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Silêncio nível 4: atingir o nirvana
Unsplash Silêncio nível 4: atingir o nirvana

Silêncio: o nível 4 é para atingir o nirvana

Está pronto para atingir o nirvana? Bom, nem tanto. Talvez seja melhor deixar a felicidade eterna para outra altura.

Por Ana Rita Carvalho
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Esquecer o mundo e conectarmo-nos connosco próprios e com o que estamos a sentir, não só no corpo, mas também na moleirinha, nem sempre é fácil. Muitas vezes é até, diríamos, verdadeiramente complicado. Mas é preciso. A não ser, claro, que queira dar o berro e ir passar férias para o hospital mais próximo. Pessoalmente, não recomendamos. E, para o ajudar a reencontrar uma paz de espírito que a pandemia quase aniquilou, temos muitas propostas Se a telepatia não for possível, pelo menos o silêncio e a calma.

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Silêncio: o nível 4 é para atingir o nirvana

Meditation at PAMM
Meditation at PAMM
Photograph: Shutterstock

1. Meditar para acalmar

Coisas para fazer

Foco, foco, foco. Desligarmo-nos do mundo exige grande força de vontade, mas os resultados são animadores – ou apaziguadores, talvez. Vai é ter de deixar os preconceitos de lado, porque é provável que tenha uma ideia errada sobre o que é a meditação. Estas apps ajudam a reduzir os níveis de ansiedade, que nesta altura de confinamento atingem os píncaros.

Cores, Pintura, Pinceladas
Cores, Pintura, Pinceladas
©Design by Freepin

2. O artista é um bom artista (e há necessidade)

Coisas para fazer

Não precisa de ser nenhum Van Gogh. Basta voltar a ser criança e atirar-se aos lápis de cor ou às tintas a óleo. Com ou sem cavalete, numa folha de papel ou numa tela de algodão, transforme a ansiedade, que tem andado a acumular sem vergonha, numa obra de arte. E, num acesso de loucura, pense em reabilitar aquela parede branca e triste, que já beneficiava de um muralzinho. Se ficar muito mal, tem bom remédio: pintar por cima. Para bons materiais, vale a pena espreitar a Craftelier, a Anamorfose e o Sítio das Artes.

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O importante são as mãos
O importante são as mãos
Unsplash

3. Argila ou barro? O importante são as mãos

Atenção: vai ter de se sujar. Mas uma coisa é certa, há poucas coisas melhores para o stress. Com um pouco de água e muito trabalho de mãos, poderá ver nascer peças de decoração incríveis ou até um pratinho onde pousar as chaves de casa no móvel da entrada. De amassar a coisa até à forma final, vai ver que o tempo passa num instante, sobretudo se aproveitar para esquecer os afazeres do dia-a-dia. E, se não sabe onde arranjar o material para modelar, espreite o Ponto das Artes, o Risco de Lápis ou a Papelaria Soares.

Coisas para fazer em silêncio

Meditation
julief514

Cinco dicas para controlar a ansiedade enquanto está em casa

Coisas para fazer

Entre em modo avião – tal e qual como a postura de yoga ou a opção do telefone que permite cortar as conexões com o exterior. Sabemos que estes são tempos difíceis, mas precisa mesmo de parar para respirar, para definir prioridades, para cuidar de si e relaxar, nem que seja por breves momentos. Não precisa de dominar nenhuma técnica especial, estas dicas são para todos os que precisam de controlar as ânsias, sem excepção.

Apps para tudo
DR

Da meditação à leitura – as melhores apps para tudo e mais alguma coisa

Coisas para fazer

Tem problemas de concentração no teletrabalho? Quer treinar em casa mas não sabe bem como? Quer aprender a ler as estrelas sem que lhe chamem astrólogo? Ou precisa de ser mais sustentável e não sabe? Bem, nesta lista de apps para tudo e mais alguma coisa encontrará as respostas a estas perguntas e mais algumas. Não precisa de agradecer.

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