Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 12 lugares em Lisboa que parecem o estrangeiro
Casa do Alentejo
©DR Casa do Alentejo

12 lugares em Lisboa que parecem o estrangeiro

Tem medo de andar de avião? Não se preocupe. Siga as nossas dicas e impressione os amigos com fotos de lugares exóticos

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Paris, Londres, Índia, Marrocos ou Tailândia: é possível dar uma volta ao mundo sem sair da cidade. Não importa se tem medo de andar de avião, quer poupar o dinheiro do bilhete ou está simplesmente com preguiça de pôr uma mochila às costas e deixar o conforto de sua casa. Siga as nossas dicas de sítios em Lisboa que parecem o estrangeiro e impressione os seus amigos com fotos de lugares exóticos aonde foi sem percorrer mais caminho do aquele que vai dar a Sintra. Muito longe? Calma: a maior parte é já ali.

Recomendado: Os edifícios mais bonitos de Lisboa e arredores

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

12 lugares em Lisboa que parecem o estrangeiro

Palácio de Monserrate
Palácio de Monserrate
DR

Palácio de Monserrate

Atracções Edifícios e locais históricos Sintra

Ir para o Oeste e chegar a Oriente

O estilo do Palácio de Monserrate, em Sintra, é difícil de definir mas as expressões “eclético” e “gosto orientalista” parecem aplicar-se bem. Há ali qualquer coisa da Índia, qualquer coisa do Médio Oriente e muita coisa bonita. O jardim é uma viagem pelos quatro cantos do mundo: tem uma zona quente com plantas da América Central (Jardim do México), um Vale dos Fetos, um roseiral e um Jardim do Japão.

Jardim Botânico Tropical
Jardim Botânico Tropical
Fotografia: Inês Félix

Jardim Botânico Tropical

Atracções Parques e jardins Belém

Vá a Macau sem sair do jardim

Não é do jardim da sua casa: é do Jardim Botânico Tropical, em Belém. Um ano após encerramento para obras, reabriu ao público com a primeira fase de remodelação já concluída. Entre o património edificado, encontra uma estrutura que faz lembrar um templo tradicional japonês xintoísta, mas que é na verdade um Pavilhão Chinês. Está integrado no Jardim Oriental, onde se encontra também a Porta da Lua, a Casa Colonial e o Arco de Macau, entrada do que era a Secção Colonial como foi apresentada em 1940, na Exposição do Mundo Português.

Publicidade
Sala Thai
Sala Thai
©DR

Sala Thai

Atracções Parques e jardins Belém

Ir à Tailândia à boleia do eléctrico 15

Não confundir com o restaurante Sala Thai, em Alvalade. É no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que fica este curioso edifício que parece ter vindo cá parar aquando da abertura de uma brecha espaço-tempo. Infelizmente, a história não é assim tão interessante. Mas é boa na mesma: a Sala Thai foi uma oferta da princesa da Tailândia para comemorar os 500 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Desde 2012 que é possível ir a Belém para tirar uma selfie com este edifício de fundo e dizer a toda a gente que está muito calor em Banguecoque.

Casa do Alentejo
Casa do Alentejo
©DR

Casa do Alentejo

Restaurantes Santa Maria Maior

O pátio de um riad Marroquino na Rua das Portas de Santo Antão

É o sítio perfeito para impressionar aquele amigo estrangeiro que está de visita a Lisboa pela primeira vez. Ou o lugar ideal para, por que não, fingir que passou as férias em Marrocos. O páteo da Casa do Alentejo, que antes foi Palácio Alverca e Casino Majestic, é de inspiração neo-árabe e um cenário perfeito para as suas férias apócrifas em Marraquexe.

Publicidade
Templo Radha Krishna
Templo Radha Krishna
©CHP

Templo Radha Krishna

Restaurantes Indiano Lumiar

Aquela viagem à Índia que sempre quis fazer começa em Telheiras

A sede da Comunidade Hindu de Portugal fica neste incrível edifício na apropriadamente baptizada Alameda Mahatma Gandhi, entre Telheiras e o Lumiar. Para além da arquitectura, é possível apreciar a comida da cantina do templo, servida em regime de buffet e considerada pelos críticos desta revista como uma das melhores cozinhas vegetarianas da cidade.

Centro de Meditação Kadampa Deuachen
Centro de Meditação Kadampa Deuachen
Fotografia: Centro de Meditação Kadampa Deuachen

Centro de Meditação Kadampa Deuachen

Coisas para fazer Grande Lisboa

Não precisa de apanhar um avião para praticar o budismo

Este templo moderno de Budismo Kadampa é um verdadeiro refúgio de paz, com jardins floridos e vistas amplas para a Serra de Sintra. Mandado construir por Geshe Kelsang Gyatso, mestre de meditação e fundador da Nova Tradição Kadampa, é inspirado nos templos budistas do Tibete, onde Geshe estudou, antes de fazer um retiro espiritual de mais de dez anos no sopé das montanhas dos Himalaias. Há visitas gratuitas de terça-feira a domingo, bem como uma loja e café que é possível visitar de terça a sexta-feira, a partir das 15.00, e aos fins-de-semana, durante o dia inteiro. Para mais curiosos, a oferta inclui também aulas de meditação e budismo, assim como workshops, cursos e retiros. Se quiser elevar a experiência a outro nível, pode ficar hospedado por uma ou mais noites por preços muito acessíveis.

Publicidade
Cemitério dos Ingleses
Cemitério dos Ingleses
©DR

Igreja de S. Jorge

Atracções Lisboa

Uma oportunidade de ir a Inglaterra sem apanhar chuva

Se padece de hidrofobia e sempre quis ver como eram os templos na Velha Albion – ou se sempre quis usar a expressão “Velha Albion” ao descrever as suas férias – pode aproveitar o bom tempo lisboeta e visitar a Igreja de S. Jorge do Cemitério dos Ingleses, na Estrela. O portão do número 6 da Rua de São Jorge é uma espécie de atalho para uma porção muito pequena, e muito específica, de Inglaterra.

Museu de Lisboa – Teatro Romano
Museu de Lisboa – Teatro Romano
©José Frade

Museu de Lisboa – Teatro Romano

Museus Santa Maria Maior

Em Lisboa, sê romano

Roma é praticamente uma gigante escavação arqueológica. Lisboa não lhe fica muito atrás e o terramoto de 1755 revelou a existência deste teatro construído na época do primeiro imperador romano, Augusto, e reconstruído no tempo de Nero (o alegado responsável pelo grande incêndio de Roma), tudo no século I. O museu inclui uma área de exposição, um campo arqueológico e as ruínas do teatro,  um dos principais testemunhos materiais e artísticos da cultura clássica e da civilização romana.

Publicidade
Igreja de São Roque
Igreja de São Roque
@Júlio Marques

Igreja e Museu de São Roque

Atracções Chiado

Evite as filas do Vaticano

Se quer ver uma igreja forrada a talha dourada e relicários com pedaços de santos não tem de ir à Santa Sé a bisbilhotar os aposentos do Papa. A Igreja de S. Roque tem uma fachada austera mas o seu interior é um dos mais exuberantes da cidade: a Capela de S. João Baptista vale por si só uma visita. Se gostar mesmo de arte sacra visite também o museu. 

Benetton Chiado - Ascensor
Benetton Chiado - Ascensor
©DR

Elevador da Benetton

Compras Chiado

Um atalho até Paris

Se semicerrar os olhos na direcção da Ponte 25 de Abril num final de tarde de Verão pode ficar com a ideia de que está em S. Francisco e no Rio de Janeiro. Sim, ao mesmo tempo. É que a ponte é parecida com a mesma estrutura da cidade americana e o Cristo Rei tem um irmão gémeo lá no Brasil. É deste tipo de imaginação que vamos precisar numa visita ao último andar da Benetton do Chiado. Junto à loja Fábrica Features está o elevador original dos extintos armazéns Ramiro Leão. Uma raridade com mais de um século que já não sobe e desce, mas serve perfeitamente para fingir que estamos num armazém caro à beira dos Champs-Élysées.

Publicidade
Palácio de Queluz
Palácio de Queluz
@DR

Palácio Nacional de Queluz

Atracções Edifícios e locais históricos Grande Lisboa

Há quem lhe chame a Versailles portuguesa

Com as dividas distâncias, claro, e uma ressalva: já existe uma Versailles em Lisboa, a pastelaria. O Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins são dos mais belos e bem preservados domícilios da família real portuguesa, uma mistura de estilos (barroco, rococó e neoclássico) numa sucessão de salas de fazer cair o queixo e pensar, “a chatice que deve ser ter de limpar tudo isto”

carrossel jardim zoologico
carrossel jardim zoologico
©DR

Carrossel do Jardim Zoológico

Atracções Zoológicos e aquários Sete Rios/Praça de Espanha

É uma viagem a Paris ou uma viagem no tempo?

Se calhar é um bocadinho das duas coisas. O carrossel que está logo à entrada do Jardim Zoológico de Lisboa (zona de acesso livre) podia estar nos Campos Elísios ou num filme antigo. Tem cavalos, girafas, camelos e outros animais que andam às voltas pacientemente num divertimento de feira vintage muito bem conservado.

Arme-se em turista... Ou fuja deles

Turista na ribeira das naus
Fotografia: Arlindo Camacho

20 coisas que os turistas fazem e todos os lisboetas devem experimentar

Coisas para fazer

Não se deixe intimidar pelo som dos trolleys na calçada nem pelas longas filas à porta de variados monumentos. A parte mais incrível de todo este processo é que se há milhares de turistas mortinhos por apanhar o avião e visitar Lisboa, você aí desse lado só tem de apanhar o elevador para imitar o que eles fazem por cá e que vale mesmo a pena.

Terreiro do paço
Fotografia: Arlindo Camacho

52 atracções em Lisboa

Coisas para fazer

Não encare estas paragens como um guia definitivo mas antes como um aperitivo para todas aquelas propostas que ficaram de fora (por agora) deste nosso menu. Opte por calçado e roupa confortável, meta uma garrafinha de água na mochila e venha daí conhecer atracções em Lisboa para todos os gostos, da Torre de Belém à arte urbana, da Brasileira à Vida Portuguesa. Um roteiro para ir fazendo ao sabor do vento.

Publicidade
Esplanada da Mata
Fotografia: Ana Luzia

Seis sítios para evitar turistas em Lisboa

Coisas para fazer

Eles andam aí. Na fila dos Pastéis de Belém. A querer subir o Elevador da Glória. A encher as mesas do Time Out Market. A tirar selfies no MAAT. A entrar pelo rio adentro no Hippotrip. A comprar bilhetes para o metro e o comboio. Se este mês quer tirar férias dos turistas, fique a saber que existem pequenos oásis na cidade  onde ainda é possível só ouvir falar português.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade