A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Três dias de cinema queer grátis

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

De quinta-feira a sábado, o 15.º Ciclo de Cinema LGBTI de Lisboa traz filmes gratuitos ao Instituto Superior Técnico. Falámos com a presidente do núcleo queer da faculdade que está a mudar mentalidades.

Queerist. É este o nome do núcleo queer do Instituto Superior Técnico (IST), criado por um grupo de alunos no fim de 2017 para mudar o ambiente na faculdade. “Notávamos a existência de uma grande comunidade LGBT, mas não necessariamente uma presença afirmativa, positiva e segura”, conta Rita Apolinário, a presidente do núcleo QueerIST. “O Técnico é uma instituição muito antiga, em tempos foi uma instituição muito machista e eu não digo que existissem problemas graves, mas havia uma grande omissão e havia pouco à-vontade.”

O objectivo do grupo, que até agora já organizou debates, tertúlias e sessões de cinema, foi “divulgar e normalizar a presença da comunidade no Técnico”. O ano passado, receberam a proposta da rede ex aequo de ali realizar o Ciclo de Cinema LGBTI, um pequeno festival de cinema seguido de debates sobre temática queer que tem acontecido em várias cidades do país. Este ano, o convite repete- -se e de quinta-feira a sábado a faculdade recebe a 15.ª edição do ciclo alfacinha.

Nos próximos dias, podemos matar saudades do Queer Lisboa com este ciclo de cinco filmes de temática queer em várias salas da faculdade. Na quinta, o arranque dá-se às 20.30 com o popular Chama-me Pelo Teu Nome, filme de 2017 do siciliano Luca Guadagnino (Eu Sou o Amor), que esteve nomeado para o Óscar de Melhor Filme – acabou por vencer o de Melhor Argumento Adaptado. A história é a da relação entre um jovem de 17 anos e um aluno do seu pai que vai passar férias na mesma casa de Verão em Itália.

O ciclo continua na sexta-feira com uma sessão dupla. Às 18.00, é exibido o filme Professor Marston and The Wonder Women, a história do psicólogo William Marston, criador da banda desenhada Wonder Woman, e da relação polígama com a sua mulher e uma ex-aluna.

Às 21.00, o ciclo traz o chileno Uma Mulher Fantástica, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano passado. Com a incrível interpretação da actriz trans Daniela Vega, o filme acompanha Marina, uma jovem cantora surpreendida pela morte repentina do parceiro e pela dificuldade em lidar com a sua família. Depois disso, há um debate sobre questões trans moderado por Dani Bento.

No sábado, às 17.30, as atenções estão viradas para Disobedience, filme que estreou na última edição do Queer Lisboa. Com Rachel Weisz, Rachel McAdams e Alessandro Nivola, e baseado num romance com o mesmo nome de Naomi Alderman, é a história de uma fotógrafa que volta à comunidade judia ortodoxa para o funeral do pai e que acaba por reencontrar a melhor amiga – e reavivar uma paixão antiga.

O ciclo termina às 21.00, com Cloudburst, de 2011, sobre um casal de duas mulheres juntas há mais de 30 anos que fogem de um lar onde uma delas foi internada pela neta, que não reconhece a relação.

De quinta a sábado, no Instituto Superior Técnico. Avenida Rovisco Pais, 1 (Alameda). Grátis

+ Dez filmes gays essenciais

Últimas notícias

    Publicidade