Eddington
A24 | Eddington
A24

As estreias de cinema para ver em Agosto, de ‘Drácula: Uma História de Amor’ a ‘Eddington’

No pico do Verão, cinema. Este mês, temos dez filmes para ver. Há propostas para todos os gostos, incluindo terror.

Publicidade

Se é daquelas pessoas que prefere a noite e o escuro, em vez do calor, sol e praia, temos boas notícias. Agosto é perfeito para passar dentro da sala de cinema – e não é só por ser mais fresquinho. A contrariar as tendências, o cartaz deste mês está repleto de grandes filmes de terror, como os chocantes Hora do Desaparecimento, de Zach Cregger, ou Eddington, de Ari Aster, que neste novo trabalho decidiu olhar para as teorias da conspiração e para a pandemia, apoiado por actores como Joaquin Phoenix, Pedro Pascal ou Emma Stone. Se não quer sair do cinema com um arrepio na espinha, tem sempre a oportunidade de ver Noiva em Apuros ou Um Dia Ainda Mais Doido, protagonizado por Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan. 

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Agosto

As Aventuras de uma Viajante pela Coreia do Sul

Terceira colaboração do realizador sul-coreano Hong Sang-soo com Isabelle Huppert, que aqui interpreta Iris, uma francesa que vagueia por Seul, subsiste dando aulas da sua língua materna, e cujos comportamentos são difíceis de entender por aqueles que a rodeiam. Ela dá aulas de forma pouco convencional, gosta de andar descalça e de se deitar nas rochas. Encontra beleza na poesia e conforto na sua bebida alcoólica coreana favorita, o makgeolli. Filme distinguido com o Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim de 2024.

Estreia a 7 de Agosto

Um Dia Ainda Mais Doido

Primeiro, em 1976, houve As Aventuras de Annabel, uma comédia fantástica em que mãe (Barbara Harris) e filha (Jodie Foster) trocam magicamente de personalidades durante uma frenética sexta-feira. Em 2003, estreou-se Um Dia de Doidos, o remake daquele, interpretado por Jamie Lee Curtis (Tess, a mãe) e Lindsay Lohan (Anna, a filha).  Agora, temos a continuação, Um Dia Ainda Mais Doido, de Nisha Ganatra, com as mesmas actrizes. Anna tem agora uma filha e prepara-se para ter uma enteada. E ela e Tess descobrem que um raio pode mesmo cair no mesmo sítio duas vezes.

Estreia a 7 de Agosto

Publicidade

Hora do Desaparecimento

Julia Garner, Josh Brolin, Amy Madigan e Alden Ehrenreich são os principais intérpretes deste filme de terror de Zach Cregger, passado numa pequena comunidade dos EUA. Numa certa noite, todas as crianças que frequentavam a aula da professora Justine Gandy, levantaram-se das suas camas exactamente ao mesmo tempo, desceram as escadas das suas escadas, abriram as portas e desapareceram na escuridão. Todas, menos uma. Esta inexplicável tragédia deixa os habitantes da pequena cidade a questionar quem, ou o quê, estará por detrás deste desaparecimento.

Estreia a 7 de Agosto

Três Amigas

Camille Cottin, Sara Forestier e India Hair são Alice, Rebecca e Joan, as três amigas do título do novo filme de Emmanuel Mouret (A Arte de Amar, As Coisas que Dizemos, as Coisas que Fazemos, Diário de um Romance Passageiro). O amor de Joan por Victor desvanece-se enquanto Alice a tranquiliza sobre a sua própria relação insatisfatória com Eric. Contudo, sem Alice saber, Eric está envolvido com Rebecca. E pouco depois de Joan deixar Victor, este desaparece. Também com Vincent Macaigne e Grégoire Ludig.

Estreia a 14 de Agosto

Publicidade

Drácula: Uma História de Amor

O realizador francês Luc Besson faz aqui uma incursão pelo cinema de terror, reimaginando a história clássica de Bram Stoker, com Caleb Landry Jones no papel do título e Matilda de Angelis no de Maria, por quem o aristocrático vampiro se apaixona loucamente e na qual vê a sua mulher, Elisabeta, morta no século XV. A história continua a passar-se na Londres do século XIX, e com esta nova adaptação, Besson explora a eterna busca por amor e a esperança de reencontrar a alma gémea através dos tempos. Também com Christoph Waltz e Zoë Bleu.

Estreia a 21 de Agosto

Férias de Agosto

Duas Itálias muito diferentes entram em choque nesta fita de Paolo Virzì, realizador de Noites Mágicas. Uma é a Itália de hoje, dos empresários do digital, das influencers das redes sociais e dos eventos mediáticos e promocionais em sucessão. Outra é a Itália tradicional, conservadora, com hábitos e rotinas antigas. E tudo sucede numa ilha, no Verão, em plena temporada de férias, entre o aniversário de um idoso e o casamento de uma “estrela” da Internet. Silvio Orlando e Laura Morante encabeçam o elenco.

Estreia a 21 de Agosto

Publicidade

Noiva em Apuros

Sam (Rebel Wilson) é uma agente secreta cuja missão mais difícil até agora é ser dama de honor no luxuoso casamento da sua riquíssima melhor amiga. Quando um grupo de mercenários invade a festa e faz os convidados reféns para pedir um resgate milionário, Sam vai ter que puxar pelo seu treino especial para salvar o dia, ao mesmo tempo que tem que evitar que as amigas saibam o que ela faz. No elenco desta comédia de Simon West surgem também Anna Camp, Anna Chlumsky, Stephen Dorff, Da’Vine Joy Randolph e Justin Hartley.

Estreia a 21 de Agosto

Eddington

O realizador de Hereditário e de Midsommar – O Ritual, Ari Aster, abandona aqui o registo de terror para contar uma história passada no interior dos EUA, em 2020, mesmo em cima do início da pandemia. Uma querela entre o xerife da pequena cidade de Eddington e o seu presidente da Câmara atinge um impasse e transforma-se num barril de pólvora que pode explodir a qualquer momento, pondo habitante contra habitante e vizinho contra vizinho. Aster deu o papel do xerife a Joaquin Phoenix e do autarca a Pedro Pascal. Ainda com Emma Stone e Austin Butler.

Estreia a 21 de Agosto

Publicidade

Um Mercado de Milhões

O futebol anda nas bocas de toda a gente e preenche horas e horas de televisão, mas não costuma ser tema de filmes de ficção, e que mostrem os bastidores dos negócios milionários que a modalidade propicia. Um raro exemplo é este Mercato, do francês Tristan Séguéla. Jamel Debbouze dispensa os seus dotes de actor de comédia (e também participa na autoria do argumento) para interpretar Driss Berzane, um agente de jogadores que tem exactamente sete dias para salvar a pele até ao fecho da janela do mercado de transferência de jogadores.

Estreia a 28 de Agosto

Um Casal Imperfeito

Esta comédia negra é uma nova adaptação do livro The War of the Roses, que em 1989 deu origem ao filme A Guerra das Rosas, de Danny DeVito, e interpretado por Michael Douglas e Kathleen Turner, e pelo próprio DeVito num papel secundário. O casal Theo e Ivy Rose é agora vivido por Benedict Cumberbatch e Olivia Colman, coadjuvados por Allison Janney e Adam Sandberg. Os Rose parecem ter um casamento perfeito. Mas quando os sonhos profissionais de Theo se desmoronam, a fachada feliz cai e os podres do casal ficam todos a nu. Jay Roach realiza.

Estreia a 28 de Agosto

Mais cinema

  • Filmes

A comédia é um género frequentemente ignorado pelos prémios e pela crítica. Mas produzir uma grande comédia, uma comédia intemporal, é uma das maiores conquistas no cinema. É uma forma de arte em grande parte dependente do contexto: aquilo que faz uma plateia chorar a rir em 2024 pode ser recebido mais tarde com olhares vazios – nem sequer é preciso passar meio século, como é muitas vezes o caso; bastam alguns anos de diferença.

  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias. 

Publicidade
  • Filmes
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade