A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Stetson, Baixa
© Francisco Romão Pereira

As melhores lojas de chapéus em Lisboa

Já lá vai o tempo em que toda a cidade andava de chapéu na cabeça. Estamos no século XXI, mas ainda há espaços dedicados a este acessório.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Publicidade

Faça chuva ou faça sol, há sempre um chapéu adequado para cada ocasião (nem que seja o guarda-chuva). É certo que as modas vão e voltam, mas o tempo de não poder sair de casa sem um destes na cabeça dificilmente voltará. Ainda assim, há lojas que se mantêm fiéis à tradição e enchem as montras e prateleiras de chapéus de todas as formas e feitios – de abas largas, fedoras, ao estilo cowboy, gorros, bonés, boinas ou tipo bucket. Traçamos um roteiro onde encontra estes e outros modelos, até porque estas lojas são de se lhes tirar o chapéu.

Recomendado: As melhores lojas e ateliers para comprar jóias em Lisboa

Lojas de chapéus em Lisboa

  • 4/5 estrelas
  • Compras
  • Acessórios
  • Santa Maria Maior
  • Recomendado

Durante décadas, foi esta a chapelaria, fundada em 1886, que ditou a moda em Lisboa. Do rei D. Carlos a Fernando Pessoa, todos saíam de lá bem embarretados. No final do século XX, a Azevedo Rua aumentou a oferta para as mulheres. Hoje, entrar, é quase como visitar um museu. Pena que os chapéus já não sejam assim tão usados como no tempo da Canção de Lisboa. Mas se quiser compor o cenário aqui também há luvas e bengalas.

  • Compras
  • Chiado

A primeira loja da marca norte-americana em Portugal (e uma das poucas na Europa) fica na Rua Nova do Almada. O espaço é amplo o suficiente para oferecer uma visão geral e imediata do portfólio da Stetson. Há bonés clássicos em lã, como o best-seller Hatteras – um modelo de oito gomos também conhecido como paperboy –, os Trucker, especialmente populares entre os mais jovens, ou os Dockers, um sucesso recentemente, inspirados nos gorros de estivador.

Publicidade
  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

O universo da Carmesim vai muito para além dos chapéus. Depois de abrir portas no Príncipe Real, a loja de acessórios feitos de forma artesanal mudou-se para a Rua do Poço dos Negros, onde brilham agora chapéus, mas também gravatas, lenços de bolso, laços e suspensórios. Em suma, todos os essenciais a um cavalheiro à moda antiga.

  • Compras
  • Baixa Pombalina

Não são todas as cidades que se podem gabar de ter uma chapelaria fundada em pleno século XXI, mas Lisboa tem. Num dos quarteirões da Baixa Pombalina, a Chapelaria D'Aquino conseguiu recuperar o charme de outros tempos e com uma boa dose de modernidade. Tem chapéus para todos os gostos, dos cocos às abas mais largas, só é preciso manter viva a tradição de sair à rua com vontade de completar o modelito.

Publicidade
  • Compras
  • Bairro Alto

Por detrás desta loja no Bairro Alto está um fabricante português que, em 2008, fez dos chapéus a sua grande especialidade. Homens e mulheres (e também crianças) saem daqui servidos, seja em que altura do ano for. Até porque A Fábrica dos Chapéus trabalha em função das estações do ano e desenha as suas colecções a pensar nos agasalhos de Inverno e no refresco tão necessário no Verão.

Mais compras em Lisboa

  • Compras
  • Lojas de segunda mão

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como agora – não pela falta de aviso, mas pela urgência na mudança de hábitos. Comprar em segunda mão ou apostar nas peças vintage não é só uma tendência de moda crescente, é mais do que isso – reflete um comportamento mais sustentável. Recheie o armário nestas lojas de roupa em segunda mão em Lisboa, e quando fizer limpeza do armário, lembre-se que nem tudo é lixo e pode canalizar a sua imaginação para o upcycling, a chamada reutilização criativa que transforma peças ou produtos que já não usa ou em fim de vida em novos materiais.

  • Compras
  • Música e entretenimento

Não é só uma questão de saudosismo. De facto, o som do Spotify ou de uma pequena coluna sem fios não nos transporta para dentro da música como faz um gira-discos. É por isso, e porque as capas dos LPs enchem o olho, que há quem se mantenha fiel ao vinil. Lisboa tem várias lojas e o nosso roteiro é extenso, do rock à electrónica, passando pelas músicas do mundo e indie. Entrar em qualquer uma destas lojas é sempre uma forma de se perder entre discos e, nalguns casos, CDs. Eis as melhores lojas para comprar discos de vinil em Lisboa.

Publicidade
  • Compras

O calçado português tem fama e proveito, sobretudo lá fora, já que se tornou num sector maioritariamente vocacionado para as exportações. Mas se há lição que já devíamos ter aprendido é que o que é nacional é bom. As mãos dos portugueses são autênticas varinhas de condão na hora de garantir a qualidade do que trazemos nos pés. Aqui apresentamos-lhe algumas das melhores marcas portuguesas de calçado, muitas delas sustentáveis e veganas, responsáveis por deixar uma pegada ambiental reduzida, mas sempre com estilo.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade