PLAY: filmes de animação para toda a família

Damos-lhe seis boas razões para ir em romaria ao festival PLAY, que regressa ao São Jorge e à Cinemateca Júnior de 17 a 25 de Fevereiro

As velas apagam-se no último dia do festival. Não é uma edição qualquer, é a 5.ª – que serve quase de atestado de boa saúde a um festival. Quem nos diz isso é Catarina Ramalho, uma das criadoras do PLAY – Festival de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, que regressa ao Cinema São Jorge durante dois fins-de-semana. Este e o próximo. “É uma edição especial, são cinco anos e uma bagagem de filmes muito extensa. Temos de celebrar”, defende. “Somos três amigas a organizar, cada uma dá o seu input e reunimos o melhor da cinematografia infantil, sobretudo animação.” Depois o PLAY divide-se em quatro categorias – bebés, 3-5, 6-9 e 10-13 anos – com curtas e longas-metragens, e ainda uma mão cheia de ateliês para os gaiatos. “A nossa intenção é que o cinema seja uma janela de aprendizagem, que saiam daqui com uma história e uma lição na cabeça”, diz Catarina. Podendo, é ir. De preferência atrelado com a família toda. Eis seis destaques possíveis.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família 

Seis filmes para ver no PLAY

Celebrar Karel Zeman
1/6

Celebrar Karel Zeman

Karel Zeman é a figura homenageada no festival, que como sempre tem sessões especiais na Cinemateca Júnior. Viagem ao Princípio do Tempo passa no sábado e foi o filme onde o realizador checo usou pela primeira vez actores, stop-motion e efeitos especiais na mesma obra.

Cinemateca Júnior. Sáb 15.00. +6 anos.

Vento nos Juncos
2/6

Vento nos Juncos

Num país onde o rei proibiu a música, a felicidade não impera – sobretudo para Eliette, de 8 anos, que secretamente construiu uma flauta de cana selvagem. Os realizadores Arnaud Demuynck e Nicolas Liguori quiseram tornar Eliette numa figura de libertação da tirania e um exemplo para o seu povo.

São Jorge - sala 3. Dom 15.00 e 25 de Fevereiro 11.30. 6-9 anos.

Do meu tamanho
3/6

Do meu tamanho

Esta longa-metragem de Joachim Dollhopf e Evi Goldbrunner quer ser um alerta para a aceitação da diferença. Michi vive numa casa de acolhimento para crianças e só conhece o seu pai aos 11 anos, quando descobre que este é anão. A partir daí as crianças fazem a vida de Michi num inferno.

São Jorge - sala 3. Dom 16.30. 10-13 anos.

Cine-concerto
©DR
4/6

Cine-concerto

Obras primas de Charlie Chaplin musicadas ao vivo? É no primeiro dia do PLAY, sábado, que Márcia vai dar voz, juntamente com Tomara (Filipe C. Monteiro), ao épico filme O Circo (1928). Com três discos na bagagem, Márcia terá de musicar momentos tão conhecidos como o palhaço que não conseguia ser engraçado, neste clássico de Chaplin.

São Jorge. Sáb 17.00. +4 anos. 7€.

A Detective do Bairro
5/6

A Detective do Bairro

Agathe-Christine (qualquer semelhança com Agatha Christie é pura coincidência) tem 10 anos e é a detective mais sagaz do bairro para onde se mudou e criou um pequeno enclave de espionagem e se diverte a descobrir mistérios e a construir engenhocas. A Detective do Bairro é uma longa-metragem de Karla Von Bengtson.

São Jorge. Sábado e 25 de Fevereiro 15.00. 10-13 anos.

Manolo
6/6

Manolo

Manolo é um fantoche de papel criado por Alice, realizadora de filmes de animação. Manolo decide ganhar vida própria e viver a sua aventura cinematográfica. Uma obra criada por Abel Ringot, que quis mostrar o modo como as crianças se expressam e ao mesmo tempo revelar os mecanismos de um filme animado.

São Jorge- sala 3. Sáb 16.45, Dom 17.30 e 24 de Fevereiro 16.15. 3-6 anos.

Mais coisas para fazer em família

Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que só interessou aos pais... é bem possível que o programa enfrente alguma resistência. Não desanime. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Em Lisboa já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Ora veja estas sugestões de livrarias para crianças em Lisboa, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.  

Ler mais
Por Francisca Dias Real
Publicidade

As melhores lojas para crianças em Lisboa

Não se faça de difícil: visitar lojas de crianças não é um pesadelo assim tão horrível – a maioria dos pais até gosta. Afinal, qual é o coração empedernido que resiste a um vestido cheio de laços e folhos, ao triciclo de madeira ou àquele papel de parede com estrelinhas a fazer pendant com as cortinas? A Time Out foi à procura das melhores lojas para crianças em Lisboa. Chegou a casa com a conta depenada e o coração cheio.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Coisas grátis para fazer com crianças

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. É por isso que lhe trazemos uma lista de várias coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou descobrir a fauna e flora de um jardim.

Ler mais
Por Vera Moura
Publicidade

Comentários

0 comments