Notícias

Estas são oficialmente as melhores cidades da Europa para compras vintage e em segunda mão

Cada vez mais pessoas estão a optar por compras sustentáveis – e estes são os melhores destinos do continente para o fazer.

Daniela Toporek
Escrito por
Daniela Toporek
Contributing writer
Vintage shop in Camden, London with a neon 'Vintage Clothing' sign
Photograph: Shutterstock
Publicidade

O aroma do couro, o som dos discos de vinil, o toque de peças de decoração artesanal e o brilho de bijuteria colorida e arrojada – haverá melhor?

As lojas vintage de uma cidade não são apenas bons lugares para encontrar peças únicas – são autênticas janelas para o passado. Contam a história local da moda, dos gostos e da tecnologia, e poucas sensações se comparam à de encontrar um tesouro verdadeiramente insubstituível. Além disso, são uma alternativa muito mais sustentável às lojas de fast fashion – e cada vez mais pessoas optam por renovar o guarda-roupa com peças em segunda mão cheias de carácter.

Para ajudar os amantes do vintage, a plataforma global de reservas Omio analisou dados das 10 cidades mais populosas da Europa e revelou quais são os melhores destinos do continente para este tipo de compras.

Tiendas vintage y de segunda mano en la CDMX
Foto: Time Out Londres/Samuel Sutton & Leanne Bebbington

Com mais de 400 lojas à escolha, Londres lidera a lista. Mas não confunda quantidade com qualidade – a capital britânica tem também a segunda pior classificação média, de 4,46, o que significa que vai ter de procurar bastante para encontrar a verdadeira jóia escondida. E, muitas vezes, os preços são inflacionados. Ainda assim, com alguma paciência, é possível descobrir uma peça única que o vai fazer sentir como se tivesse ganhado a lotaria.

A Outra Face da Lua
Duarte Drago

Paris surge em segundo lugar. Apesar de ter praticamente metade das lojas vintage de Londres – 226 ao todo – continua a oferecer muito mais do que a terceira classificada, Berlim, com 165 lojas de segunda mão.

Curiosamente, as cidades com menos lojas foram as que tiveram as avaliações mais altas. Atenas, com 46 lojas vintage, alcançou a melhor média de classificação (4,75), empatando com Manchester, que é a cidade da lista com menos oferta: apenas 22 lojas.

Pronto para uma maratona de compras? Eis o top 10 das melhores cidades da Europa para compras vintage e em segunda mão.

As 10 melhores cidades da Europa para compras vintage e em segunda mão

  1. Londres, Reino Unido – 409 lojas – média 4,46
  2. Paris, França – 226 lojas – média 4,52
  3. Berlim, Alemanha – 165 lojas – média 4,57
  4. Roma, Itália – 102 lojas – média 4,45
  5. Milão, Itália – 101 lojas – média 4,51
  6. Barcelona, Espanha – 90 lojas – média 4,64
  7. Madrid, Espanha – 81 lojas – média 4,60
  8. Lisboa, Portugal – 54 lojas – média 4,55
  9. Atenas, Grécia – 46 lojas – média 4,75
  10. Manchester, Reino Unido – 22 lojas – média 4,75

Últimas notícias de viagens na Time Out

Cansado das enchentes de Verão? Revelamos as melhores praias secretas pela Europa fora e duas são em Portugal. Se prefere destinos com um toque épico, saiba que a Nova Zelândia o Telegraph elegeu o melhor país do mundo em 2025. Também já há um novo vencedor no mundo dos passaportes: em 2025, Singapura lidera o ranking dos mais poderosos, mas Portugal também está no top 10. E se gosta de natureza no seu estado mais puro, descubra o parque "perdido" que foi considerado o melhor da Europa.

Últimas notícias
    Publicidade