A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estreias de cinema em Agosto de 2023
DR

As estreias de cinema para ver em Agosto, de ‘Pôr do Sol’ a ‘Mon Crime’

No pico do Verão, cinema. Este mês, temos oito filmes que queremos ver em sala. Há propostas para todos os gostos, incluindo um hit português.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Era uma vez há 3500 anos... Talvez nunca um filme português tenha recuado tanto para contar uma história, mas a equipa responsável pelo universo absurdo de Pôr do Sol já nos habitou às suas excentricidades. Esta é mais uma: depois de duas temporadas como série de televisão (e de uma série de concertos da banda ficcional Jesus Quisto), eis agora o filme. Mas há muito mais para ver em sala este mês, do terrorismo unipessoal norte-amerinano (Ted K – O Unabomber) à competição do festival de Cannes (Cairo Conspiracy). Estas são as estreias de cinema para ver em Agosto.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Agosto

Pôr do Sol, o Mistério do Colar de São Cajó

Depois do sucesso da série Pôr do Sol na RTP, eis agora o filme. Que conta a saga da família Bourbon de Linhaça, e do seu bem mais valioso: o Colar de São Cajó, que está na família há mais de 3500 anos e esconde segredos, maldições e também uma lendária receita de bacalhau. Realização de Manuel Pureza, interpretações de Gabriela Barros, Rui Melo, Sofia Sá da Bandeira, Marco Delgado, Diogo Infante, Diogo Amaral, José Raposo e Manuel Cavaco.

Estreia a 3 de Agosto

Meg 2: O Regresso do Tubarão Gigante

Jason Statham continua à frente do elenco desta (inevitável) continuação do muito lucrativo The Meg (2018). Uma equipa de investigação oceânica detecta estranhas perturbações a mais de sete mil metros de profundidade. Um trio de tubarões gigantes e outras criaturas marinhas pré-históricas surgem então à superfície, e vão atacar uma estância turística situada à beira-mar. De Ben Wheatley, também com Wu Jing, Cliff Curtis e Sienna Guillory.

Estreia a 3 de Agosto

Publicidade

Ted K – O Unabomber

Sharlto Copley interpreta Ted Kaczynski, o génio matemático que nos anos 70 foi viver para uma cabana no meio da natureza, no Montana, sem electricidade ou água corrente e caçando para comer. Ao testemunhar a destruição da natureza em seu redor, Kaczynski decidiu então combater a industrialização e os seus efeitos nefastos, recorrendo ao terrorismo. Nascia assim o Unabomber, o homem mais procurado dos EUA nos anos 90.

Estreia a 10 de Agosto

Drácula: O Despertar do Mal

Um filme de terror passado no Demeter, o barco que transportou Drácula da sua terra até Londres, e baseado num dos capítulos do clássico de Bram Stoker. Todas as noites há terríveis acontecimentos a bordo causados por uma estranha presença, e a tripulação está cada vez mais assustada. Quando o Demeter atinge finalmente as costas de Inglaterra, está transformado num destroço carbonizado e abandonado, e não há um único tripulante a bordo.

Estreia a 10 de Agosto

Publicidade

A Fuga dos Lulus

Adaptação ao cinema da série de álbuns de banda desenhada La Guerre des Lulus, de Régis Hautière e Hardoc. É a história de quatro órfãos, amigos inseparáveis, Lucas, Lucien, Luigi e Ludwig, que vivem no orfanato de uma abadia situada numa aldeia da Picardia. Quando estala a I Guerra Mundial e o invasor alemão se aproxima, a abadia é evacuada, mas os quatro irrequietos amigos ficam esquecidos atrás das linhas inimigas.

Estreia a 10 de Agosto

Cairo Conspiracy

Drama policial egípcio sobre Adam, o filho de um pescador, que entra na prestigiada Universidade Al-Azhar do Cairo, o epicentro do poder do Islão sunita. No primeiro dia de aulas, o Grande Imã morre inesperada e misteriosamente. Sem o saber, Adam vê-se no centro de uma implacável luta pelo poder entre as elites religiosas e políticas do Egipto, e fica em perigo de vida. Este filme de Tarik Saleh competiu no Festival de Cannes de 2022.

Estreia a 24 de Agosto

Publicidade

Uma Boa Pessoa

Allison (Florence Pugh) vai casar-se quando se envolve num acidente que tira a vida ao seu noivo, deixando-a devastada e mergulhada num profundo desgosto, o que a leva a ficar viciada em opióides. A jovem vai então encontrar consolo e apoio em Daniel (Morgan Freeman), o homem que iria ser o seu sogro, e que se vai tornar no maior aliado de Allison na recuperação, ajudando-a a perceber que pode superar a sua perda, que é também dele. Um filme de Zach Braff.

Estreia a 31 de Agosto

Mon Crime

Isabelle Huppert, Fabrice Luchini, Nadia Tereszkiewicz, Dany Boon, André Dussollier e Rebecca Marder interpretam o novo filme de François Ozon, uma comédia policial que o realizador também escreveu, com base numa peça de teatro dos anos 30. Estamos em Paris, em 1935. Madeleine Verdier, uma actriz jovem, bonita, sem um tostão e sem talento, é acusada de assassinar um famoso produtor. Pauline, a sua melhor amiga e advogada desempregada, vai defendê-la.

Estreia a 31 de Agosto

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade