidade. Isso e reciclar e reduzir. Agora, damos-lhe uma ajuda com estas dicas de formas de dar nova vida aos objectos lá de casa.

Publicidade
  • Compras
  • Estilo de vida

Hoje em dia, estar atento à pegada ecológica e tornar-se consciente das suas escolhas enquanto consumidor já se tornou habitual – comprar sustentável deixou de ser um bicho de sete cabeças e, para alguns, é já um estilo de vida. Também por isso Lisboa tem cada vez mais espaços e marcas que promovem este modo de vida. Reunimos marcas sustentáveis que tem de conhecer, desde a cosmética ao calçado passando pelo vestuário feminino, masculino ou infantil, sem esquecer os sapatos ou até mesmo roupa de banho e decoração para a casa. Olhe com atenção para estas estas marcas amigas do ambiente se quiser encher o armário a pensar num consumo sustentável.

  • Bares

As alterações climáticas estão hoje na frente de todas as preocupações. Por cá, os lisboetas parecem não fugir à regra, e o esforço para reduzir o desperdício e mudar os comportamentos tem-se feito notar, especialmente nos negócios. Hotéis, restaurantes e bares vão-se adaptando aos tempos e procuram soluções mais ecológicas sem que seja preciso comprometer o serviço. Na lista que se segue, sempre em actualização, vai encontrar alguns dos spots na cidade onde pode mandar copos abaixo sem que tenha de sentir a culpa de resvalar na pegada ecológica. Estes são os bares sustentáveis em Lisboa que nos ajudam a olhar pelo ambiente.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade