Praia da Ursa
©Inês Calado RosaPraia da Ursa
©Inês Calado Rosa

Praias a menos de uma hora de Lisboa para todos os gostos

Hora de dar um mergulho: espreite estas praias a menos de uma hora de Lisboa.

Publicidade

A menos de uma hora de Lisboa, há areais paradisíacos e ondas perfeitas. Fomos à procura de praias para todos os gostos e encontrámos as melhores para fazer manobras com pranchas, bronzear o corpo todo, petiscar antes ou depois, engolir areia (sobretudo quando há desportos radicais à mistura), ver e ser visto ou ver mas não ser visto. Depois de passar revista a este roteiro, convide a família toda para se juntar e experimente uma por dia. É quase uma semana de banhos de sol, saladas de fruta (lanche perfeito para levar para a praia), cambalhotas no mar e muitas memórias para depois recordar. Aventure-se nestas praias a menos de uma hora de Lisboa.

Recomendado: Todas as praias da Arrábida

As melhores praias para...

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

CDS, COSTA DA CAPARICA

Há quem tenha pruridos ideológicos por causa do nome da praia e quem tenha pruridos clubísticos porque o benfiquista restaurante do Barbas fica mesmo ali, mas a verdade é que não há ondas mais democráticas e republicanas do que estas. Tanto dão boas esquerdas como direitas, aguentam-se melhor com vento do que as do Guincho e são quase sempre mais longas do que as de Carcavelos. A escassez de areal, neste caso, também tem ajudado, uma vez que há menos banhistas a estorvar. O resto é política.

COMO CHEGAR: Pelo centro da Costa da Caparica. É ideal para quem chega de transportes públicos.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A sul tem um pontão de onde se vê o pôr-do-sol que é uma maravilha.

 

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

MECO

Se gosta de ir à praia como veio ao mundo e não ligou nenhuma à nossa eleição de fatos de banho do ano (porque deixam imensas marcas), rume ao areal entre a praia do Moinho de Baixo e a Fonte do Penedo e mergulhe livre, livremente. O Meco é a meca do naturismo e está entre as 25 melhores praias da Europa para andar com tudo ao léu. Se quiser desfilar meio vestido/meio despido, também pode: tente é olhar as pessoas nos olhos.

COMO CHEGAR: De Lisboa, siga pela A2 e vire na placa com indicações Sesimbra/Azeitão. Siga a estrada nacional até encontrar placas para a Praia do Moinho de Baixo.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Aproveite para uma caminhada até à Praia da Tramagueira. Aí há quem espalhe a argila das falésias pelo corpo. Dizem que faz bem à pele.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

GALAPOS

Atrás um paraíso de serra, à frente águas dignas do Índico, ao lado um santuário de peixe. Três apostas seguras em Setúbal: para peixe, Batareo e a Casa Morena, consoante a disponibilidade da carteira; para choco frito, a incontornável Casa Santiago.

O Batareo, R Fontaínhas 64. Ter-Dom, 12.00-15.30

Casa Morena, Pç Machado dos Santos, 18. Ter-Dom 12.00-22.00

Casa Santiago – O Rei do Choco Frito, Av Luísa Todi, 92. Seg-Sex 11.30-14.45/ 18.00-21.45 e Sáb 11.30-15.45/ 17.00-21.45

COMO CHEGAR: Sejamos honestos, o melhor mesmo é aderir ao transporte colectivo. A autarquia setubalense garante mais de uma dezena de carreiras para ligação às praias, com partidas de Setúbal e de Azeitão, e também de acesso directo entre zonas balneares.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Depois de almoço, aproveite para percorrer o areal até à Praia dos Galapinhos.

  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

GUINCHO

O ano tem 365 dias. O Verão tem 91. No Guincho, é capaz de estar vento aí em... 80 deles. O que o torna num dos destinos mais apetecíveis para praticantes de kytesurf, windsurf, lançamento do papagaio e degustação de areia. As outras pessoas – aquelas que vão à praia só para mergulhar e apanhar sol – podem e devem aproveitar os cerca de 11 dias que sobram numa das mais belas praias a menos de uma hora de Lisboa.

COMO CHEGAR: Não nos diga que nunca ouviu falar da estrada do Guincho, uma das mais belas vias do país? É percorrê-la todinha no sentido da Serra de Sintra e voilá. Se vier da A5, tem sempre indicações, basta não ir distraído. Há ainda autocarros desde o centro de Cascais.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Pare no incontornável Bar do Guincho para dar almoço aos miúdos ou beber uma caipirinha ao fim do dia. Mesmo que esteja um vendaval para aqueles lados, está-se sempre bem neste clássico frequentado por cascaenses e visitantes.  

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Sintra

PRAIA GRANDE

A praia, como o nome indica, é ampla. Um grande desfile de belíssimos corpos, de fatos de banho da moda e de surfistas com pinta de anúncio. Se está convencido de que este ano vai passar no teste da areia com distinção, chegue-se ao fundo da praia, precisamente onde fica o Bar do Fundo. Se não está nada interessado no novo corte de cabelo da vizinha, no estilo do rapaz do skimboarding nem em passar o dia a encolher a barriga, estenda a toalha no primeiro sítio que encontrar disponível e aproveite esta grande praia de Sintra.

COMO CHEGAR: Suba a serra até Colares e siga as indicações para a Praia Grande. Quando chegar ao cruzamento onde pode escolher entre a Praia Grande e a Praia das Maçãs, vire para a esquerda.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A 50 metros do areal, encontra uma jazida do Cretácico inferior, com cerca de 110 a 115 milhões de anos. Ao todo, contam-se cerca de 66 pegadas, 55 das quais distribuídas por 11 rastos que parecem ter sido feitos por animais bípedes.

  • Atracções
  • Praias
  • Sintra

URSA

Algures na Azóia, no caminho do Cabo da Roca, há uma seta a indicar a Praia da Ursa, mas a estrada é tão má que chamar-lhe estrada é ofensivo. Mas o pior vem depois: quando o caminho acaba, custa a acreditar que é possível chegar ao mar sem asas. Possível é, caro leitor. Mas não é fácil. É por isso é que esta praia é o sonho de eremitas, veraneantes que não começaram a dieta a tempo e gente que não gosta de apanhar sol entre multidões barulhentas.

COMO CHEGAR: Situada a sul da Ericeira, o acesso faz-se por Assafora, pela Estrada de São Julião. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Faça uma paragem em São João das Lampas, essa catedral do pão saloio. Mas, ainda perto da praia, não deixe também de apreciar as moradias com janelas de molduras azuladas e uma capela com campanário, onde se encontram painéis com alusões à vida de São Julião. 

Férias de Verão

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade