A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Benfica, Fonte Nova, Quiosque
Manuel Manso

O melhor de Benfica

Fomos tirar as medidas a Benfica e a São Domingos de Benfica e descobrimos o melhor destas duas freguesias.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Benfica é um dos últimos bairros típicos de Lisboa. Torceu o nariz ao ler a palavra “típico”. Vamos fazer contas: entre as Portas de Benfica e o Jardim Zoológico, há 4 km de estrada que apanham não uma, mas duas freguesias. Benfica (São Domingos e Benfica-Benfica) bate records de número de cafés por metro quadrado, tem muitas mercearias, esplanadas sempre cheias e algumas das melhores pastelarias da cidade. Tem também boa vizinhança, senhores do talho que nos tratam pelo nome e uma loja de roupa chamada Xanel. Se isto não é um bairro tipicamente lisboeta, não sabemos o que é. 

Recomendado: Carta de amor a Benfica por Nuno Markl

O melhor de Benfica

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Demos corda aos sapatos para lhe trazer um apanhado do que há de melhor para fazer na Estrada de Benfica, uma importante artéria da cidade que se estende ao longo de duas freguesias: Benfica e São Domingos de Benfica. Ainda se sente um forte pulsar da vida de bairro em cafés, restaurantes, mercearias, padarias e lojas de todos os tamanhos e feitios. Há ainda dois antigos palácios que estão à sua espera, os melhores locais para se sentar a descansar se decidir fazer o mesmo que nós e percorrer a estrada de uma assentada só. Eis as paragens obrigatórias na Estrada de Benfica.

  • Coisas para fazer

Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, não foi o único marquês a viver em Lisboa. Em Benfica, também havia marqueses, como João de Mascarenhas, o 1.º Marquês de Fronteira, título atribuído como recompensa pelos seus feitos militares na Guerra da Restauração e por ter apoiado D. Pedro II contra D. Afonso VI em 1667-1668. No Palácio dos Marqueses da Fronteira, à beira do Parque Florestal de Monsanto, há muitos painéis a descrever os seus feitos, sobretudo na Sala das Batalhas. Mas há outras atracções na freguesia de Benfica, com ou sem marqueses, como o Museu Cosme Damião, a Quinta da Granja, o Parque Silva Porto ou o Jardim Zoológico de Lisboa. Pronto para passear?

Publicidade
  • Restaurantes

Se pesquisar na internet “melhores bolos de Benfica”, o Google sugere “melhores golos do Benfica”. Por isso aqui estamos nós a corrigir o trabalho de um motor de busca. Fomos à procura dos melhores bolos de Benfica, desde deliciosos bolos triangulares aos clássicos pastéis de nata, passando por bombas calóricas americanas e croissants de lamber os dedos e salivar por mais. Está de dieta? Depois compensa com treinos ao ar livre, nos parques e jardins da cidade. Agora não se deixe atrapalhar pelas resoluções de ano novo e vá lanchar com a família ou entre amigos. O resto do dia até corre melhor, vai ver.

  • Hotéis

Se quer conhecer Lisboa como um lisboeta não é bem no centro ou nos bairros históricos que o vai fazer. Para viver a cidade e cruzar-se com moradores que dizem "bom dia" em vez de "good morning" ou "bonjour" rume até Benfica, uma quase-cidade dentro da cidade. Castiça, popular, bairrista e enorme (tão grande que, em podendo, se pode viver e trabalhar sem sair de lá), vale a pena calcorrear Benfica, Carnide, Alto dos Moinhos ou São Domingos de Benfica. É lá que encontra alguns dos melhores restaurantes tradicionais portugueses, algumas das atracções mais competitivas no que a compras diz respeito e um estádio habituado a romarias.

Publicidade
  • Compras

Benfica é exemplo de bairro mestre no comércio de rua: a cada esquina um amigo e um café, uma mercearia, uma esplanada, uma pastelaria ou uma loja. Lãs, vinis, capacetes, bolinhos, tintas, brinquedos, loiças, antiguidades, peixes, bicicletas ou venda a granel, que soma pontos para estes lados, seja ela de café de grão ou quinoa certificada. Há variedade suficiente para agradar a gregos, troianos e habitantes da freguesia. E cabe a cada um dos que entra por estas moradas adentro ajudar a manter abertas as portas e os negócios de bairro de pé. Já conhece estas lojas em Benfica?

O melhor de outros bairros

  • Coisas para fazer

É o coração da cidade. O bairro incontornável onde as lojas centenárias vivem ao lado de marcas modernas, restaurantes de assinatura e sítios para ver e ser visto com muita música e animação ao vivo. Esqueça os turistas, que são muitos, bem sabemos, e descubra o melhor desta zona da cidade. Há tanto para fazer e descobrir no Chiado.

  • Coisas para fazer

As novidades do bairro, as paragens obrigatórias, os pratos que não pode deixar de provar nos melhores restaurantes da zona e os melhores bares – tudo o que precisa de saber para pôr Alvalade na sua lista de prioridades está aqui.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Gelatarias, brunchs, mercearias alternativas, bares, restaurantes ou galerias. Há muito para explorar nesta lista quase infindável de atracções em Santos e na vizinha Madragoa- E, se está a ficar com medo de se perder com tanta oferta, não se preocupe, porque fazemos questão de lhe traçar um roteiro pela zona.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade