A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
JAK
Mariana Valle Lima

A JAK Shoes ganhou morada na Baixa

A marca de ténis de fabrico artesanal e nacional tem pela primeira vez montra para a rua em Lisboa.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Nasceu em 2014 e deu os primeiros passos no online. Depois cresceu e multiplicou-se, como deve de ser: primeiro com uma loja na Baixa do Porto e depois com um espaço na Embaixada, no Príncipe Real, partilhado com outra marca de sapatos dos mesmos donos, a Oficina. Ainda não chegava: faltava uma loja própria na capital, sonho que Isabel Silva e José Reffoios finalmente realizam.

"Sempre quisemos ter a nossa loja, com a arquitectura com que nos identificamos, um armazém, a nossa música, café para oferecer aos clientes...", conta José à porta do número 4A da Rua Nova da Trindade, onde a nova JAK mora desde o final de Maio. "Já tínhamos tentado alugar este espaço há dois anos, mas na altura não aconteceu. Agora tudo se alinhou", continua.   

JAK Shoes Lisboa
Mariana Valle Lima
Os ténis minimalistas em pele são quem mais brilha no novo espaço da Baixa, mas o armazém à vista ao lado do balcão, uma estrutura metálica semelhante à que têm na loja do Porto – e que guarda até 1200 pares de sapatos – também surpreende quem entra. "Faz parte da decoração e tem tudo a ver com a filosofia de transparência da marca: nada a esconder", descreve José.
É essa filosofia que faz com que aqui não haja saldos, promoções ou lançamentos de colecções – a marca continua a pautar-se pelos valores do slow fashion e da sustentabilidade, lançando produtos por modelo e não por estações e garantindo o mínimo desperdício possível. "O nosso primeiro modelo Royal, de 2014, continua a ser o mais vendido, super destacado dos outros", diz Isabel. "Isto foi a confirmação de um caminho que já estávamos a querer seguir: o dos clássicos que não passam. Não há desperdício, não há restos de colecção, não há promoções. Valorizamos o que está cá."
JAK
Mariana Valle Lima
A produção é feita a Norte do país, em Santa Maria da Feira, e é utilizado couro de grão integral para uma maior durabilidade do produto. Todo o processo é feito de forma sustentável, conjugando o fabrico artesanal com a qualidade dos materiais. 
A maior parte dos clientes da JAK são estrangeiros. Com a nova loja em Lisboa, e em pleno desconfinamento, Isabel e José esperam agarrar os alfacinhas com os seus sneakers confortáveis, duradouros e com muita pinta.
Rua Nova da Trindade, 4A (Baixa). Seg-Dom 10.00-19.00
+ O que é nacional é bom: explore estas marcas portuguesas de malas e carteiras, t-shirts, fatos-de-banho ou roupa desportiva e apoie os negócios locais.  

Últimas notícias

    Publicidade